TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LVIOLÊNCIA NA ESCOLA RELAÇÔES TURBULENTAS NO ESPAÇO ESCOLAR

Por:   •  27/10/2016  •  Artigo  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

VIOLÊNCIA NA ESCOLA

RELAÇÔES TURBULENTAS NO ESPAÇO ESCOLAR

Quais práticas contribuem para harmonizar as relações no espaço escolar.

RESUMO <TÍTULO RESUMO>

O presente artigo trata da violência nas escolas, suas causas e consequências. Atualmente é visível a manifestação da violência na sociedade em geral e nas escolas em particular. Frente a essa realidade, torna-se necessária uma análise sobre o tema que considere não a violência em si, mas os elementos a ela ligados. Assim, há que se verificar as manifestações da violência na sociedade, seus motivos, seus tipos e as possíveis consequências no ambiente escolar, considerando o desenvolvimento do educando. Uma vez realizada tal análise, pretende-se apresentar algumas possibilidades de trabalho que possam contribuir para amenizar a questão da violência nas escolas. Lembrando que a escola é o espaço social para a formação de cidadãos autônomos, se faz necessário repensar seu papel e propor alternativas que amenizem os conflitos vividos no ambiente escolar.

Palavras-Chave: Violência; Escola; Sociedade.

ABSTRACT <TITULO ABSTRACT>

The present article deals with the violence in the schools, its causes and consequences. Currently the manifestation of the violence in the society in general and in the schools, becomes visible. Front this reality, it becomes necessary an analysis of the subject that it considers not violence in itself, but elements it. Thus, it has that if to verify the manifestations of violence in the society, its reasons, its types and the possible consequences for the pertaining to school environment and the development of educating. A carried through time such analysis, is intended to present some possibilities of work that can contribute to brighten up the question of the violence in the schools. Remembering that the school is the social space for the formation on independent citizens, if it makes necessary to rethink its paper end to consider alternatives that brighten up conflicts lived in the pertaining to school environment.

Keywords: Violence. School. Society.

1. INTRODUÇÃO

A escola é um lugar privilegiado para refletir sobre as questões que envolvem educadores e educandos, pais, filhos, crianças e jovens, bem como as relações que se dão na sociedade. É também nesse espaço onde ocorrem a socialização, conscientização da cidadania, a formação de valores, opiniões e o desenvolvimento do conhecimento e que podem ser incrementados ou prejudicados.

Neste sentido, cabe à instituição escolar refletir e discutir temas que afligem a humanidade em seu cotidiano, dentre tais temas destaca-se a violência e suas formas de prevenção e as possíveis repercussões no desenvolvimento dos alunos (crianças e adolescentes). Essa responsabilidade social se deve, em parte, ao reconhecimento de que convivência influência diretamente na socialização do ambiente escolar, além de ser, juntamente com a família, espaço essencial para iniciar a defesa dos direitos humanos. A escola se constitui como instância de aprendizagem de conhecimento e de valores, como local de exercício da ética e da razão, porém tem-se configurado como um espaço de proliferação de violências, como, brigas, invasões, depredações e até mortes. É um espaço em que em plena fase de desenvolvimento, os alunos se deparam, constroem e até elaboram experiências de violência. A vulnerabilidade social refletida na vivência escolar reduz a força socializadora da escola, interferindo no ambiente relacional o que permite que os alunos construam a violência como uma forma condicional de experiência escolar. Em contrapartida de tais atos, os alunos são ao mesmo tempo os socializados e singulares; formados pela escola e pela sociedade, ao mesmo tempo para a construção de seus atos.

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

De modo geral, a violência é uma manifestação para afirmar o poder sobre o outro e conquistar tal poder gera diversificadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com