TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Contextos Educativos

Trabalho Universitário: Portfólio Contextos Educativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2014  •  3.644 Palavras (15 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

PATRÍCIA CASSIANA MIRANDA DE SOUZA, 136047.

PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –

CONTEXTOS EDUCATIVOS

FAZENDA RIO GRANDE

2012

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

PATRÍCIA CASSIANA MIRANDA DE SOUZA, 136047.

PORTFÓLIO DE PESQUISAE PRÁTICA PROFISSIONAL –

CONTEXTOS EDUCATIVOS

Relatório de Portfólio de Pesquisa e Prática Profissional – Contextos Educativos apresentado à UTA – Gestão Educacional, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Geonice Luiza Moreira de Araújo

Centro Associado: Fazenda Rio Grande

FAZENDA RIO GRANDE

2012

1 – Introdução

Quando falamos em Educação Formal, pensa-se num tipo de educação que acontece dentro do espaço escola, enquanto espaço que ministra uma determinada conduta de valores e regras. Por outro lado, ao falar de educação não formal, está-se a falar de um tipo de educação cujos objetivos também estão ligados à socialização do indivíduo na sociedade, mas, que se diferencia da formal pela forma como se aplicam os seus objetivos, atuando, normalmente, de forma mais amplificada, menos hierárquica e menos burocrática, no entanto, este trabalho pretende trazer uma análise do programa mais educação, desenvolvido em algumas escolas municipal, da cidade de Fazenda Rio Grande. As instituições onde acontece este tipo de educação necessitam de uma estrutura interna muito bem organizada, uma vez que se propõem a trabalhar com atividades muito variadas e com públicos muito diversificados.

A educação não formal que aqui se procura definir acontece, sobretudo, em contexto de intervenção comunitária sócia educativa. Entende-se o trabalho socioeducativo como um trabalho sistemático e estruturado, que pretende ser uma resposta a diferentes grupos, com necessidades distintas, e sujeitas a fatores de vulnerabilidade diversos. Durante a prática diária para realizar a pesquisa pedagógica na instituição de ensino, defrontei-me com um ambiente acolhedor, de bastante responsabilidade, professores e funcionários capacitados e acolhedores, me deparei com alunos de classe baixa, com algumas dificuldades de aprendizagem “normais”, alunos bastante carentes, que através do programa mais educação permanecem na escola por período integral e buscam os professores e/ou educadores que ali permanecem, uma aproximação mais maternal, percebi que os professores e/ou educadores, possuem bastante interesse e dinamismo para auxiliá-los, e um grande carinho, para poder suprir a necessidade maternal dos alunos. Como ideal de uma educação pública e democrática, a proposta de educação integral, presente na legislação educacional brasileira, compreende o ser humano em suas múltiplas dimensões e como ser de direitos. A educação que este Programa quer evidenciar é uma educação que busque superar o processo de escolarização tão centrado na figura da escola. A escola, de fato, é o lugar de aprendizagem legítimo dos saberem curriculares e oficiais na sociedade, mas não devemos tomá-la como única instância educativa. Deste modo, integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade, conhecimentos, é tentar construir uma educação que, pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã.

2 – Práticas Educativas em Espaços Não Formais da Educação

Os contextos educativos são contextos nos quais a educação pode acontecer, considerando tanto espaços formais, quanto não formal algo que não acontece apenas na sala de aula, mas também para além dela. Portanto, encontramos o ambiente educacional no espaço físico da própria escola, no prolongamento do ambiente escolar (atividades fora de seus muros) e também em atividades independentes da prática e da orientação escolar, a educação não formal. Podemos observar que, no inicio, os espaços utilizados para educar eram variados, pois qualquer pessoa poderia ensinar, já que não havia uma formação para professores nem um espaço físico específico, houve, posteriormente, no processo evolutivo de nossa sociedade, a necessidade de estabelecer para o ensino um lugar adequado e único para facilitar todo o processo educacional, foi a partir dessa necessidade que surgiu a escola. Uma boa aula não depende apenas de sala de aula bem equipada, de espaços adequados e materiais especiais, acreditamos que uma escola que prepare com excelência alunos que aprendam a ser felizes nas escolhas que realizem. Uma vez que o educador tenha percepção de que o nosso “encontro com o mundo” não se realiza apenas com a utilização dos sistemas verbais, existe a possibilidade de estabelecermos um contexto mais adequado para a Educação em nossas escolas. É necessário entendermos que a Educação não se dá apenas nos espaços formais da escola,mas também em espaços não formais, em contextos educacionais para além do espaço físico escolar. A Educação, no contexto educativo atual e tradicional, o de escolas, está, de certo modo, desgastada. É necessário pensarmos em alternativas que tragam os alunos para outro espaço e que os façam entendê-lo como um lugar onde aprendemos, convivemos com os pares, ensinamos, cantamos, dançamos, desenhamos, fazemos teatro e do qual saímos para vivenciar outras realidades. Temos de entender que crianças se transformam em jovens e, depois, em adultos, e que Educação e a instrução não são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com