TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratificação Social

Por:   •  26/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Estratificação Social

NOME: Isabel Rodrigues da Fonseca Haro

TURMA: DINT 8V

DISCIPLINA: Sociologia

PROFESSOR: Rafael

DATA: 12/08/2019

          A estratificação social é a existência de diferênças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Se refere a um grupo de pessoas que ocupam posições diferentes. A estratificação pode ser econômica, política ou profissional.

          A divisão dos indivíduos em camadas no interior de uma sociedade, é conhecida como estratos (hierarquicamente sobrepostos) e cada camada apresenta uma série de recursos, deveres, direitos e oportunidades. A distribuição desigual destes recursos pode ser material (bens, riquezas) ou imaterial (status, privilégios).

          A organização da sociedade é representada por uma figura geométrica, conhecida como Pirâmide Social, onde quanto mais alta é a camada, maior será o acesso que esses indivíduos possuem em recursos da sociedade. Por outro lado, a maior parte da população está concentrada na base da pirâmide, onde o acesso aos recursos tanto materiais, quanto imateriais se tornam mais difícil de conquistar, ter acesso.

                                                  [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

                          Camada Consumista[pic 12]

      Setor de Produção                                                                                       [pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18]

Tipos de Sociedades Estratificadas

          Existem dois modelos de sociedades estratificadas, conhecidas como abertas ou fechadas, sendo a possibilidade das pessoas mudadem sua camada onde estão inseridas na sociedade.

Sociedades Abertas: Distribuição dos indivíduos à partir do critério de riqueza, ou seja, da quantidade de bens que uma pessoa possui. Uma pessoa pode subir de camada e acumular bens, enriquecer, ou poderá também, cair para a camada mais baixa da pirâmide, se perder sua riqueza, ficar pobre. A pessoa que subir de classe, ganha privilégios, oportunidades, logo, quem passa para uma classe inferior, acaba perdendo esses recursos. Exemplo: Sociedade Capitalista.

Sociedades Fechadas: São associadas a extratificação social, baseadas na origem, ou seja, na família em que o indivíduo nasceu. A camada em que uma pessoa nasceu determina os direitos, os deveres, as funções que ela deve desempenhar na sociedade e que não poderão ser modificadas ao longo da vida, portanto, as características desta camada/classe, serão passadas de forma hereditária. Exemplos: Sociedade feudal e sociedade de castas (Índia).

Estratificação Econômica

          É a distribuição desigual de dinheiro (renda) entre os grupos/indivíduos de uma sociedade.[pic 19]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com