TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOIO ÀS ATIVIDADES DIDÁTICAS DA DISCIPLINA FÍSICA

Por:   •  12/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

APOIO ÀS ATIVIDADES DIDÁTICAS DA DISCIPLINA FÍSICA 1 - MECÂNICA

   O projeto de monitoria da disciplina física 1 teve como principal foco apresentação de problemas em física(mecânica) selecionados, apresentação de uma teoria ou formalismo e então a solução dos problemas utilizando o mesmo formalismo.

   Quando aprendemos algo novo em física ou em matemática, em grande parte dos casos nosso novo conhecimento estará associado de alguma forma a um conjunto de outros conceitos e ideias dentro da física e da matemática. Por exemplo, quando se começa a estudar a cinemática precisamos ter em mente o conceito matemático de uma função. Sendo assim, o monitor tem um papel muito importante de identificar em cada colega a ausência de determinados conhecimentos, coisa que um professor provavelmente não conseguiria fazer devido ao pequeno contado e interação entre ambos, tendo identificado isso, o monitor pode auxiliar o colega, ensinando esses conceitos ou mesmo indicando livros ou apontando esta falha para que o estudante possa preencher esta lacuna.

  Em determinados casos (em minha experiência como monitor eu diria grande parte),  o colega que procura monitoria tem grande dificuldade em se contextualizar em problemas do livro ou em listas de exercícios, mesmo que em alguns casos o estudante consiga explicar muito bem a teoria física e demonstre domínio, ele não consegue seguir em frente em determinados problemas. Parece existir um grande distância entre conhecer uma teoria física e associá-la ao mundo real, e isso parece um ponto bem sutil.

      O que eu pude concluir é que na verdade esses alunos não conhecem os conceitos com a necessária profundidade, eles tem o conhecimento de muitas ou quase todas as premissas usadas na teoria, mas parece que tudo é memorizado e as premissas são vazias e com pouca relação entre si, evidência disso é que se você bolar um problema ou uma pergunta totalmente diferente dos exercícios e problemas que os alunos estejam acostumados, eles simplesmente agarram, não conseguem nem iniciar o problema.

   Tendo o problema identificado, devemos tentar descobrir as causas dele, e assim tentar encontrar soluções para um aprendizado melhor. Eu pude supor possíveis causas, a primeira delas e não mais importante que as outras, seria o desinteresse do aluno na disciplina uma vez que a mesma não é voltada para o curso do estudante, alunos de matemática e química tendem a não gostar muito de física por jugarem não tão importante para seus  cursos, por exemplo.

     Uma segunda causa e que acredito ser a mais importante, é uma cultura universitária de lançar aos alunos imensas listas e na maioria das vezes basear a prova nessas listas, seja colocando questões de listas em provas ou questões de mesmo nível e análogas, isso pode ser a grande causa dessa busca incessante do estudante por mecanicidade na solução de problemas na física, muitas vezes os estudantes começam a resolver exercícios antes mesmo de terem a teoria bem consolidada consigo, o que parece loucura!

       E uma terceira causa seria dificuldade em conseguir ler e interpretar um problema, é possível que o estudante não consiga abstrair o problema e por isso não siga em frente, evidência disso é o auto índice de analfabetismo funcional entre estudantes universitários conforme aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro[1].

 

      Soluções para esse problema dadas as causa seriam bem simples, um passo seria em evidenciar através de problemas complexos ou mesmo através de aplicações da relação da disciplina com o curso do aluno, isso seria uma solução para a primeira causa. Para a segunda causa a solução também é simples, eu não diria que os professores devessem parar de deixar listas aos alunos, mas essas listas devem ser pequenas e bem elaboradas, para que o próprio estudante possa escolher exercícios para trabalhar seu aprendizado, e então nas provas serem cobrados exercícios totalmente diferentes e que estimulem o aprendizado. Para a terceira causa estimular a leitura pode ser uma ótima solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com