TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Presença da matemática na Educação Infantil

Por:   •  17/2/2018  •  Monografia  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

Presença da matemática na Educação Infantil

1.1-Introdução:

A matemática está presente em diversas atividades, ela é vivenciada em músicas principalmente no ato de decorar a letra, está presente na arte, em brincadeiras, histórias, organizar seus brinquedos, observar tamanhos e cores, etc.

1.2- Repetição, memorização e associação:

É comum a memorização de algarismos isolados, como ensinar primeiro o número “um”, depois o “dois” de uma maneira linear.

Alguns exercícios de escrita dos algarismos são: cópias repetidas de um mesmo numeral, enfeitar alguns algarismos, passar o lápis sobre numerais pontilhados, associar os números com alguma forma ou animal.

Acredita-se que dessa forma estamos construindo um conceito do numero.

1.3- Do concreto ao abstrato:

A manipulação de objetos proporciona uma melhor aprendizagem às crianças, o material concreto serve como um embasamento para conceitos matemáticos.

A adoção de materiais concretos deixa as aulas mais dinâmicas e participativas, alem de proporcionar o desenvolvimento da percepção e clareza nos raciocínios abstratos

Contagem: a partir de objetos concretos podemos ensinar a contagem para as crianças, dispor materiais iguais ou semelhantes de grande quantidade e estimular que a criança separe e conte de acordo com a sequencia numérica.

1.4- Atividade pré-numérica:

Geralmente as crianças com maior dificuldade no aprendizado da matemática quando maiores vêm de uma pouca escolarização aos ensinos pré-numéricos, como a correspondência, classificação e seriação.

A atividade pré-numérica ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e tem como finalidade a aquisição de comparar objetos, classificar e ordenar em diferentes critérios

  • Correspondência: A criança tem uma compreensão melhor da numeração e da representação de acordo com as noções corretas de correspondência.

Exemplo de atividades de correspondência: Mostrar que para seis crianças precisam-se de seis cadeiras, para duas crianças precisam-se de dois lápis, etc.

  • Classificação: Uma das principais competências para futuras aprendizagens matemáticas é o ato de agrupar objetos de acordo com suas diferenças e semelhanças, a criança deve ser adequada a classificar os objetos por suas características físicas, como seu tamanho, formato e cores.

Ela deve destacar propriedades comuns dos objetos, e saber reduzir e aumentar números.

Exemplo de atividades de classificação:  Classificar objetos em grupos, classificar alguns objetos de acordo com alguma propriedade física dela como por exemplo cores ou formatos.

  • Seriação: Depende do reconhecimento de atributos dos objetos (parecido com a classificação), a ordem depende do atributo dos objetos e do grau em que ele possui, por exemplo, se o atributo for cores ela varia do mais escuro para o mais claro, se for tamanho ela varia do maior para o menor, etc.

Exemplo de atividades de seriação: pedir para as próprias crianças se ordenarem do maior para o menor (em altura), pedir para as crianças colocarem as tintas da mais escura para a mais clara.

1.5- A Criança e a matemática

 

1.5- A criança e a matemática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com