TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Estagio

Por:   •  6/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.436 Palavras (18 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Desde sua origem, o pedagogo é aquele que ensina, que sabe empregar a pedagogia, espera-se que saiba como ensinar e como mobilizar as diferentes áreas do conhecimento, para oferecer uma educação com qualidade.

Deve ser capaz de responsabilizar-se, como professor, pelo pleno desenvolvimento das potencialidades do educando seu objeto de ação é o desempenho docente, do ponto de vista das competências básicas do professor, na operacionalização do projeto político-pedagógica da escola.

A busca pelo ensino é sempre constante, tanto para o professor quanto para o aluno, as diferentes formas de ensinar para que cada aluno consiga aprender, pois nem todos conseguem aprender com a facilidade, dentro disso teve-se o caso de alunos com autismo, que a forma de ensino já era diferente dos demais, sempre pensando na melhor forma para o desenvolvimento da criança, trazendo diferentes atividades e abordagens.

Estágio este realizado na escola Irmã Odilla Lehnen, para a realização do estágio no intuito de adentrar mais afundo e entender o curso de pedagogia, realizado com atividades dentro das normas da escola, desde desenvolvimento motor, leituras de livros, passeios pedagógicos como a feira do livro, com inicio no dia 25/10 ao dia 01/12, com bastantes resultados positivos na questão de levar o conhecimento, encerramos o mês com desenvolvimento na leitura, escrita e na matemática, fazendo com que o aluno desenvolve-se e se aperfeiçoasse para o ano seguinte.

1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Sobre o ensino do pedagogo no ambiente escolar, deve ele exercer a liderança do sistema educacional, seja na gestão do ensino, na supervisão ou na coordenação pedagógica. Para isso ele precisa sair da faculdade capaz de efetivar o trabalho coletivo na escola, sabendo promover a integração das competências de todos, contribuindo para o crescimento e a profissionalização dos educadores, despertando, em cada profissional o desejo de atuar de forma diferente, conferindo-lhe ânimo para romper com a rotina cansativa que apaga a alegria de aprender da maioria dos alunos construindo uma equipe de trabalho eficiente e uma escola de vanguarda.

Em discussão no grupo encontramos a importância da educação formal e não formal em que a educação não formal pode-se entender como parte de um trabalho social, como por exemplo: movimentos sociais, trabalhos comunitários, comunicação social, museu, cinema, praças, área de lazer, recreação e afins.

O trabalho do pedagogo não é apenas aquele que transmite o saber, e sim aquele que tem como objetivo primordial a organização do projeto político-pedagógico que tem a ver com a organização do trabalho como um todo e como organização da sala de aula (ação educativa), incluindo relação com o contexto social imediato.

O pedagogo deve promover análise como propósito de gerar ações ligadas ao replanejamento de atividade. O conselho de classe, sempre priorizando benefícios ao processo de ensino, deve ser entendido como importante momento de reflexão sobre o processo e aprendizagem tendo como plano de ação a análise do rendimento global de cada turma, valorizando-se aspectos qualitativos e quantitativos de cada aluno. Essas ações devem ser registradas em Ata.

No planejamento o pedagogo deve buscar desvendar, discutir e definir o tipo de educação a ser desenvolvido na escola. O Conselho escolar torna-se uma prática democrática e comprometida. A opção da escola pela transformação da realidade, através da educação emancipadora, portadora de um caráter político-pedagógico, pode vir a ser mediadora de algumas mudanças sociais.

A escola é sem dúvida, uma instituição cultural. Portanto, as relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como entre dois polos independentes, mas sim como universos entrelaçados trabalhando na perspectiva da promoção de uma educação atenta adversidade cultural e a diferença diz respeito ao combate e ao preconceito, tão presentes na nossa sociedade e nas nossas escolas.

O educador é também um profissional da cultura e não deum padrão único de aluno, de currículo de conteúdo, de práticas pedagógicas, de atividades escolares. A escola é que tem o dever de capacitar o indivíduo para que ele se torne um cidadão. O desenvolvimento físico e intelectual dos alunos acontece paralelamente ao desenvolvimento social. A aprendizagem é resultado da articulação de diversas praticas e conhecimentos que devem ser trabalhados na escola, para proporcionar o máximo de sabedoria as crianças.

A educação envolve o planejamento de condições adequadas á aprendizagem, a escola é responsável por ensinar, juntamente com a família a planejar a vida de modo a facilitar a aquisição de comportamentos vantajosos para o individuo e para seu grupo em algum momento futuro.

O principal motivo da educação deve ser o ensino de aprendizagem, garantindo assim, o desenvolvimento de criar habilidades. Dessa forma, o aluno, terá condições de administrar com sucesso não apenas as situações já conhecidas, mas também as situações novas e inusitadas.

Para que tudo isso seja possível, é necessário que os agentes educacionais, especialmente os professores, estejam sempre atualizados sobre o ensino e as diversas maneiras de ensinar.

2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O PPP da Escola Irmã Odilla Lehnen leva em conta a trajetória da sua comunidade escolar, a história e cultura, não só para garantir um percurso formativo de sucesso para as crianças e os estudantes, como também para cumprir o seu compromisso com a sociedade, em prol de uma educação que busca elevação da qualidade formal e política.

Para a construção desse documento é realizado encontros coletivos com professores, alunos, pais e funcionários, para dialogar sobre o Projeto Gestão Democrática. Levanta-se metas e objetivos para serem alcançados de médio a longo prazo, a partir da Visão e Missão da Escola. A educação deve organizar-se, em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que ao longo da vida humana, serão pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser.

Os pilares da educação podem ser compreendidos como: Aprender a aprender: Esta aprendizagem deve ser encarada como um meio e uma finalidade da vida humana, já que a educação deve ser pensada e planejada para ocorrer em todas as fases da vida. É um meio, porque pretende que cada um aprenda a compreender o mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com