TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

Por:   •  5/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  5.195 Palavras (21 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 21

UNOPAR UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

Tangará da Serra-         MT

2020

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        7

6        REFERENCIAL TEÓRICO        9

7        METODOLOGIA        155

8        CRONOGRAMA        177

9        RECURSOS        188

10        AVALIAÇÃO        199

11   CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

12   REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

O handebol foi instituído em 1919 pelo esportista e educador de educação física alemão Karl Schelenz, ele e juntamente com seus colegas redesenharam um esporte para deficientes visuais, e denominaram sua criação de "handebol".

Desde o início, o handebol que apreciamos sofreu várias modificações, o esporte foi um jogo pensado para no gênero feminino. Futuramente, devido à sua participação no movimento olímpico, iniciou uma competição para papéis masculinos e femininos.

No Brasil, o esporte começou a ganhar destaque na década de 1930. Em 1940, a Federação Paulista de Handebol foi constituída em São Paulo. Este momento é um passo importante para a concretização do esporte no país.

         O handebol é definido como um esporte de equipe e é considerado simples para a aprendizagem em um ambiente escolar, fornece um alto nível de desempenho atlético por exercer todos os movimentos físicos básicos dos participantes, é considerado como um esporte de extrema relevância nos ambientes escolares, dado ao bom resultado apresentado em diversas instituições educacionais, hoje o handebol é um dos esportes mais praticados entre os estudantes.

O mesmo é definido como um esporte grupal. Sua prática contribui para o desenvolvimento motor do aluno, trabalhando todos os níveis básicos de movimento, arremessar, saltar, correr, considerando que este esporte trabalha muito coordenação motora, psicológico, raciocínio. É uma modalidade considerada de fácil aprendizagem e manipulação dentro do âmbito escolar. O objetivo desta pesquisar é a percepção e utilização do handebol por parte de alunos do Ensino fundamental. A metodologia utilizada foram livros, sites, artigos, monografias e revistas, sendo eles de autores reconhecido na qual são muito importantes na história.

 Pode-se concluir que a maioria dos alunos afirmaram que a prática do handebol, nem sempre esteve presente nas aulas de Educação Física, e quando realizada, essa modalidade ocorria através de jogos. Tendo uma grande importância para o desenvolvimento do aluno, é necessário mudar a visão da Educação Física, trabalhando diversas modalidades, incluindo o Handebol, de forma fundamentada, buscando a participação dos jovens (alunos).

TEMA

A pesquisa realizada com o tema “O ensino do Handebol nas escolar do ensino fundamental” foi escolhido pois há muito conteúdo a ser estudado e ser proporcionado aos leitores enriquecendo o conhecimentos de ambos.

Durante o trajeto da pesquisa realizada foi possível identificar que há muitos profissionais na área de educador físico que não possui conhecimento suficiente para que o mesmo venha estar à frente de suas aulas, pois não consegue proporcionar aulas que venha enriquecer o conhecimentos de seus alunos, desta maneira deixa seus alunos perdidos em sua trajetória escolar pois sempre possui profissionais que estimula somente vôlei e futsal aos alunos deixando de lado os outros esportes que também são muito importantes.

O handebol na aula de educação física é uma ferramenta para exercícios em grupo de importância fundamental para os estudantes. Este trabalho visa refletir sobre a prática do Handebol nas aulas como elemento na formação do aluno. Os exercícios físicos melhoram as notas dos alunos e os ajudam a atuar dentro e fora da sala de aula, por isso é necessário incentivá-los, por método de explicações e aulas práticas, o handebol deverá ser inserido de uma forma atraente para que os alunos não vejam como uma obrigação, mas Como uma forma divertida de interagir com outras pessoas.

O handebol promove mudanças de comportamento, Postura dos alunos, além de desenvolver aspectos sociais, esportivos, psicológicos e emocionais que contribuem para as habilidades mentais e físicas, como velocidade, Agilidade, coordenação motora e raciocínio. Portanto, conclui-se que é necessário incentivo para pratica do handebol na aula de educação física nas escolas.  

        O tema tem consigo mesmo ensinar a utilização do esporte handebol nas aulas de educação física de maneira que os alunos venha participar e apreciar este esporte onde é muito utilizado por vários educadores, pois a partir desta utilização nas aulas é que poderá surgir uma nova estrela do esporte, assim incentivando mais os outros alunos a participarem das aulas.

JUSTIFICATIVA

O handebol além de estimular o aluno a dominar as habilidades motoras básicas para torná-lo social, o mesmo também afeta a coordenação física-motora, a percepção e o conhecimento. Sendo eles Dinâmico, participativo e rápido, proporcionando a todos os tipos de alunos a oportunidade de praticar de forma satisfatória, criando um ambiente fixamente interativo. Decisões estratégicas e regras do jogo são características que o tornam um esporte popular.

O handebol nas instituições é si torno popular pois esse esporte (ferramenta) permite aos alunos adquiri uma experiência que lhes permite enriquecer mais seus conhecimentos sobre o esporte, pois o mesmo é uma atividade com proposta a alcançar um alto resultado na educação física. Todos podem instruir-se e praticar, mesmo aqueles que se imaginam sem as condições e habilidades mínimas, os alunos neste cenário com esforço, treinamento e dedicação podem se tornar um atleta de alto rendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com