TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Existência Ética

Por:   •  25/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

                                                           Resumo do capítulo 5, unidade 8.

A existência ética

- O que é ética?  

A ética está fundada em uma concepção de valores normativos e culturais; baseasse no valor moral de costumes pré-determinados por uma região e seus costumes.

- O que é a moral?

O senso moral é o exercício da liberdade, é o que se diz a respeito a valores, responsabilidade, intenções, bem x mal, certo x errado. A nossa moral nasce a partir de relações com outros sujeitos morais.

Senso Moral x Consciência moral; Certo x errado; Acontecimento real x Interpretação, são um dos fatores que colocam a ética e a moral em pleno exercimento, ou seja, coloca-se um fator como a responsabilidade em cumprir os valores normativos e a percepção do bem e do mal, juntas, para realizar um julgamento.

Ao contrário da moral, que nasce através do contato com sujeitos já moralizados, a cultura nasce da interpretação da natureza pelo homem, que será naturalizada e seguida por gerações em seu âmbito social.

-Ética e Violência

Quando falamos sobre violência pensamos em nossos códigos morais aplicados na sociedade em que vivemos, valores éticos são seguidos como padrões de conduta que possam assegurar para a população segurança, integridade física e psíquica. Muitas às vezes os valores éticos de uma sociedade se diferem, mas pode carregar uma similaridade, o conceito de que a violência é causada quando alguém é obrigado a agir contra a sua vontade e natureza, podendo ocasionar danos irreversíveis como danos a saúde, morte ou até mesmo problemas psicossociais.

Somos classificados como seres éticos, racionais que conseguem dialogar e conviver em sociedade, interagir com a natureza e viver com o conceito de tempo. Quando somos tratados como objetos, somos rebaixados a seres irracionais sem ação, parado, contraposto a essa condição vem os valores éticos que nos garantem liberdade, racionalidade e a identidade individual.

-Os Constituintes do campo ético

As condutas éticas seguidas por uma nação foram constituídas através de um sujeito ou agente consciente, ou seja, alguém que detenha todos os valores éticos, a pessoa que reflete antes da ação, reconhece, reflete todas as possibilidades dentro de uma esfera de possibilidades do imoral e do justo, do certo e do errado, do bem e do mal.

-Os valores ou fins éticos

A cultura de uma sociedade tem como essência os valores éticos, que irão exprimir o julgamento dos sentimentos de algo bom de algo que seja ruim, apresenta-se como valores mais sublimes a virtude que se exemplifica no sentimento de excelência e realização, vindo em um caminho oposto temos o vício que é a conduta ou o sentimento mais baixo.

Ao longo do tempo, os valores éticos e morais mudaram para acompanhar os valores das nações, os códigos também mudam seguindo o conceito histórico social. Este fato prova que a ética é mutável no tempo, e se adapta para responder as cobranças da população.

- Os meios morais

 A frase “Os fins justificam os meios.” Tem como pressuposto a ideia de que todos os meios que podem ser alcançados para chegar a um resultado são válidos, contradiz todo o conceito de valor ético, que os meios muitas às vezes podem desrespeitar a liberdade da pessoa moral.

A citação logo a cima poderia ser substituída por “fins éticos exigem meios éticos,” logo que  deve-se distinguir os  meios morais dos imorais, para chegar a um fim onde os valores morais não tenham sido corrompidos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com