TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino

Por:   •  9/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.869 Palavras (12 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

ALUNO

RA:

CIDADE

2018

SUMÁRIO

1.        REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS        3

1.1.        Educação? Educações: aprender com o índio        3

1.2.        O fax do Nirso        4

1.3.        A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)        4

1.4.        Uma pescaria inesquecível        5

1.5.        A Folha Amassada        6

1.6.        A Lição dos Gansos        6

1.7.        Assembleia na Carpintaria        7

1.8.        Colheres de Cabo Comprido        7

1.9.        Faça parte dos 5%        8

1.10.        O Homem e o Mundo        9

1.11.        Professores Reflexivos        9

1.12.        Um Sonho Impossível?        10

1.13.        Pipocas da Vida        10

REFERENCIAS        11

  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

  1. Educação? Educações: aprender com o índio

O texto inicia se inicia com a alegação de que “Ninguém escapa da educação”. De fato, tal afirmação é verídica, pois a educação como ato de educar é inerente ao ser humano, pode se observar as diferentes culturas, cada uma delas tem diferentes formar de educar, entretanto, todas educam suas futuras gerações.

Como visto no texto, há uma dialética contrastante entre o ponto de vista da educação do homem branco e a educação indígena. Quando retirou o jovem indígena de sua tribo e o escolarizou, houve uma quebra de aprendizado muito significativa para que este jovem pudesse retornar aos costumes de sua tribo, ou seja, ele deixou de passar por experiencias educativas inerentes a vida selvagem, tais como caça, coleta, resistência ao frio. Assim, como dito pelo índio em sua carta “Eles eram, portanto, totalmente inúteis”, pois, do seu posto de vista educacional, a tribo não necessita de jovem escolarizados, mas sim de jovem caçadores selvagens capazes de resistir as intempéries climáticas para conseguir prover alimento aos seus semelhantes.

Os índios das seis nações perceberam as diferenças culturais quando disseram: “Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração”, bem como a intenção dos brancos em inserir a sua educação na tribo para que pouco a pouco os dominassem. Entretanto, o índio se demonstrou muito sábio ao compreender isso e blindar sua cultura refutando o convide de inserir mais índios nas escolas. Dessa forma, no final de sua carta enfatiza que do seu ponto de vista a sua educação é melhor do que a dos brancos, pois disse “faremos, deles, homens”.

Mesmo uma nação tem diferentes educações, pois o próprio texto demostra isso: nas casas, nas ruas, nas igrejas, etc. Todas essas modalidades se caracterizam como formas de educação, ou seja, são capazes de modelar o ser humano. De certo, “Ninguém escapa da educação”, no entanto, há formas de educação que não são tomadas como corretas nos costumes. Quando uma pessoa diz  “falta de educação”, ela quer dizer que determinada pessoa não se molda a sua educação recebida, semelhantemente ao contraste apresentado no texto do índio x branco.

  1. O fax do Nirso

O texto nos mostra que na empresa quem que o “Nirso” trabalha o lucro é muito mais importante do que a formação do profissional, pois o gerente percebeu que aqueles erros de grafia, talvez poderiam afastar alguns clientes. Diante disso, levou sua preocupação ao presidente da empresa, entretanto, este ao verificar que o sucesso de vendas do seu funcionário que escrevia errado o exaltou ao demais, pois para ele não importa como o funcionário escreve e sim o lucro que ele rende para a empresa.

No entanto, atualmente, a postura do mercado de trabalha mostra-se contraria à adotada pelo mencionado presidente da empresa, pois o nível de escolaridade do país está aumentando e a mão de obra está mais qualificada, assim, as empresas costumam contratar as empregados mais qualificados do ponto de vista acadêmico.

  1. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Segundo o site Dicio, dicionário online de português, uma das definições a definição da palavra história é:

Reunião e análise das informações ou dos conhecimentos sobre o passado (...). disciplina escolar ou ciência que contempla essa análise. Sucessão dos acontecimentos ou fatos que caracterizam uma ação.

Como visto a história é definhada como uma sucessão dos acontecimentos ou fatos, assim, uma mesma história pode ter pontos de vistas diferentes, pois a percepção das pessoas de como os fatos ocorreram muitas vezes são diferentes. Sabemos que os estudos da História humana são relatos escritos de diferentes formas que foram achados por arqueólogos e com isso concretizado a sucessão dos fatos para criar uma história, a grosso modo podemos categorizar a história dessa forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (163.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com