TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Contemporânea

Por:   •  6/10/2018  •  Dissertação  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Filosofia

Contra capa

1 – Ressuma a narrativa do filme. Ressaltando os aspectos essenciais da batalha travada entre os gregos e os troianos:

2 – Descrevas as cenas em que as manifestações de amor se explicitam na narrativa:

3 – Descreva o mito de Prometeu e Pandora, tal como expresso por Hesíodo:

4 – Descreva o mito das “cinco raças” e reflita, especificamente, sobre o mito dos heróis:

5 – Qual a função “trabalho” no texto hesiódico?

1 – O filme relata as questões acerca da guerra de Tróia, sua origem e seu desenrolar. A guerra entre Gregos e Troianos inicia-se com o rapto de Helena pelo príncipe troiano Páris, que até então era casada com Menelau, este por sua vez com o auxilio de seu irmão Agamemnon declaram guerra contra Tróia. A guerra perdura-se por um certo período com inúmeras investidas de ambas as partes, do lado grego um importante agente é o semideus Aquiles, que possui extrema importância para o desenrolar da guerra, mas no final padece com uma flechada de Páris. A guerra se encerra quanto os gregos oferecem um grande cavalo de madeira aos troianos, em homenagem ao falecido Heitor, primogênito do rei troiano Príamo, no entanto, no interior do cavalo encontravam-se soldados gregos que, por conseguinte, atearam fogo em Tróia encerrando, assim, a guerra.

2 – Inúmeras são as cenas em que as manifestações de amor são explicitadas, dentre as quais pode-se citar a

3 -         Na origem do mundo os deuses ocultavam o fogo da humanidade para que estes não caíssem no ócio, visto que o fogo facilitaria em muito suas vidas. Tem em vista isto, Prometeu vai contra a vontade de Zeus e rouba o fogo em prol da humanidade, como castigo para tal feito, Zeus trama um plano para repreender Prometeu e os homens. Zeus com o auxílio dos deuses Hefesto, Atena, Afrodite e Hermes cria Pandora, uma mulher muito bem afeiçoada e dotada de características exímias. Zeus envia Pandora, com um jarro contento os males da humanidade, para Epimeteu, que mesmo alertado por Prometeu para não aceitar presentes de Zeus, recebe-a de bom grado. Por fim Pandora num ato de curiosidade abre “a grande tampa do jarro alçado” e assim os males que assolam a humanidade foram libertados, mas antes que todo seu conteúdo esvaísse Pandora fecha o jarro, mantendo assim, a esperança aprisionada.

4 –         Hesíodo trata no mito das “cinco raças” da degradação da humanidade, e como com o passar do tempo os homens foram se corrompendo, para isto ele os compara aos metais. A primeira apresentada, a raça de ouro, é considerada a mais pura de todas, longe de qualquer traço de mundanidade. Por conseguinte veio à raça de prata, estes já cederam às dores terrenas, no entanto ainda possuem honra. Logo depois surgiu a raça de bronze, dotados de tamanha brutalidade e insensatez acabaram sucumbindo a Hades. Posteriormente a raça de ferro, na qual nos encontramos, que se vê fadada a labuta. Hesíodo apresenta também a raça dos Heróis, que em muito se difere das anteriores, por serem semideuses apresentam traços divinos como a justiça e a coragem, e ao morreram habitavam a ilha dos bem-aventurados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com