TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Por:   •  21/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.650 Palavras (27 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 27

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

FERNANDA SPRADA LOPES 160121391

CURITIBA

2018


FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof. (a) Lilia de Aguiar Cardoso

FERNANDA SPRADA LOPES 160121391

CURITIBA

2018


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        5

2.2        INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA        7

2.3        OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA        9

2.4        DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA        10

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        12

ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo        13

ANEXO B –Planos de Aula        14


  1. INTRODUÇÃO

Neste relatório apresentarei o desenvolvimento do estágio supervisionado II na área do ensino fundamental – series iniciais, apresentado através de relatório das práticas feitas no Instituto Evidência de Educação. Este foi composto através de observação das atividades dos funcionários, professores, pedagogos e suas interações dentro do ambiente escolar tanto na área de auxilio das demandas escolares até a didática utilizada dentro da instituição.           

O objetivo deste trabalho é a complementação prática e o aprofundamento científico dos estudos apresentados através dos materiais didáticos e do ensino ministrado pelos vídeos de aulas online (EAD) do curso de graduação em Pedagogia. Esta ação constitui numa importante ferramenta de aperfeiçoamento técnico que propõe uma real experiência da teoria e da prática, tornando um formidável instrumento de contribuição para a formação docente.  

        Sendo assim, pode-se dizer que faz parte do estágio o principio de compreensão sobre o propósito da escola e do papel do professor, pedagogo e profissionais nela inseridos. Portanto, Conforme  Rays  (1996,  p.  35)  enfatiza:  “toda  atividade  consciente  do  homem  é guiada  pela  união  da  teoria  e  da  prática”, baseada neste contexto fundamento este trabalho.

        A importância da realização deste estágio é identificar, avaliar e compreender a importância da prática docente na ensino fundamental, o papel do pedagogo numa escola, para futuramente termos pleno conhecimento para executar um trabalho como este.  

        Como etapa do estágio para composição deste relatório, foi trabalhada: a escolha e a identificação da escola possível de se estagiar, concepção pedagógica utilizada pela escola e pela comunidade em que ela está inserida, condições físicas da instituição e atendimento dos alunos da composição assim como os profissionais inseridos.

        Por fim, este relatório está apresentado pelas seguintes subdivisões: introdução; desenvolvimento, onde apresento a caracterização da instituição estagiada; a inclusão, sendo o processo frente ao estagio de observação; a observação, sobre as demandas escolares e dos alunos; e por fim a descrição da docência passando as considerações finais e referência bibliográficas utilizadas.  

  1. DESENVOLVIMENTO

Neste item do relatório apresentarei as etapas cumpridas no processo para a efetivação do Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental (series iniciais), articulando o aprendizado com as bibliografias da área e assim constituindo o conhecimento para implicar o processo de vivência prático-pedagógica, aproximando o mundo acadêmico ao mundo profissional, afirmando assim a construção do processo de aprendizagem na área pedagógica e o desenvolvimento de competência e formação profissional.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O Estágio Supervisionado foi realizado no Instituto Evidência de Educação, situado na Rua Washington Luis, número 302, bairro Jardim Amélia, no município de Pinhais no estado do Paraná, CEP 83330-070. O contato com a escola pode ser feita pelo telefone: (41) 32063653 ou pelo e-mail do coordenador pedagógico adriano@ievi.org.br, escola conta com 385 alunos, 1 diretor, 1 vice-diretor, 2 pedagogos, 1 assistente social, 25 professores regentes, 9 professores auxiliares, 4 analistas administrativos, 3 merendeiras, 4 auxiliares de serviços gerais.  

O estágio foi realizado de 01 de março de 2018 a 28 de maio de 2018, sendo executadas no período da manhã, das 8 às 12h, totalizando 108 horas. Neste período foi-se observado a turma do ensino fundamental – 4º ano A, não há nenhum aluno em estado de inclusão. Os níveis estão divididos em 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano este estão constituídos em horário manhã e tarde. A escola atende alunos com idades entre 6 a 10 anos em média.

A escola está locada numa residência que foi adaptada em 10 salas de aulas, 4 banheiros (sendo cada com 2 cabines infantis e 2 adulta), 1 sala administrativa subdivida para as áreas administrativas e pedagógicas, 1 sala de instrumentos, 1 brinquedoteca, 1 sala de TV, 1 área de recreação (pátio com jardim), 1 quadra poliesportiva (terreno ao lado da escola).  

A escola acolhe seus 385 alunos com uma estrutura bem ventilada, bem equipada, com boa iluminação, moveis compatíveis com segurança a crianças. Seu horário de funcionamento é da 7:00 às 18:00, sendo seus funcionários divididos em dois turnos de atendimento, com exceção do diretor e vice-diretor que trabalham em horário comercial (8 as 18h).

A instituição tem dois grandes projetos anuais: o mais importante relatado pela diretora da escola foi o Projeto Borboleta que visa resgatar a auto-estima da criança, ensinar-lhe os princípios morais e éticos da sociedade que estamos inseridos. Este projeto acontece o ano todo, inserindo os pais uma vez a cada trimestre através de palestras de conscientização e humanização das crianças assim como interação com o meio em que vivem, este projeto é realizado pela Assistente Social com o apoio das pedagogas. O segundo projeto relatado é o Projeto Mundo Verde, onde se ensina princípios de proteção ao meio ambiente e também a cuidar da horta que se tem na escola, ensina sobre nutrição e boa saúde através da importância do alimento e do meio ambiente.  Este projeto ocorre semanalmente através de aulas expositivas e vivenciadas na escola, há uma professora exclusiva que ministra essas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)   pdf (543.3 Kb)   docx (629.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com