TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Por:   •  15/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.236 Palavras (13 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – FAEL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTAGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ACADÊMICOS:

FABIA ANTONIA CRISTINA DA COSTA GOMES- LOGIN: 150110134

JACQUELINE DA SILVA VITORINO – LOGIN: 150110138

SILVÉRIA SUDÁRIO DOS SANTOS VILANOVA – LOGIN:150110125

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2016

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – LAPA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

[pic 1]

Alunos:

Fabia Antonia Cristina da Costa Gomes – Login: 150110134

Jacqueline da Silva Vitorino – Login: 150110138

Silvéria Sudário dos Santos Vilanova – Login:150110125

São José dos Campos

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1.        CARACTERIZAÇÃO        5

2.2.        OBSERVAÇÃO DA TURMA        6

2.3.        DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA        6

2.4.        INCLUSÃO DA ESCOLA ESTAGIADA        11

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

4.        REFERÊNCIAS        13

5.        ANEXO A – FICHA DE AVALIAÇÃO        14

 


  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem a intenção de documentar nossa experiência vivenciada a partir da prática docente.

Tivemos a oportunidade de confrontar teoria e prática; no mesmo apresentaremos a descrição da escola onde realizamos o estágio, período de duração, atividades desenvolvidas, e as reflexões em torno da prática realizada. A oportunidade de estagiar nos proporcionou o aprimoramento das ações que devem ser realizadas em sala de aula, nos aproximou concretamente da realidade profissional, através de situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio, tomamos conhecimento do contexto escolar; como planejar, conviver com a realidade dos alunos, sobre as práticas pedagógicas e as didáticas.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. CARACTERIZAÇÃO

A Escola de Educação Infantil Passo a Passo é uma escola privada e está localizada na rua João Ávila, 235, Jardim Castanheiras em São José dos Campos.

Esta escola trabalha com alunos no regime integral, sendo que no período da manhã as crianças realizam apenas as atividades recreativas, e no período da tarde ocorrem as atividades pedagógicas, a grande maioria dos alunos são moradores do bairro atendendo também de bairros vizinhos.

Estrutura: Quando a estrutura física, a escola infantil conta com a equipe de liderança e técnica.

Diretora: Eva Aparecida de Sena; Orientadora: Eva Aparecida de Sena

Horário de funcionamento: Das 07h00 as 17h00.

Período da manhã: Berçário I, II das 07h00 às 11h45. Infantil I, II das 07h00 às 11h45. Pré I, II das 07h00 às 11h45.

Período da tarde: Berçário I, II das 13h00 às 17h00. Infantil I, II das 13h00 às 17h00. Pré I, II das 13h00 às 17h00.

Quadro de ocupação de ambiente:

Sala 01: Infantil II e Pré I e II

Sala 02: Berçário I

Sala 03:Berçário II e Infantil I

Sala 04: Sala de TV

Contam com dois banheiros para sala do berçário, e dois banheiros externos, constando no total de quatro banheiros e também contamos com outros ambientes como: cozinha, refeitório, escritório, um parque coberto e um parque descoberto.

Quadro de alunos com deficiência: Um aluno com deficiência Síndrome Cornelia de Lange (CdLS).

Quadro de professores: Contam com duas professoras e com três agentes educadoras e com a equipe de limpeza, cozinheiras.

Hoje a escola atende cerca de trinta e cinco alunos.

Constando o total de quatro salas, exceto os demais ambientes, que inclui o escritório, os banheiros, cozinha, refeitório, parque coberto e parque descoberto.

  1. OBSERVAÇÃO DA TURMA

Nosso estágio foi realizado do dia 16 de abril ao dia 16 de maio de 2016.

Cada carga horária cumprida dentro da escola foi de duas horas, totalizando setenta horas no campo, escola educação infantil. Ao conversarmos com a professora Sandra, que nos relatou que a rotina da sala é organizada, mas bastante flexível, as especificidades das crianças, conciliando o cuidar como elementos indispensáveis.

As crianças chegam à escola por volta das 07h00, tomam leite, as 8h00 tomam banho, trocam de roupas, 8h30 participam das atividades fora da sala, 09h00 sala de TV, 10h00 parque externo, 10h30 Jogos educativos, 11h00 almoçam, 11h30 fazem higiene bucal e descansam. As 12h30 tomam leite e 13h00 participam das atividades didático-pedagógica, ás 15h00 elas jantam logo após vão fazer a higiene bucal, 16h00 vão para o parque interno e as 16h30 retornam para sala e ficam prontos para retorno de casa. Junto com seus professores aguardam seus pais que chegam até as 17h00 horas.

            A relação entre professor e aluno é de atenção, carinho, cuidado, amizade e aprendizagem.

  1. DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA

Houve uma breve apresentação das estagiárias à direção e corpo docente, a diretora da escola se dispôs a supervisionar o estágio, e demostrar os espaços e ambientes que compõe a escola. O estágio se iniciou na sala de Pré II, dando continuidade nas salas do Pré II, Infantil II, Pré I, Berçário II, Infantil II, Pré II, Infantil I, Infantil II e Pré I. Foi permitindo acesso ao projeto pedagógico e tomado ciência das propostas e objetivos para o ano letivo. As professoras presam pela higiene das crianças, estabelecendo horários para o banho de forma individual e organizada para todas as crianças, recebendo auxilio de duas educadoras. Durante as refeições, as professoras e educadoras estavam atentas, e auxiliavam as crianças a se alimentarem. A música esteva sempre presente em diversos momentos, desde a acolhida até a despedida. As crianças, demonstram interesse pelas cantigas, o recurso musical é utilizado com intuito de trabalhar, comunicação, oralidade, movimento e introduzir outros aprendizados. A rotina inclui atividades em sala de aula, atividades fora de sala, no parque externo, onde ficam diversos brinquedos e os alunos brincam livremente conforme demostram seus interesses, sempre auxiliados pelas professoras e educadoras, horários de refeição, higiene e descanso. O projeto pedagógico estimula e contempla todos os aspectos do desenvolvimento da criança, atendendo inclusive crianças com necessidades especiais, organização de tempo e espaço, faz manutenção e conservação dos equipamentos.  As salas de aulas são muito acolhedoras e o lúdico é bem presente. A leitura é realizada diariamente, os alunos demostram interesse e empolgação com as histórias infantis. Brincadeiras no parque, livres e dirigidas contemplando a psicomotricidade e cognição, o aprendizado é de forma lúdica e o brincar exerce uma importante função. Atividades com histórias estimulando a imaginação, brinquedos de encaixe, de montar, de cores e formas diversas, massa de modelar e outros brinquedos e ambientes que estimulam o faz de conta, foram utilizados nas atividades desenvolvidas. Em todas as atividades, as professoras mantiveram proximidade e acessíveis às crianças, estando atentas e sendo prestativas, conseguindo desta forma a atenção, organização e respeito dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (644 Kb)   docx (850.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com