TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS 5º Semestre

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Unidade Belo Horizonte campos 1, Curso Pedagogia

Disciplina: PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

        RA: 7581596691 Camila Guedes Vidal;

        RA: 8324777529 Evelyn Hana da Silva;

RA: 1299742885 Priscila Graziela A. de Carvalho Melo.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - RELATÓRIO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I” sob orientação da professora: “Ma. Glauce Soares Casimiro”; Tutora Presencial Polo Próprio: “Vânia Lúcia Gurgel do Amaral” e Tutora a distância: “Vânia Lúcia Gurgel do Amaral”.

Belo Horizonte/MG 2014

Sumário

INTRODUÇÃO        

1- ETAPAS DE UM PROJETO EDUCACIONAL E SUAS FINALIDADES        

1.1- Nome/Titulo        

1.2- Público-alvo        

1.3- Justificativa:        

1.4- Objetivos gerais e específicos:        

1.5- Duração/Cronograma:        

1.6- Desenvolvimento:        

1.7-Avaliação:        

2- A IMPORTÂNCIA DE CADA ETAPA E SUA RELAÇÃO COM A TRANSDISCIPLINARIDADE        

3- PROJETO ESCOLAR        

4- Projeto Meio Ambiente        

5-Considerações Finais do Projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”        

6. CONCLUSÃO        

7.  REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICA        


INTRODUÇÃO

Este trabalho descreve as etapas de um processo educativo, que parte de uma concepção de criança como cidadã, capaz de investir na construção de valores e atitudes como solidariedade, cooperação, autonomia e respeito ao bem comum, contribui para a consolidação de uma pedagogia da educação atual, preocupada com as circunstâncias e situações do cotidiano e das relações em que estão envolvidos educadores, crianças e famílias.
Um projeto político pedagógico que ultrapassa uma mera elaboração de planos, é a materialização da nossa reflexão crítica enquanto educadores, portanto, decidimos enfrentar este desafio neste projeto, buscando algo que possibilite a efetivação da intencionalidade do espaço educacional.

1- ETAPA DE UM PROJETO EDUCACIONAL E SUAS FINALIDADES

1.1- Nome/Titulo: Deve dar uma ideia clara, conciso e abrangente sobre o que será desenvolvido no projeto.

1.2- Público-alvo: Descrever a idade e o ano de escolaridade dos alunos em que será aplicado/ministrado o projeto.

1.3- Justificativa: Resulta em justificar o titulo e a importância do projeto, ou seja, por que ele foi desenvolvido e suas finalidades.

1.4- Objetivos gerais e específicos: Os objetivos gerais são os alvos de maior abrangência e os objetivos específicos é um detalhamento do objetivo geral. Quando reunimos todos os objetivos específicos, devemos chegar ao objetivo geral do projeto.

1.5- Duração/Cronograma: Resulta da organização do projeto em relação ao tempo que será necessário para cada etapa/passo das atividades propostas e o inicio e fim de projeto.

1.6- Desenvolvimento: É o momento em que se criam as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas na problematização.

1.7-Avaliação: Tem como objetivo avaliar o aluno para saber o que ele aprendeu com o projeto. Está avaliação pode ser feita de forma qualitativa e/ou quantitativa.

2- A IMPORTÂNCIA DE CADA ETAPA E SUA RELAÇÃO COM A TRANSDISCIPLINARIDADE

        Um projeto e realizado para tornar uma ideia em realidade. Desenvolver um projeto, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar algumas linhas de ação em relação a algo que desejamos alcançar. Para isso são seguidas algumas etapas, não havendo modelo único para sua elaboração: tema, título, Justificativa, público-alvo, objetivos gerais, objetivos específicos, cronograma, desenvolvimento, avaliação, coleta de informação e seleção de matérias necessárias para a execução das diversas fases do projeto educacional.

        Para se iniciar um projeto se deve pensar bem no tema, pois são amplos e podem abrir várias possibilidades de abordagem. Assim, se não focalizar o que se deseja, delimitando as questões e definindo os pontos principais a serem enfocados, correrá o risco de se atrapalhar com o objetivo do projeto. Já na escolha de um título devem-se envolver os alunos tanto quanto possível, dando-lhes a liberdade de escolha do título. Os alunos, com certeza, irão adorar criar nomes para os projetos.

        Outra etapa muito importante e saber e conhecer a turma com quem irá trabalhar o projeto. Respeitar as características dos alunos, como, por exemplo, sua faixa etária, ano de escolaridade, o nível de desenvolvimento mental, suas culturas e seus estados emocionais. Deve-se, respeitar estas características para que se tenha sucesso com os resultados e objetivos. Antes de lançar os objetivos é importante justificar sua escolha do tema, título e o que se deseja alcançar com este projeto, ai sim é hora de descrever os objetivos gerais e específicos. Objetivo geral é o foco principal do projeto, deve começar com verbo, que tem sua terminação sempre em ar, er ou ir. Este objetivo deve ser descrito de modo claro e sucinto o que realmente deseja atingida e obter com o estudo. Já o objetivo específico é um detalhamento do objetivo geral, deve mostrar aspectos e ações detalhadamente. Assim como o objetivo geral usa o verbo no infinitivo o específico também. Alguns verbos utilizados é o saber, conhecer, explicar, identificar, aprender, compreender, selecionar, classificar etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com