TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  7/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Ambiental

A educação ambiental é um assunto fundamental para a vida de todos, devendo ter sua importância reconhecida por todas as escolas de ensino fundamental, pois constantemente encontramos situações em que pessoas presentes no meio social não conseguem exatamente entender quais os verdadeiros riscos e as proporções do mau uso dos recursos ambientais.

As questões ambientais se apresentam como um dos problemas mais urgentes a serem resolvidos neste século em que vivemos, a fim de que as vidas de nosso planeta sejam preservadas.

A ação destruidora em virtude da ocupação desordenada do espaço geográfico, o uso indevido da natureza e seus recursos naturais de forma consumista e individualista são exemplos das causas de degradação ambiental que deixaram nosso planeta na situação em que se encontra hoje.

Além dos problemas causados globalmente, podemos também citar algumas situações pontuais, como a violência gerada nas grandes metrópoles e megalópoles onde ocorre uma grande concentração da população que procura melhores qualidades de vida, vindo do campo para a cidade. Como muitas dessas pessoas não conseguem atingir seu objetivo financeiro, partem para a violência para poder sobreviver.

Esses grandes centros urbanos também são causadores da destruição da natureza, onde há grande concentração de indústrias que, consequentemente, causam maior impacto na natureza em sua volta, como por exemplo o despejo de resíduos tóxicos em rios e lagos e o despejo de lixo tóxico em locais inapropriados.

Hoje podemos perceber um grande aumento de movimentos em prol a educação ambiental. Ela deve ser inserida na sociedade ao ponto de ser transformada em sinônimo de cidadania, ela deve caracterizar uma nova consciência para todos os cidadãos do planeta desde pequenos.

O uso da educação ambiental deve ser aplicado no dia a dia, seja nas escolas, nas ruas, no trabalho, dentro de casa. A educação pode cumprir a tarefa de garantir a todas as pessoas o direito de desfrutar de um ambiente saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com