TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência no Esporte

Por:   •  9/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

É possível notar que, de forma clara, tem - se o esporte como uma atividade mundialmente conhecida e praticada, havendo diversas vertentes e incluindo todos os tipos de pessoas. Diante disso, no ambiente esportivo, apresenta - se, um grave problema social, que é a violência. A violência é produzida e reproduzida pelos esportistas, espectadores e dirigentes, mas não é algo que faz parte da natureza do ser humano, ela é fruto dos fenômenos gerados nos processos sociais, históricos e culturais.

Sendo assim, a violência pode se manifestar de diversos tipos, podendo ser,

física, verbal ou psicológica, incluindo discriminações tais como racial ou sexual, preconceitos ainda presentes na sociedade. Além disso, ela pode se manifestar quanto à diferença de gênero, onde os homens dominam o contexto esportivo.

A violência de gênero contra as mulheres no âmbito esportivo é uma pauta que vem sendo muito discutida, devido à um contexto histórico que impedia as mulheres de qualquer participação esportiva, por esse meio ser permeado de valores masculinos. Nos dias de hoje, mulheres que se envolvem no esporte, se tornam vítimas de questionamentos, de controvérsias, de preconceitos, de discriminações, e de estereótipos, que têm origem, muitas vezes, da família das próprias atletas, da mídia, e da sociedade em geral.

O futebol é o esporte com mais casos de violência no Brasil, muitas vezes causada pelas torcidas, num momento de extremo fanatismo, onde ocorrem atritos entre atletas, treinadores e juízes por conta da competitividade. Segundo o sociólogo Maurício Murad, um dos maiores especialistas brasileiros em esporte, revela que o aumento das mortes de torcedores durante partidas de futebol está diretamente ligado ao envolvimento de integrantes das torcidas com o crime organizado e ao acesso às drogas, à tecnologia e à internet.

Quanto á discrimação racial, pode se ter em pauta a questão do racismo no futebol nacional e internacional, cenário em que jogadores brasileiros são tidos como vítimas de forma recorrente. Essas situações podem ser manifestadas tanto verbalmente, quanto fisicamente, já tendo como ocorrido jogadores sendo chamados de “macacos” e tendo bananas atiradas em sua direção. Apesar de ser um crime que tem uma ocorrência tão constante no futebol, há uma grande omissão por parte das autoridades e muita falta de políticas eficientes antirracistas.

Quanto á discriminação sexual, há a ocorrência de casos de LGBTfobia, em que atletas sofrem por conta de suas sexualidades. No futebol masculino, práticas que perpetuam a violência à LGBTS vem sendo naturalizadas em competições, tais como cânticos homofóbicos, ofensas diretas aos jogadores - por suas atuações em campo serem consideradas insuficientes quando relacionadas à masculinidade, ou por falta de compreensão das falhas em campo.

Portanto, vale ressaltar que, apesar de estarmos numa sociedade onde mudanças e questões sociais estão sendo discutidas com maior frequência e de forma mais minuciosa, nota - se que a reprodução de atitudes violentas é extremamente presente, e tem aumentado cada vez mais. Diante disso, para o combate à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com