TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA E VALORIZAÇÃO DO ESTÁGIO

Por:   •  4/10/2021  •  Artigo  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

 FACULDADE QUIRINÓPOLIS

ROGÉRIO GONÇALVES DA FONSECA FILHO

IMPORTÂNCIA E VALORIZAÇÃO DO ESTÁGIO PRÁTICO

QUIRINÓPOLIS

2021

ROGÉRIO GONÇALVES DA FONSECA FILHO

IMPORTÂNCIA E VALORIZAÇÃO DO ESTÁGIO PRÁTICO

Trabalho para complementação de nota apresentado à Banca Examinadora da Faculdade Quirinópolis, como parte dos requisitos para aprovação na matéria de prática jurídica e obtenção aprovação na mesma, Curso de Direito da Faculdade Quirinópolis.

QUIRINÓPOLIS

2021

RESUMO

O seguinte artigo tem como objetivo apresentar a importância e valorização do estágio prático na formação acadêmica, na qual, se baseia no ponta pé inicial para a carreira profissional escolhida para que o estudante possa ter alguma noção de como será seu futuro em tal carreira. Estes estudos trazem hipóteses e ideias que buscam o aprimoramento e aprendizado do discente quanto a importância e valorização do estágio prático.  

Palavras-chave: Valorização. Profissional. Estágio.

Abstract

The following article aims to present the importance and valorization of the practical internship in academic formation, in which, it is based on the initial tip for the chosen professional career so that the student can have some notion of what his future will be in such a career. This study brings hypotheses and ideas that seek the improvement and learning of the student regarding the importance and valorization of the practical internship.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................. 05

  • Conceito................................................................................................. 06
  • Porta de entrada para o mercado de trabalho........................................06
  • Aprendizado na prática...........................................................................06
  • Benefícios...............................................................................................07
  • Importância não só para o lado profissional...........................................07

CONCLUSÃO....................................................................................................09

REFERÊNCIAS.................................................................................................10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho se trata da importância e valorização do estágio prático no ambiente acadêmico, pois, por meio desta prática é possível um primeiro contato com o meio profissional escolhido, onde se trata de um assunto que todos no caminho para a formação passam para conseguir a tão sonhada graduação. O objetivo deste trabalho é demonstrar os benefícios quando se dá total importância e valorização a este tipo de estagio prático.

Este artigo apresenta, de forma objetiva e sucinta, a importância e a valorização do estágio pratico no meio acadêmico, na qual se faz necessário para a formação profissional e capacitação mais a fundo dos estudantes.

Cabe ressaltar que há diversos prismas sob os quais podem ser analisadas a sua importância. Mas especificamente no tocante a este artigo, a abordagem utilizada baseia-se em aspectos gerais, sem querer esgotar um tema tão rico e em constante evolução.

Muitos pensam que fazer um curso de graduação é o suficiente para se tornar um profissional completo na área. Nas graduações, apesar de oferecerem um nível elevado de conhecimento, pouco ensinam de forma detalhada da prática profissional. O desenvolvimento dessas atitudes sustentáveis não é responsabilidade de algumas pessoas ou de algumas empresas, são práticas que devem ser exercidas por todos.

No entanto a forma mais eficiente que se visa unir a teoria e a prática, independente da área escolhida, é a vivência cotidiana da profissão na qual se faz importante para a formação do estudante, nesse caso, o estágio.

O conceito de estágio sofreu mudanças ao longo do tempo, passando de uma simples atividade de acompanhamento prático a um mestre na Idade Média, para uma atividade curricular prática nos cursos ofertados pelas instituições educacionais da atualidade.

O estágio é considerado uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta forma, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário. Através dele permite também uma troca de experiência entre colaboradores já efetivados da empresa com trocas de ideias, planos, conceitos e estratégias atuais. O estágio é considerado uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta forma, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário.

Seguem alguns tópicos nos quais se estabelece a importância do estágio prático.

  • Porta de entrada para o mercado de trabalho

O estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho, e é por meio do estágio que os estudantes tem a oportunidade do primeiro contato com o mercado de trabalho já dentro da área de atuação escolhida. Além de proporcionar a experiência que o mercado de trabalho exige, o estagio é o ponto onde o estudante tem seu primeiro contato com a carreira que irá optar por seguir.

O objetivo principal do estágio é promover para os discentes os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula. Desta forma, o docente contribui como um facilitador do processo de aprendizagem e profissionalização deste aluno, onde através do estágio, ele se prepara para assumir um papel importante na sociedade, como protagonista e profissional qualificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com