TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A arte da guerra

Resenha: A arte da guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

“A arte da Guerra” (Editora Átomo, 2008, 110 páginas), tradução feita a partir da primeira versão ocidental do escrito militar de Sun Tzu, revela em cada capítulo valiosos ensinamentos sobre estratégia. Sendo, na atualidade, grande inspiração para o mundo dos negócios e de grande valia às conquistas pessoais. Trata-se não somente de uma obra sobre artimanhas militares, mas também, uma obra filosófica, rica em sabedoria.

Em seu primeiro capítulo, o livro traz alguns fundamentos da arte militar, colocando cinco aspectos que devem ser determinados antes de empreender qualquer ação: a Doutrina (garantindo unidade de pensamento), o Céu (tem sentido amplo, englobando a astronomia, a metereologia, e a climatologia), a Terra (em relação ao conhecimento sobre geografia, hidrografia, entre outros), o General (a moral, a justiça, e o amor, são qualidades que caracterizam um general digno) e a Disciplina (no sentido de eficiência organizacional). Este capítulo revela que o conhecimento das virtudes e fraquezas dos aliados é tão importante quanto o dos inimigos. E que a distribuição de recompensas aos seus, fará com que os oficiais ao se sentirem admirados, sirvam ao general mais por prazer do que por dever. Outro ponto importante deste capítulo indica que jamais se deve atacar um inimigo mais poderoso que você, e que dissimular a condição de seus homens é importantíssimo, à medida que, ao considerar o seu grupo fraco, o inimigo ataca imprudentemente.

O segundo capítulo ressalta advertências como a de não protelar a batalha, pois corre-se o risco de ter seu equipamento envelhecido, além disso, é sugerido que se tenha sempre disponível valores para pagamentos à tropa, e que estes sejam feitos rigorosamente em dia. Sun Tsu ainda recomenda tratar bem os prisioneiros inimigos, para que se sintam melhor contigo do que com a sua própria pátria ou campo. Assim, como foi possível verificar já nos dois primeiros capítulos, a faculdade intelectual do homem é decisiva na guerra. Apesar de o livro tratar de uma escritura tão antiga, nenhuma obra é tão atual quanto esta quando se pensa na guerra do mundo dos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com