TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O lugar da escola: percepções sobre o ambiente escolar

Por:   •  14/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Didática

O lugar da escola: percepções sobre o ambiente escolar

         

A Escola escolhida para realização da pesquisa de Departamento de Métodos e Técnicas  de Ensino – DMTE- o Marconi sendo uma das mais tradicionais em Belo Horizonte. O motivo da escolha, se deu pelo fato da competência e a sua tradição em ensino e educação.

A escola iniciou suas atividades em 1936, o Colegio Marconi, como era chamado anteriormente,  foi fundado em 1937, por imigrantes italianos ligados ao movimento integralista. Hoje é um bem tombado em nível municipal.

A professora entrevistada foi Marcy, de Geografia, que atua na unidade há um bom tempo. Durante a aula foram observados vários aspectos e a sua atuação em sala de aula. Pude observar varias nuances de planejamentos, e os procedimentos em sala. Este conjunto de conhecimentos legitimados da docente, que é composto por  uma base de conhecimentos e um repertório de saberes para a aplicação de  exercícios eficazes da profissão. O domínio desta prática profissional não fica apenas numa “aplicação” de saberes produzidos nos livros, e ou em lugares competente, como a  Academia,  e sim um espaço privilegiado da produção de saberes profissionais específicos.  

Sempre que colocado  em discussão, o processo de formação do professor e a sua  área de atuação escolar, podemos de alguma maneira identificar o aprendizado, e suas especificidades, como os  saberes necessários para uma docência de qualidade. Explicitando  neste neste contexto, com mais detalhes os  propósitos e objetivos. Isso pode proporcionar uma  reconstituição sinteticamente, e uma recente experiência da sala de aula na de formador do professor. Investigando os saberes mobilizados na prática pedagógica, em situações concretas de ensino e aprendizagem e analisando mais especificamente,  os processos de transformações dos conhecimentos, que este professor domina a serem transmitidos para os  alunos.

Esta professora   trabalhada como algumas  ferramenta de apropriação para sua aula, considerando  assim, o conhecimento, e o autoconhecimento. Durante a aula assistida, pude observar  as possibilidade de ministrar uma aula, e as tarefas fundamentas para que o educando, pois o  mundo no qual ele se apresenta, e como este mundo pode ser fragmentado e materialista, pode ser vazio  nos mais diversos meios de comunicação. O professor, então, deve  apropriar-se dessa comunicação falha, na tentativa de proceder a leitura articulada e problematizar com a realidade de cada alunos.  

A elaboração da aula e desenvolvida com o suporte de leitura do livro didático tanto com os livros dos alunos e acompanhada pelo livro da professora, incentivando, assim, o interesse em muitos estudantes que percebem a aula de Geografia como algo agradável, contando ainda com os recursos de mídia, como pen drive, laboratório de informática, aulas expositiva, aulas praticas.

Percebeu-se ainda, que ao acompanhar a aula, a professora interrogava os alunos, observando-se se eles sabiam qual era a matéria anterior, e a ser abordada naquele momento. Muitos responderam apontando, demostrando total interesse na matéria. E em seguida foi solicitado aos estudantes  a abrir o livro didático, fazendo uso ao mesmo tempo da TV, que se encontra dentro de sala, para que  a leitura fosse feita da mesma matéria junto a professora Marcy. E ela  mostrava o vídeo e fazia sua explicações, havendo uma participação simultânea dos alunos, ou seja, uma interatividade junto a matéria, a do livro didático  e a aula expositiva, que era feita junto ao multimídia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com