TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO EDUCATIVO

Monografias: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO EDUCATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 6

A criança no mundo adulto

O texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e o vídeo assistido e analisado “As tranças de Bintou” nos mostra que as crianças têm suas próprias curiosidades sobre o mundo que os cercam e saber aproveitar isso se torna muito vantajoso para o professor e prazeroso para a mesma, pois o professor poderá utilizar-se, por exemplo, atividade diversificada, devendo, no entanto, saber usar os recursos no momento oportuno, uma vez que as crianças desenvolvam o seu raciocínio e construam o seu conhecimento de forma descontraída.

As atividades têm o poder sobre a criança de facilitar tanto o progresso de sua personalidade integral, como o processo de cada uma de suas funções psicológicas, intelectuais e morais. Ao ingressar na escola, a criança sofre um considerável impacto físico-mental, pois, até então, sua vida era exclusivamente dedicada a brincar e querendo fazer parte do mundo dos adultos.

Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. De um adulto.

Todavia, é importante que se ressalte que todo jogo dramático perde seu valor como uma atividade relaxante e prazerosa se os adultos ficam por perto, sempre prontos a capitalizar esses momentos em "momentos de aprendizagem". O jogo dramático pode utilizar formas de inteligência lingüística, espacial, e interpessoal.

O movimento criativo é uma maneira relaxante e agradável de aumentar a compreensão de conceitos e fortalecer a retenção das informações. A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da docência que deve ir além da simples maneira de interagimos em busca de objetivos comuns.

Devemos através de o trabalho pedagógico arrolar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, projetos de pesquisa e ação. A docência poderá ser uma prática pedagógica e didática eficaz ao cultivarmos um diálogo constante de questionamento, de aprovação, de indeferimento, de acréscimo, e de transparência. Os alunos aprendem a visão do mesmo objeto, pois é se relacionando uns para com os outros é que surge as variada forma de interagir no meio em que ele convive independentemente de raça e de cultura e de seu modo de fala.

As tensões que perpassam as aventura da pequena protagonista

A inclusão por si só é uma forma de romper com os paradigmas educacionais que marcavam a sociedade no passado, nos dias atuais sabe-se que as crianças com necessidades possuem e desenvolvem capacidade tanto quando as crianças sem necessidades, além do que ainda desenvolvem muitas outras habilidades para compensar as inexistentes e dessa forma podem contribuir para seu desenvolvimento pessoal e social.

A sociedade brasileira ainda tem marcas profundas de desigualdade e preconceitos, com as novas políticas de inserção de pessoas com necessidades especiais, agora essas pessoas podem conviver e ter acesso aos bens e serviços que é de direito de todos os cidadãos brasileiros.

Para incluir é necessário romper com os preconceitos criados pelas sociedades, para trabalhar com um objetivo de ter uma sociedade mais justa na qual os professores não tenham medo do novo, dando-lhes formação adequada para que se sintam seguros em sala de aula e possam passar um os conteúdos com qualidade. Melhorar o pensamento das crianças em relação ao colega que é diferente, ensinando-os a respeitá-los, pois muitas crianças chegam às escolas cheias de preconceitos, a própria sociedade precisa passar por reformas em sua forma de ver o próximo e esse é um longo caminho a ser percorrido para que as novas gerações tenham êxito na convivência com as diferenças, trabalhando o pensamento das crianças de hoje, elas serão os cidadãos de amanhã. A família precisa fazer parte desse processo, o amparo e compreensão familiar são imprescindíveis para a inclusão educacional e social, primeiramente é preciso que as famílias aceitem suas crianças, rompendo com o preconceito de que elas são dependentes para tudo, por outro lado, muitos pais superprotegem seus filhos não os levam para a escola na tentativa de não fazê-los sofrer.

02. ATIVIDADE PRÁTICA

Vídeo “A trança de Bintou” serve para trabalhar diversas disciplinas tais como:

Natureza e Sociedade:

Uma vez observada e discutida a história, peça que se levante, se olhem no espelho (colocado anteriormente em um ponto da sala) e que observem seu próprio cabelo.

Solicite que, em silêncio, voltem para seus lugares e que, cada um/a, atribua um adjetivo em relação ao próprio cabelo (grosso, fino, liso, crespo, duro, macio, etc.).

• Em seguida, peça que cada um/a fale qual foi o adjetivo em que pensou e os escreva na lousa, quantificando os que mais e os que menos apareceram.

• Inicie o debate, utilizando-se das seguintes questões:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com