TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio CONTEXTOS EDUCATIVOS

Trabalho Escolar: Portifólio CONTEXTOS EDUCATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  2.678 Palavras (11 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LENISE BECKER, RU 710415, TURMA 2012/01

PORTIFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –

CONTEXTOS EDUCATIVOS

PORTO XAVIER - RS

2012

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LENISE BECKER, RU 710415, TURMA 2012/01

PORTIFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –

CONTEXTOS EDUCATIVOS

Relatório de Estágio Contextos e Espaços Educativos apresentando a UTA - Gestão Educacional, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor local: Dirlei Onira de Oliveira Deobald

Centro associado: Porto Xavier.

PORTO XAVIER - RS

2012

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 03

2- DESENVOLVIMENTO 04

2.1 Espaços Educativos um olhar pedagógico. 04

2.2 Gestão Educacional. 06

2.3 Contextos Educacionais por uma Educação Integral e Integradora

de Saberes. 08

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS 09

4- REFERÊNCIAS 10

1-INTRODUÇÃO

Contextualizar o espaço cidade como uma possibilidade educadora requer resgatar, na história, seu papel social, correlacionando, nos dias atuais, as questões sobre globalização, a importância da valorização da cultura local, considerando, o respeito às tradições.

A gestão escolar efetiva exige a participação de todos em sua redefinição. Os profissionais envolvidos com o processo educacional devem concentrar esforços na redescoberta de uma nova educação que crie uma comunidade mais civilizada para existir, interagir, sonhar, realizar, viver e sentir. O perfil do gestor escolar deve ser de tal forma que atenda às demandas sociais, articule a escola com outras organizações, promova um ensino de qualidade, realize uma avaliação objetivando realimentação contínua, sistematize propostas integradas e alinhadas a concepções contemporâneas que formem um indivíduo que viva sua cotidianidade.

A educação será cada vez mais complexa, porque a sociedade vai se tornando mais complicada, rica e exigente em todos os campos. A aprendizagem será continua, ao longo da vida, de forma constante, mais inclusiva, em todos os níveis e modalidades e em todas as atividades pessoais, profissionais e sociais.

2-DESENVOLVIMENTO

2.1 ESPAÇOS EDUCATIVOS: UM OLHAR PEDAGÓGICO

A cidade é uma importante possibilidade educadora para o desenvolvimento social, pois tem por base formar cidadãos conscientes do seu papel e do exercício pleno da cidadania, contextualizando as questões de desenvolvimento local e global e suas influências na formação social.

Reconhecer as cidades como espaços múltiplos de educação e a importância do resgate e da valorização dos aspectos locais na promoção de uma educação voltada ao século XXI é um desafio a ser conquistado por profissionais que tenham uma prática pedagógica materializada em bases teóricas sólidas e em ações comprometidas com a construção de novos espaços educativos.

Segundo Gómez- Granell e Villa (2003,p.17): A cidade tem sido historicamente um lugar de encontro e de civilização. Desde o seu aparecimento, há mais de 6 mil anos, a cidade tem estado estritamente vinculada ao conceito de cidadania e cultura. Na antiguidade, a cidade era a polis, a civitas, o lugar supremo no qual acontecia a participação, a vida coletiva, a civilização e a cultura.

A contextualização do modelo econômico presente na cidade e a compreensão do contexto de desenvolvimento sustentável são fundamentais para que se determine como proceder com espaços educativos novos. A cidade deve ser compreendida como “um agente educativos e assim foi entendida pelas diferentes civilizações. Um lugar onde as pessoas se reúnem para conviver, para aprender, para participar da vida social e para exercer seus direitos de cidadãos” (Gómez-Granell;Villa,2003,p.17).

Cidadania, nos dias atuais, deve respeitar o conceito de desenvolvimento sustentável, que de acordo com Silva e Mendes (2005,p.20), é “de todas as pessoas, por todas as pessoas e para todas as pessoas. O conceito de desenvolvimento sustentável é participativo [...]”.

Segundo Caron (2003,p.37): O agente ativo e passivo do desenvolvimento é o homem, o indivíduo, enquanto célula básica de uma sociedade. Só o indivíduo desenvolvido poderá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com