TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Artigo: ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

“Lembro-me das aulas artísticas como a melhor fase do meu aprendizado, pois foram nelas que mais me diverti e me senti capaz de ir além. Descobria a cada traço do desenho, ou a cada molde com argila, que eu poderia chegar mais longe, só bastava interesse e criatividade.”

Rosana Bignardi

“Lembro das atividades feitas especialmente para datas comemorativas, por exemplo, páscoa, dia das mães e dia dos pais, dia das crianças, onde tudo era feito com muito carinho para que pudéssemos presentear alguém querido.”

Ana Paula Simões da Fonseca

“Lembro que sentávamos em círculos, todos os alunos, para cantarmos cantigas ou para fazermos brincadeiras como “passa anel” ou “corre Cotia”. Nos divertíamos muito e desenvolvíamos estratégias para descobrir quem foi o escolhido da vez e interagimos com todos os participantes.”

Ednéia Cristina Venâncio

As aulas de educação artística sempre foram, para nós, muito interessantes. Os professores sempre nos surpreendiam com aulas práticas utilizando materiais como argila, papel crepom, garrafas plásticas, barbantes, jornais, giz de cera entre outros.

Sendo assim, conseguíamos favorecer o desenvolvimento da expressividade e da criatividade, fazendo surgir novas ideias e maneiras de trabalhar a arte para atingir o tema proposto pelos professores.

O objetivo das atividades era explorar a criatividade dos alunos, fazendo com que ele transmitisse suas emoções, suas vontades e seus sentimentos, estimulando a trabalhar grandes obras artísticas e sua verdadeira essência.

“Quando a criança pinta, desenha, modela ou constrói regularmente, a evolução se acelera. Ela pode atingir um grau de maturidade de expressão que ultrapassa a medida comum. Por outro lado, a criação artística traz a marca de uma individualidade, provoca libertação de tensões e energias, instaura uma disciplina formativa, interna de pensamento e de ação que favorece a manutenção do equilíbrio tão necessário para que a aprendizagem se processe sem entraves, e a integração social sem dificuldades.” (BESSA, 1972, p. 13)

Através da educação artística a criança realiza desejos, satisfaz necessidades e consequentemente conhece o seu próprio EU.

O papel da Arte na Educação Contemporânea

A arte contemporânea é a arte que trabalhamos hoje. Atualmente temos mais suportes para expressar nossas ideias. Materiais renováveis é um bom exemplo de suporte, pois leva o espectador a ter uma nova percepção das coisas ao seu redor, despertando seu lado crítico e refletir na realidade em sua volta.

A arte contemporânea se torna cada vez mais importante no cenário mundial, pois propicia situações diversas de ensino, provoca o olhar do aluno, tem a capacidade de gerar discussões e confrontar ideias que só contribui para a sua cultura e sento crítico.

• Artes Visuais: favorecem compreensões mais amplas para que o aluno desenvolva sua sensibilidade, afetividade, seus conceitos e se posicione criticamente.

• Música e Dança: o aluno exercita a atenção, a percepção, a colaboração numa forma de integração e expressão individual e coletiva.

• Teatro: no processo de formação da criança o trato cumpre não só a função integradora, mas lhe proporciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com