TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE SUMARÉ LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  8/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  37.199 Palavras (149 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 149

FACULDADE SUMARÉ

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

                                                 Aluna: Fabiana Souza

                 Professor Orientador: Jarina Rodrigues Fernandes

ANO

2009/2011


Caracterização da Instituição.

1 – Caracterização Sócio – Econômica

Nome da Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Cairu

Endereço: Praça Araruva, 199 – Cidade Patriarca

Entidade mantedora: Prefeitura do Estado de São Paulo

Modalidade do ensino: Ensino fundamental Ciclo I e II e EJA

Horário de funcionamento: da 7:00 as 23:00

Profissionais responsáveis:

 Diretora Maria Fernanda de Oliveira Dias

Vice diretora 1º período – Rosali Ibani Danieli

                   2º período – Aparecida de Mattos Gomes da Costa

Coordenação – 1º Período – Arlete da Silva

                      2º Período – Pedro Edgar Notário

Secretária – Hosana Pimentel de Araujo Santos

Autorização de funcionamento: nº 0181 de 06/04/1981

A ESCOLA

A Emef. Visconde de Cairu, situada à Praça Araruva nº 199 Cidade Patriarca, foi fundada em 15-02-1960, inaugurada pelo Prefeito Excelentíssimo Senhor Dr. Adhemar Pereira de Barros. O bairro Cidade Patriarca foi formado em 1954 por trabalhadores humildes que foram chegando do nordeste para se estabelecerem na cidade de São Paulo.

Desde a sua fundação está unidade  escolar  foi uma das mais requisitada da região, tida como  modelo, por obter excelente método de ensino, e professores  qualificados.

         Inicialmente, o bairro contava com poucas escolas na região, todos os pais queriam que seus filhos fossem matriculadas na ESCOLA AGRUPADAS VISCONDE DE CAIRU, denominação da época. Para conseguir uma vaga, o responsável precisava passar uma noite inteira na fila, para garantir que seu filho tivesse uma chance de se matricular.

Aos pouco o bairro foi progredindo, algumas firmas se estabeleceram, tais  como a Blumas, pioneira em bombas hidráulicas, e muitas outras casas de comércio.

Hoje o bairro conta com Posto de Saúde, vários bancos  como: Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica, diversos comércio como supermercados, padarias, quitandas, locadoras, lojas de roupas, calçados, armarinhos, artigos para festa, feiras livres duas vezes por semana.

Com o crescimento do bairro, o progresso veio junto, ruas que antes eram de terra foram asfaltadas, água de poço passou a ser encanada, linha telefônica chegam à região, o trem, único meio de transporte, agora o bairro passa a contar com diversas linhas de ônibus e Vans, e finalmente em 17-09-1988 é inaugurado o Metrô Patriarca, impulsionando ainda mais o bairro. A partir daí o bairro vai tomando nova forma.

Casas vão sendo melhoradas, assim como o comércio, moradores simples sem muita condição vendem suas casas, para grandes construtoras que constroem vários sobrados de grande porte e mudam-se para bairros vizinhos.

         Os novos moradores,  são famílias de classe média, e assim o  bairro passa a classe média e a clientela da EMEF Visconde de Cairu passa a ser outra.

Os moradores do bairro já não procuram essa escola, pois estudam em escolas particulares, e a clientela passa a ser dos bairros vizinhos, e de quem mora no bairro pagando aluguel.

Mesmo assim a escola continua sendo requisitada pela nova clientela, por professores e funcionários pela grande facilidade de meios de transporte, e por estar próxima a Radial Leste e do Metrô. Em 1992 é implantada a  suplência,  e passa a funcionar no período noturno, incluindo o quarto período a escola, que até então era três.

A igreja  Santo Antonio fundada em 1955, um ano após ser inaugurado o bairro, também faz parte da comunidade.

O Circo Escola próximo do metrô, proporciona a comunidade oportunidade de atividades complementares, a alguns alunos da Emef. Visconde de Cairu, lá fazem  cursos  totalmente gratuitos, como informática, capoeira, ginástica olímpica e futebol.

Atualmente este é o  perfil sócio econômico da comunidade no entorno EMEF. Visconde de Cairu.

2 – Recursos Físicos e Materiais

2.1 – Edifícios Escolares

O prédio é feito de alvenaria, com piso térreo e 1º, 2º, 3º andares, um elevador para doze pessoas. No térreo funcionam oito salas de aulas, medindo (8mx8m), com dois ventiladores em cada sala e seis caneletas com duas lâmpadas cada uma,  em um espaço de (2m) entre elas, e duas lousas.

Na área  administrativas temos quatro salas, medindo (6x5), sendo uma para secretaria, uma para sala de coordenação pedagógica, outra para sala da diretora, e sala de professores.

Todas com um ventilador e tres caneletas com duas lâmpadas em cada uma. A sala dos professores medindo (8mx8m), com duas caneletas com três lâmpadas e um ventilador, uma  sala de informática medindo (8mx8m) com três caneletas com três lâmpadas cada uma e um ventilador.

A Unidade escolar conta com dois banheiros para funcionários, sendo um feminino e um masculino,  um com banheiro  para deficiente físico, com uma caneleta contendo uma lâmpada em cada banheiro, os banheiros medem (3mx2m) com dois Box (1,0m,5) cada um,  tem uma pia com uma torneira em cada um, e fraudario.

O refeitório de alunos com medidas de (10mx10) com quatro caneletas com três lâmpadas em cada, e o pátio com medidas de (10x15), com seis caneletas com três lâmpadas os banheiros de alunos com medidas de (5mx3m) com quatro Box cada um, sendo um feminino e outro masculino,  um adaptado para deficiente com três caneletas com dois lâmpadas cada uma, um lavatório com três torneiras. Os Box tem a medida de (1,0x1, 5) e o do deficiente (2mx3m). A cozinha com medidas (6mx6m), e duas caneletas com três lâmpadas,o refeitório de funcionários com medidas de (4mx4m) e uma caneleta com dois lâmpadas, dois pias com três torneiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (273.5 Kb)   pdf (825.9 Kb)   docx (168.3 Kb)  
Continuar por mais 148 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com