TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Sexual

Por:   •  7/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.868 Palavras (12 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Educação Sexual:

“o corpo em Transformação”[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Introdução

No âmbito da unidade curricular de Educação para a Saúde, lecionada pela docente Dra. Sara Aboim, foi proposto um trabalho de grupo cujo tema estaria ao nosso critério. Assim, o grupo selecionou “Educação Sexual: O corpo em transformação”, tema que acreditamos ser importante já que através deste se obtém informação, tomam-se atitudes e se criam crenças que, mais cedo ou mais tarde, servirão para a formação de jovens e adolescentes.

A família – pais, irmãos, tutores – é o espaço afetivo favorecido para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos saudáveis na área da sexualidade, sendo por isso, essencial a participação da família nas atividades que promovam a educação sexual no meio escolar. A escola é um contexto importante que proporciona aos estudantes – e restante comunidade – um aumento de conhecimentos e promove atitudes e comportamentos adequados, que ofereçam menos riscos.

Assim, podemos concluir que é necessária uma visão integradora da saúde de crianças e adolescentes, com efeitos de intervenção preventiva, protetora e promocional, sendo para tal necessário que independentemente do meio sejam capazes de entender os fatores associados ao seu bem-estar e mecanismos através dos quais se podem informar e aconselhar.

O que é Educação Sexual?

A educação sexual é um processo que se refere ao ensino sobre o conhecimento do corpo, a sua natureza e a forma que como o irá “entregar” a alguém, sem nunca se esquecer da responsabilidade que este implica. Na maioria das vezes, o público-alvo são os adolescentes, que estão no início da construção de uma vida sexual saudável. Neste tema são abordados conceitos como: sexo, uso de métodos contracetivos (preservativo ou pílula), gravidez (desejada ou não), aborto e doenças sexualmente transmissíveis.

Apesar de tudo o que se conhece, este ainda é um tema tabu e com muitos mitos associados, facto que – por vezes – provoca o constrangimento em pais e educadores/professores. É uma fase experienciada de forma distinta por rapazes e raparigas, uma vez que as meninas têm tendência a amadurecer e a enfrentar as responsabilidades da vida adulta mais cedo, o que lhes permite uma maior preparação sobre o que poderá surgir a seguir.

O período da adolescência começa, quando ocorrem as modificações físicas e psicológicas que vão obrigar o indivíduo a adapta-se a esta nova condição. Ao longo dos anos, muitos acreditam que se deixou de ouvir o termo “educação sexual” surgindo no seu lugar o conceito de “orientação sexual”, gerando desta forma uma grande confusão, já que este último representa a escolha ou preferência sexual do individuo (homossexual, heterossexual e bissexual). A “disciplina” de educação sexual, na atualidade, surge pela necessidade histórica, política, social e humana.

Educação Sexual na promoção e educação para a saúde

A definição atual de saúde integra diferentes intervenções de caráter preventivo, através de ações de promoção de competências pessoais e sociais para a saúde. Assim, a Educação para a Saúde divide-se em duas vertentes essenciais: entre o 1º e o 3º ciclo auxilia-se o uso das disciplinas de menor interesse para uma abordagem do tema, mediante os materiais que cada escola/agrupamento possa possuir; já no secundário, é recomendável a existência de Gabinetes de Apoio ao Aluno em parceira com as unidades de saúde das proximidades das escolas.

        A Educação Sexual surge mediante o desenvolvimento do individuo, no sentido que a sexualidade é tida como força estruturante no decurso da sua evolução individual, desde o nascimento até à morte.

O que é a adolescência?

Ao procurar o significado da adolescência vemos que o termo deriva do latim “adolescentia”, sendo a fase intermédia da vida humana entre a infância e a época adulta; no entanto, deparamo-nos com quem a defina como uma etapa natural da vida marcada pelas alterações corporais, hormonais e comportamentais; num suceder de descobertas e desilusões.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência inicia-se aos 10 anos e termina aos 19 anos, sendo dividida por três fases: pré-adolescência (10-14 anos), adolescência (15-19 anos) e juventude (15-24 anos). Algumas definições de adolescência vêm associadas às áreas da psicologia, educação, filosofia, medicina, etc., por sua vez a OMS utiliza as idades. De qualquer das formas, o conceito deve “obedecer” a objetivos específicos de programas, pesquisas e estratégias públicas.

Na atualidade, a adolescência é resultado de uma construção social, uma vez que os jovens necessitam de ter mais estudos para poderem entrar no mercado de trabalho, sendo que desta forma se tornam mais dependentes da família. Também nesse período ocorrem as transformações biológicas e comportamentais, que vão determinar a forma como a sociedade olha para os adolescentes e concebendo formas de os “proteger”, exemplos disso são: proibição do trabalho antes dos 16 anos, ficarem à responsabilidade dos pais até aos 18 anos e outras formas que acabam por apelidar esse período da vida.

Assim, a construção do termo adolescência é importante porque vai proporcionar uma mudança de olhar sobre a adolescência e o adolescente, sendo fundamental desmistificar o conceito de adolescência por ser uma fase de dúvidas e olhar criticamente para o adolescente que é visto como um ser intolerante, irresponsável e rebelde. É importante que ao se construir uma nova visão sobre os adolescentes, se procure promover e adaptar comportamentos para que estes participem na sociedade estando sujeitos a direitos e responsabilidades.

Puberdade vs. Adolescência

Existe ainda muita confusão entre os termos de adolescência e puberdade. A puberdade é o período de rápido crescimento físico e maturação sexual que encerra a infância e inicia a adolescência, sendo nele que se determinam as mudanças físicas e biológicas no corpo de rapazes e raparigas. Dessa forma, os adolescentes entram numa nova etapa, onde são “inundados” por novas pulsões, sensibilidades, capacidades cognitivas, dificuldades nos pontos de vista.

Já a adolescência é o espaço onde os jovens, através de momentos de amadurecimento diversos, fazem um trabalho de retrospetiva entre o seu passado e ligações infantis com esta nova fase.Com esta deverão ser capazes de optar por valores, orientação sexual, escolha profissional, integração social e começa a aceitar as mudanças do seu corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (219.8 Kb)   docx (273.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com