TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Neurociência na Aprendizagem de Educador e Educando

Por:   •  27/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da Neurociência na Aprendizagem de Educador e Educando

         A descoberta na área da neurociência ligada ao processo de aprendizagem é sem duvida, uma revolução para o meio educacional. A Neurociência da aprendizagem, em termos gerais, é o estudo de como o cérebro aprende e processa a linguagem. O cérebro e as redes neurais são responsáveis no processo de aprendizagem do ser humano sendo único para cada pessoa. As redes neurais são estabelecidas no momento da aprendizagem, bem como de que maneira os estímulos chegam ao cérebro, da forma como as memórias se consolidam, e de como temos acesso a essas informações armazenadas.

        Essa descoberta também mostrou que o cérebro desenvolve através da cultura do ser humano e que para ensinar na escola tem que levar em consideração o desenvolvimento do cérebro, pois a aprendizagem dos conhecimentos ocorre através desse órgão. Mesmo que o cérebro seja complexo, muitas coisas ficam armazenadas na memória e a aprendizagem se efetua pela criação de novas memórias e pela ampliação e transformação de redes neuronais que guardam conteúdos já trabalhados anteriormente. E constantemente precisa ser estimulado para adquirir novos conhecimentos. Estímulos que vem desde as brincadeiras, cantigas, ritmos. Com esses pré- requisitos há o desenvolvimento da função simbólica- prelúdio para a leitura e a escrita.

        A aprendizagem e plasticidade cerebral estão conectadas, quanto mais novo o ser humano, maior plasticidade seu cérebro apresenta. Certas conexões se fazem com uma rapidez na criança pequena. A plasticidade cerebral ocorre quando junta um conhecimento adquirido para aprender outro, como aprender música, tocar instrumentos que estão relacionados com o ato de ler, escrever e o conhecimento matemático.

       Os órgãos dos sentidos são a porta para entrada do conhecimento. Quando se apresenta o conteúdo a criança utiliza a visão e audição e guardará na memória. E que a leitura não é só visual, é sonora tanto na oralidade, quanto no pensamento.

       As emoções fazem parte dessa entrada de conhecimento, é responsável pelo comportamento do ser humano, pelas tomada de decisões, pois só se aprende com a formação de novas memórias, que por sua vez são moduladas pelas emoções. Sentir medo ou ser ameaçado na escola, gera ansiedade inquietude e pode até gerar ataque de pânico, isso é uma reação de emoção que pode prejudicar o aprendizado do aluno.

      A atenção que o professor espera do aluno não deve ser imposta com castigos e obrigações.  O professor deve planejar ações que chame essa atenção necessária para que o aluno adquira o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com