TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE QUESTÕES DE FUNÇÃO DO 1º GRAU

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS: FUNÇÃO DO 1º GRAU

Jéssica Laiz Sena do Carmo[1]

Juliana Rayanne Silva dos Santos[2]

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma análise de três livros didáticos do ensino médio, apontados pelo PNLEM 2015, com enfoque no conteúdo de função do 1º grau. O livro didático é um importante suporte de conhecimentos e de métodos para o ensino, que atua como um guia para o professor no processo de planejamento das aulas e como orientador para que o aluno promova uma autoaprendizagem. O livro didático de matemática, por sua vez, merece uma atenção maior em sua elaboração visto que a matemática é vista como uma matéria considerada complexa e abstrata pelos alunos, por este motivo, é fundamental que estes livros estejam adequados aos conhecimentos e realidade dos mesmos.

Palavras chave: Educação Matemática; Avaliação da aprendizagem; Análise de Livros Didáticos; Função do 1º grau.

  1. Introdução

O livro didático é um dos importantes recursos no processo de ensino e aprendizagem atuando tanto como auxílio para o professor durante o planejamento de sua aula como também um instrumento de autoaprendizagem para o aluno. Com o propósito de contribuir para uma aprendizagem mais significativa, visando acompanhar as novas dinâmicas em sala de aula, estes livros acabam passando por inúmeras transformações, em vista disso, fica clara a necessidade de analisar estes Livros Didáticos.

Para a análise de livros didáticos de matemática na Escola Média devemos levar em conta três componentes básicas desse ensino: Conceituação, Manipulação e Aplicação. Em seguida, é importante observar a qualidade didática do livro no que se refere à apresentação rigorosa dos conceitos em consonância com uma correta transposição didática dos mesmos por meio de contextualizações que de fato façam sentido a quem o lê.

No currículo escolar de matemática a aritmética é trabalhada desde as séries iniciais até o 6° ano, adaptando os alunos a pensarem de forma intuitiva e objetiva, quando se chega ao 7° ano , 6ª série, os discentes deparam-se com o estudo da Álgebra, sendo um conteúdo com maior dificuldade de ser explicado pelo docente, por ser entendido como um cálculo literal ou generalização da aritmética. Os livros didáticos tornam-se um dos maiores aliados dos professores quando bem estruturados, eles tem o papel de fazer um elo entre professor, aluno e os conteúdos a serem estudados

Importância de se analisar livros didáticos

Quais as dificuldades no conteúdo de função do 1º grau?

        Deste modo, este artigo se justifica porque acreditamos ser importante analisar os erros e dificuldades dos alunos em resolver questões envolvendo polinômios tais dificuldades são apontados nos estudos Bertoli e Schuhmacher (2013), Moraes e Onuchic (2011) e Ibrahim e Resende (2013), sendo a seguinte questão o problema da nossa pesquisa: Quais os erros que os alunos do 8° ano do ensino fundamental apresentam sobre o conteúdo de polinômios?        

  1. Referencial teóricos sobre função do 1grau
  2. Procedimentos Metodológicos

Estudos sobre a análise praxeológia

  1. Análise dos resultados

Quantidade de ex por cap

Focar em técnica e tarefa em relação ao aluno.

Resolvidos e propostos.

ANÁLISE PRAXEOLÓGICA

Questão: Determinar a lei da função que é do tipo f(x)= ax+b e calcular f(2), sabendo que f(1)=2 e f(3)=8.

Dividiremos a questão por tarefa para fazer a análise praxeológica onde temos:

Tarefa1: Determinar a função f(x) da forma ax+b, e Tarefa2: Calcular o valor da função f(x) = ax+b, quando x=2.

Tarefa1: Determinar a função f(x) da forma ax+b.

Resolução:

[pic 1]

Técnica1: Encontrar o valor de x quando f(1)=2, sabendo que f(1)=2, temos que x=1; sabendo que pela definição a função polinomial do 1o grau é da forma ax+b, então substituindo x=1, temos a.1+b, logo a+b=2, temos nossa 1a equação.

Encontra o valor de x quando f(3)=8, sabendo que f(3)=8, temos que x=3; pela definição a função polinomial do 1o grau é da forma ax+b, então substituindo x=3, temos a.3+b, então temos 3a+b nossa 2a equação.

Organizamos a as equações para resolver o sistema temos:

a+b=2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (238.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com