TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Estagio

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

  1. Missão da Escola
  2.  Identidade Formadora do Aluno

2. Clareza, Conceitual, Objetivos, Ações

3. Execução de Proposta

4. Modalidade de Ensino

4.1 Horário

4.2 Divisão do Espaço Físico

4.3 Quadro de Funcionário

5. Projetos Trabalhados Durante o Ano

6. Perfil da Comunidade

7. Relações de Trabalho e Convivência com Comunidade

8. Organização do Currículo

9. Processo de Avaliação

10. Organização do Tempo Escolar

11. Formação Continuada do Professor.

12. Plano de Avaliação da Instituição

13. Plano de Ação da Escola

14. Conclusão

15. Referências

 

 



  1. INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado na Escola Municipal “Júlio Cesar”, sendo uma instituição de ensino infantil, somando uma carga horária de cinquenta e duas horas Tendo desenvolvidas as atividades de observação, participação e análise documental, voltadas e relacionadas a reflexão critica do processo pedagogo. O estágio visa fortalecer teoria e a prática, baseado nos princípios escolar quantos aos aspectos de administração, planejamento e execução do trabalho realizado pelo gestor junto a comunidade e o Projeto Político Pedagógico. Ao realizar este trabalho junto a instituição tive oportunidade de analisar, observar e refletir sobre o processo educativo escolar e do papel do gestor. A organização e a gestão pedagógica constituem o conjunto de condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição no processo de escolarização.

A Escola Municipal “Júlio Cesar” tem uma responsabilidade em planejar e realizar um projeto educacional que contemple a criança em sua globalidade, como um ser em desenvolvimento, buscando a satisfação de suas necessidades básicas, respeitando seus momentos afetivos cognitivos e sociais. A escola assegura também a criança um espaço para desenvolver suas relações afetivas. Diante dessa realidade, tem passado por várias transformações para ser capaz de receber e educar seus alunos, com intuito de formar cidadãos participativos, reconhecendo seu papel dentro da sociedade e garantindo o seu desenvolvimento em todos os aspectos: cognitivo, moral e social.

A instituição investe num modelo de gestão participativa. Sendo assim a gestão prioriza a busca constante do desenvolvimento de todos os segmentos, para que possam contribuir e responsabiliza-se pela construção do processo de ensino e aprendizagem.

  1.  MISSÃO DA ESCOLA

Construção do conhecimento através de práticas pedagógicas desafiadoras, ressaltando a importância da relação família/escola. Busca pela autonomia intelectual e conscientização do papel do cidadão na sociedade. Missão da escola é proporcionar condições e oportunidade para o enriquecimento sociocultural a todos os educandos acolhendo as diferenças de raça, credo cultura, linguísticas e sociais a partir do lúdico em direção ao aprender, fazer e construir transformando os conhecimentos de forma criativa e desenvolvendo habilidades de pensamento crítico, capacidade de analisar e solucionar problemas preservando sua emoções, fantasias e seu modo de pensar.

1.2. IDENTIDADE FORMADORA DO ALUNO

A identidade do aluno que quer formar. Formar cidadãos que atuem e participem na construção de uma nova realidade, uma nova ordem social.

2. CLAREZA, CONCEITUAL, OBJETIVOS, AÇÕES

O P.P.P da escola tem como referencial sua realidade e a realidade de seus alunos, partindo do princípio de que a escola é um vínculo de educação e integração dentro da comunidade e, é resultado da intensiva discussão dos educadores desta escola, na busca da concretização de uma prática formadora que atendia as reais necessidades apresentadas pela comunidade de escolar.

3. EXECUÇÃO DE PROPOSTA

Toda a proposta esta embasada nos 4 pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a ser e na busca da construção do conhecimento e da cidadania é feito pelo próprio indivíduo, em interação com o meio e ocorre durante toda sua vida. Tem como proposta de trabalho o ensino através de projetos, onde um de seus elementos centrais é a incorporação da pluralidade de conhecimentos presente na dinâmica social, transformando vivências culturais reais e a escola em espaço de significativas.

4. MODALIDADE DE ENSINO

                         A educação infantil oferecida por esta instituição está organizada em três níveis, distribuídos de acordo com a faixa etária das crianças atendidas “nível I” crianças de 03 anos (Maternal III), “nível II” crianças de 04 anos (1º período) e ”nível IIIcrianças de 5 anos (2º período).

4.1. HORÁRIO

            Horário de Funcionamento das aulas

Turno Matutino

07h00min ás 11h00min

Turno Vespertino

12h30min às 16h30min

               Total de número de aluno 325

4.2. DIVISÃO ESPAÇO FÍSICO

10

Sala e 20 Turmas

01

Secretária

01

Brinquedoteca

01

Refeitório

05

Banheiros

01

Cozinha

01

Parquinho arvorizado

01

Depósito Matinal Didático

01

Depósito de Merenda

01

Depósito Vasilhames

01

Depósito Material de Limpeza

01

Almoxarifado

Pátio

4.3 QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

01

Diretora

01

Vice Diretora

02

Pedagoga

02

Auxiliar de Secretária

16

Professora        

04

Monitora

08

Auxiliar de Serviços Gerais

03

Vigia

5. PROJETOS TRABALHOS DURANTE O ANO

Socialização; carnaval; páscoa; conhecendo o corpo; mãe; literatura e arte; festa Junina; meio ambiente; pais; folclore; semana da criança; pátria; trânsito; animais; consciência negra; natal e demais datas comemorativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (177.4 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com