TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTOS EDUCATIVOS

Trabalho Escolar: CONTEXTOS EDUCATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  2.949 Palavras (12 Páginas)  •  1.045 Visualizações

Página 1 de 12

PORTIFÓLIO DE PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL –

CONTEXTOS EDUCATIVOS

PORTIFÓLIO DE PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL –

CONTEXTOS EDUCATIVOS

Relatório d Portfólio de Pesquisa e

Prática Profissional – Contextos

Educativos apresentado à UTA -

Gestão Educacional no curso de

Pedagogia a Distância da Faculdade

Internacional de Curitiba.

Tutora Local: Tereza Cristina Amarcollo

Centro Associado: Rolândia

1. INTRODUÇÃO

A pedagogia é considerada por alguns, a ciência que estuda a educação, nesse contexto interessa às nossas pesquisas pensar, sobre a prática pedagógica além da educação formal, além da escola. Pois a pedagogia também estuda os espaços não escolares. Este trabalho se apresenta como uma aproximação para iniciarmos um debate sobre a educação além dos muros da escola. Entenda-se por culturas as relações entre experiências, que permitem novos aprendizados para melhorar nossa convivência em ambientes diferentes, onde a cultura altera-se m sua construção, sendo natural que a própria forma de educar também se faça alterada. E se a Educação torna-se variável, também variável torna-se a formação de quem a tem como objetivo de estudo. Todo esse processo multicultural nos trás para dentro de uma educação libertadora. O contexto apresenta praticas educativas que acontecem dentro e fora do espaço escolar, formando um espaço para que o processo educacional possa acontecer; tendo um novo ponto de vista a respeito da escola, do aluno e do professor no processo de aprendizagem, que propõe a reconstrução da nossa sociedade por meio da educação. O objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram, formar mentes que possam ser criticas, possam verificar e não aceitar tudo o que lhes é oferecido.

2. A PEDAGOGIA ALÉM DA EDUCAÇÃO FORMAL

O contexto forma um espaço para que o processo educacional possa acontecer. Ao refletirmos sobre o que seja contexto, levamos em consideração vários fatores que influenciam as possíveis ações que são realizadas com base no entendimento que tiveram, podemos destacar como componentes do contexto: as causas (quem, onde, por que, quando, como, epidemias, festas, lutas, catástrofes, cerimonias religiosas, encontros e/ou desencontros, sentimentos compartilhados ou divergentes). Esses elementos se adaptam a todo tipo do contexto histórico, social, politico, educacional, literário, religioso, artístico, esportivo, etc. Os contextos educacionais apresentam algumas praticas que podem ser consideradas educativas e que não acontecem apenas em ambientes inseridos dentro dos espaços da escola, mas também em seu entorno.

A escola está inserida, podendo ou não ser prolongada de atividades curriculares, essa ampliação do tempo dentro do ambiente escolar possa acontecer somente entre as quatro paredes da sala de aula além do espaço físico escolar parecem ser bem mais sensatas. Na concepção de contextos educacionais na escola o espaço da educação formal defende que a escola deveria ser um local de alegria para os alunos e também para os professores, pois as crianças pensam na escola como um lugar no qual não é permitido se divertir, tem que tornar a escola um prazer real. Há outros espaços onde os alunos, sujeitos pertencentes de determinadas culturas e idades, apropriam-se dos saberes do conhecimento produzido em uma educação considerada não formal. O aluno apende segundo normas e padrões estabelecido no local da escola a ideia do constante repetição de processos e métodos de ensino esperando que ela termine ao fim de cada dia. Os contextos educacionais tiveram a característica principal de tornar os valores alcançados, legando-os a não por educação estendida como preservação que acontece em outros contextos sociais no processo evolutivo de nossa sociedade, a necessidade estabelece para o ensino um lugar adequado e único para facilitar todo processo educacional, os primeiros indícios de formação de escola são encontrados nos egípcios, educaram os escribas para registro de propriedades em templos, no período renascentista as escolas eram construídas perto das igrejas e passaram a ter bancos para que os alunos sentassem e ouvissem o educador que ensinava em cima de um palanque para ser bem visto. Essa retrospectiva só é possível porque houve registro dos fatos, que teríamos apenas poucos desenhos deixados em cavernas que tinha como objetivo fazer parte das culturas, umas das funções fundamentais da escola é a mediação dos saberes, construído na pré-história, a educação que se preocuparam em fazer parte desse percurso histórico educacional, tornando a escola efetivamente.

Quando tratamos da educação não-formal, a comparação com a educação formal é quase que automático, a principio podemos demarcar seus campos de desenvolvimento: a educação formal é aquela desenvolvida nas escolas com Os conteúdos previamente demarcados. E a educação não-formal é aquela que se aprende “no mundo da vida” via processo de compartilhamento de experiência, principalmente em espaços e ações coletivos cotidiano.

Educação formal são territórios das escolas, são instituições regulamentadas por lei ,que tem como seus objetivos destacam-se os relativos ao ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, normativos por leis, dentre os quais destacam-se de forma o individuo como um cidadão ativo, desenvolver habilidades e competência , e a criatividade percepção motricidade.

Espera-se da educação formal, sobretudo que haja uma aprendizagem efetiva além da certificação e titulação que capacitamos os indivíduos a seguir para graus mais avançados.

Na educação não-formal, os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vidas dos grupos e indivíduos, fora das escolas, uma intencionalidade na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes. Os indivíduos são capacitados a ser tornarem cidadãos do mundo sua finalidade é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com