TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Por:   •  24/3/2017  •  Resenha  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCN

De acordo com os PCNS os alunos do ensino fundamental devem  ser capazes de:

Compreeender sua cidadania e a participação nela, exercer seus direitos e deveres políticos, havendo no di-a-dia soliedariedade, tambem tendo a cooperações e repúdios ás injuestiças, respeitando a todos e exigindo de si o próprio respeito.

Ter uma posição crítica, construtiva nas diversas situações sociais,usando o dialogo para mediar conflitos e também tomar algumas decisões de modo coletivo.

Adquirir conhecimento algumas caracteristicas fundamentais do Brasil nas dimenções sociais, com materiais e a cultura para conseguir construir progressivamente a noção de identidade pessoal e sentido de pertinência ai País.

Desenvolver  conhecimento ajustado para si mesmo e se sentir confiante em suas escolhas, seja elas , afetiva, física, cognitiva, ética, estética, na busca de mais conhecimento e também no ecercício da cidadania.

Conhecer e cuidar do seu próprio corpo, obtendo varios hábitos saudáveis, como um dos asectos básicos para a qualidade de vida e agindo como responsabilidade em relaão a saúde.

Usar mais linguagem, verbal, gráfica, plástica e corporal, como meio de espressão e comunicação de suas idáias , usufruindo das produções culturais com o contexto público e privado, atendendo as diferentes situaçõesde sua cominicação. Saber utilizar algumas maneiras de comunicação e recursos tecnologicos,para construir  mais conhecimento.

 Saber utilizar fontes de informações etambém rescursos de tecnologia para adquirir e construir cada vez mais conhecimento.

Perguntar sobre  a realidade criando varios problemas e depois tentar resolve-los de maneira mais fácil, usar o pensamento lógico para isso, a criatividade, sua intuição, capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando adequações.

A Educação Física tem aspectos corporais e que são evidentes, de facíl observação , a aprendizagem esta vinculada com a experiência vivenciada na prática, o aluno é como um todo em aspectos , afetivos e corporais que estão relacionados com todas as situações.

Trata-se de como a pessoa usa as habilidade e métodos pessoais dentro da linguagem e estilo pessoal, dentro do contexto social, por um gesto temos diferentes conclusões e significados conforme a intenção de quem esta realizando a situação em que ocorre. Como podemos citar, chutar é diferente no futebol, na capoeira, na dança e na defesa pessoal, na maneira que é utilizada em ocasiões diferentes e em contextos específicos, neles que á habilidades de chutar deve ser apreendida de exercitada. É nescessário que o individuo conheça a natureza e suas caracteristicas , cada ação corporal, são socialmente construidas de maneira valorizada, para que possa organizar e utilizar sua motricidade nas expressões  de sentimentos e emoções significativas.

Aprender a se movimentar em o objetivo principal do planejamento, expermentar, avaliar, ter alternativas, coordenar ação do corpo com objeto no tempoe também no espaço, interagir com varias pessoas, uma série de procedimentos cgnitivos que devem ser fornecidos e considerados no processo de indissociavel,alguns casos, essa ação consegue processar em frações de segundos, paracendo quase imperceptivel, a própria pessoa.

Muito importante lembrar que as situações de ensaio e de aprendisagem tenham instrumentos de registro, reflexão e discussão sobre a sua experiência corporal,em grupos ou estategicamente que  dentro da pática cultural corporal oferecem ao determinado aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com