TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTOS EDUCATIVOS.

Dissertações: CONTEXTOS EDUCATIVOS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

Apresento neste trabalho algumas definições e importâncias dos espaços da aprendizagem em contextos educacionais formais e não formais. Para a escola ser considerada completa, é necessário que esta seja capaz de atender às crianças e os jovens de diferentes origens credos e etnias respeitando as diferenças e as igualdades. Além de proporcionar a troca de experiência entre todos os que convivem nesse espaço de aprendizagem; a escola deve ser planejada para atender não apenas aos anseios da sociedade, mas também às necessidades da curiosidade infantis. Para as novas escolas, é necessário pensar em espaços próprios para esportes dos mais variados e também em classes ambiente juntamente com anfiteatro, auditórios, salas de música, bibliotecas, laboratórios, oficinas das mais variadas técnicas e também locais para descansar, para brincar, sem compromisso.

A metodologia adotada foi de observação e referência bibliográfica. Para pensar em ampliar o tempo e o espaço requer necessariamente refletir sobre quem, além dos professores, pode ajudar na labuta escolar; eis que o que vale é que alunos e professores possam se engajar em atividades que construam o saber que está sendo ensinado e o ampliem, de acordo com vontades, desejos e necessidades.

Cada ambiente não escolar tem suas peculiaridades que devem ser atentamente consideradas para suscitar a curiosidade e o interesse dos alunos em usufruir ao máximo o seu potencial. O objetivo de atividades em espaços não escolares é a compreensão de que aprendemos nas mais variadas situações e com as mais variadas pessoas, não apenas professores.

Nossa pesquisa foi feita em uma instituição de ensino não formal, onde as crianças, com faixa de idade entre sete anos e quinze anos, aprender á fazer tecelagem, pintura entre outros artigos como o cachecol, tapetes, trilho, etc. Essas crianças se encontram num momento de lazer e descontração, podendo conversar, expor idéias e conviver com várias culturas, raças, credos e padrões de vida diferenciados. Sendo fora dos muros escolares essas crianças se sentem envolvidas nesse processo de ensino diferenciado, onde não se sentem presas á padrões e regras impostas á elas. Sem dúvida todos os lugares devem adaptar-se á essa forma de ensino não escolar, visando ampliar barreiras no conhecimento.

1. DESENVOLVIMENTO

A educação em locais diferenciados.

Os contextos de educação, nos quais pode acontecer, consideram-se espaços formais quanto não formal. Forma-se necessário os contextos educacionais e também apresentar algumas práticas que podem ser consideradas educativas e que não acontecem apenas em ambientes inseridos dentro do espaço arquitetônico da escola, mais também em seu entorno, na comunidade em que a escola está inserida, podendo ou não ser prolongamento de atividades curriculares. É muito importante observar que vários programas nacionais tem se preocupado em não limitar o espaço escolar apenas as dependências fiscais da escola, visto que o tempo que a criança passa sob responsabilidade desta é cada vez maior. Pode-se entender que um contexto educacional é algo que não acontece apenas em sala de aula, mais também além dela. A escola deveria ser um local de alegria e descobertas. Temos que tornar a escola um prazer real para as crianças, pois é lamentável e triste a situação da escola como local de confinamento e contrariedade. Quanto mais os espaços escolares se aproximam de um espaço visual e sonoro agradável e distinto da arquitetura escolar usual, tanto mais poderão ser categorizados como espaços não escolares. No inicio os espaços utilizados para educar eram variados, pois qualquer pessoa poderia ensinar já que não havia uma formação para professores nem um espaço físico especifica. No processo evolutivo de nossa sociedade a necessidade de estabelecer para o ensino um lugar adequado e único para facilitar todo o processo educacional. A cultura própria das sociedades primitivas ao longo dos milênios foi transmitida de geração a geração, primeiramente por via oral e em seguida por meio da escrita. As escritas nos informam sobre esses primeiros grupos humanos que sentiram a necessidade de se comunicar com a posteridade para legar-lhe a própria cultura. Assim o alfabeto, em suas variantes espalhadas pelo mundo e mais intensamente na bacia oriental do mediterrâneo originou as escritas que ainda podem ser observadas nas pedras, nas tabuletas de argila ou madeira, em fragmentos e monumentos que foram preservados destacando-se o valor do pensamento e da cultura grega que se tornaram determinantes no processo civilizatório da humanidade.

A história da educação, cada período se diferencia dos outros, cada um com seu valor e contribui, a seu modo para que entendessem como processo com novos recursos. Os espaços escolares estão desgastados, mas precisamos obter alternativas que os façam entender como um lugar onde aprendemos diversas realidades.

2.1 APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS.

Práticas educativas inovadoras.

O contexto investigado é um espaço educativo não formal chamado de FECAMPO, que significa: Fundação Educacional de Campo Alegre. Tendo como ações desenvolvidas as seguintes:

Promover cursos de formação, treinamento e especialização de mão-de-obra de

acordo com as necessidades e exigências do mercado de trabalho da região;

Incentivar, difundir, promover práticas educacionais, culturais, sociais e artísticas, complementares à formação de seus alunos e em colaboração com os órgãos municipais; Incentivar e difundir, através de cursos e oficinas, o artesanato em lã de ovelha, visando resguardar este costume da região; Administrar, conservar e enriquecer o patrimônio cultural, social, educacional e artístico do Município; Administrar, mediante convênio, escolas de arte, aprendizagem profissional, centros sociais e promover cursos nos diversos ramos, em todos os graus; Promover estudos e pesquisas relacionados com o desenvolvimento da região, por conta própria ou de terceiros; Receber e conceder bolsas de estudos.

Esta entidade está localizada na cidade de Campo Alegre, Estado de Santa Catarina, à Rodovia SC-301, nº 8.457, Bairro Pinhais e foro na cidade de São Bento do Sul/SC, têm prazo de duração indeterminado, e será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com