TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Entre Leitura e Significado

Por:   •  27/2/2024  •  Abstract  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 2

A relação entre leitura e significado

Ler é um processo de construção de significado, não apenas de decodificação de palavras. O significado de um texto não reside apenas na palavra escrita, mas é construído pelo leitor através da interação ativa com o texto. Os leitores associam significado ao que lêem, combinando informações do texto com seu conhecimento, experiência e contexto anteriores.

Fatores que afetam a compreensão do texto:

• O conhecimento prévio do leitor pode influenciar a compreensão e interpretação de um texto. Os leitores usam seu conhecimento prévio para fazer conexões, fazer inferências e contextualizar informações no texto. O contexto em que um texto é lido, incluindo o contexto cultural, histórico e social, influencia a interpretação do texto. Palavras e expressões podem ter significados diferentes dependendo do contexto.

• A estrutura e organização de um texto, incluindo a ordem das ideias, a coesão do texto e a estrutura dos parágrafos, afetam a compreensão.

• Diferentes gêneros textuais (por exemplo, narrativo, argumentativo, expositivo) possuem características específicas que influenciam a interpretação. Os leitores devem familiarizar-se com os princípios de cada gênero.

• Ao escrever, é importante compreender a intenção do autor. Os autores utilizam diferentes estratégias retóricas para transmitir suas mensagens e os leitores devem reconhecê-las.

• Compreender o significado das palavras, frases e semântica é fundamental para a compreensão do texto.

A leitura como prática social:

A leitura ocorre dentro de um contexto social e cultural mais amplo. A interpretação de um texto pode ser influenciada pelas normas e valores da sociedade em que vive o leitor. A leitura muitas vezes envolve interação com outras pessoas, como professores, amigos e grupos de leitura, o que promove uma compreensão mais rica e contextual do texto.

Resumindo, de acordo com Leitura e Compreensão:

Quanto ao significado do texto, segundo Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias, a leitura é um processo ativo de construção de significado, influenciado por fatores como conhecimento prévio, contexto e texto, estrutura estrutural, gênero do texto, intenção do autor e interação social. A leitura não é uma atividade isolada, mas uma prática social, parte de um contexto mais amplo e moldada pela cultura e pelas experiências individuais e coletivas do leitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com