TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao Da Producoes E Operacoes

Pesquisas Acadêmicas: Administracao Da Producoes E Operacoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  3.967 Palavras (16 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 16

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em elaborar um Relatório que contemple o desenvolvimento de um Plano de Produção, sendo que o principal objetivo será a busca de soluções para excelência no atendimento aos setores internos e, consequentemente, aos clientes e fornecedores da empresa estudada.

O desafio irá abordar aspectos referentes à Administração de Produção, seu histórico, conceitos básicos, a função produção e como ela é tratada hoje no País.

O Conhecimento dos participantes do grupo é essencial para que todos adquiram as competências, habilidades irão aprender a reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos requeridos na atuação profissional em diferentes graus de complexidade no processo de tomada de demanda

Acreditamos que com este trabalho, irá permitir o entendimento dos conceitos e das técnicas de planejamento e controle de projetos, sendo importante o trabalho em grupo para o desenvolvimento do assunto.

2. SISTEMA DE PRODUÇÃO

Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interrelacionados que interagem no desempenho de uma função. Os sistemas de produção são exatamente isto, conjunto de elementos pertencentes a produção de um bem ou serviço que interligados entre si chegam a um resultado final. Também dizem respeito a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços, com características diferentes de volume e variedade. Os processos que tem como resultado um produto, são chamados de processos de conversão, uma vez que mudam a estrutura, formato ou composição inicial da matéria-prima. Já o que originarão um serviço, processos de transferência, pois há transferência de conhecimento, know-how e/ou tecnologia. Existe um modelo genérico para descrever qualquer tipo de sistema de produção, que consiste em entradas, o processo de transformação em si e a saída. As entradas de um processo são divididas em dois tipos de recurso: os recursos transformadores e os de transformação. Os recursos a serem transformados são materiais, informações e consumidores. Os recursos de transformação são compostos por instalações (prédios, equipamentos, tecnologia) e funcionários (pessoas que operam as instalações). Os insumos que são recursos a serem transformados diretamente em produtos, podem ser classificados em três categorias:

• Insansumos Externos - São aqueles que possuem caráter de informação e fornecem dados sobre as condições externas ao sistema de produção, tais como informações sobre: política; legislação; economia; sociedade; tecnologia; insumos de mercado - também possuem caráter de informação, no entanto, fornecem informações sobre: concorrência; produtos; desejos dos clientes;

• Insumos Primários/Recursos Primários - São os insumos que sustentam diretamente a produção e a entrega de bens e serviços, podendo ser públicos ou não, tais como: Recursos Físicos – Máquinas, Equipamentos, Matérias – primas, Recursos Energéticos e Recursos Naturais;

• Recursos Humanos; Recursos Econômicos - Financeiros; As saídas são basicamente duas: fabricação ou manufatura de produtos, quando se trata de uma saída tangível, que pode ser estocada e transportada ou geração ou prestação de serviço, quando a saída é intangível, consumida simultaneamente com a sua produção, onde é indispensável a presença do consumidor e não pode ser estocada ou transportada.

3. CONCEITO E FUNÇÃO DO PLANEJAMENTO

Pode ter perfeitamente um bom número de definições e de conceitos, entre eles:

a) Planejamento é uma base de gestão de funções que implica a formulação de um ou vários planos detalhados para conseguir um perfeito equilíbrio entre o que se quer e o que se pede, ou seja, equilíbrio entre as necessidades e as demandas com os recursos de que se dispõe.

b) Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe; organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo; planejamento dirige e controla todos os passos na sequencia apropriada.

c) Planejamento também se define o controle da elaboração de um processo através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir um fim. Sem planejamento é quase impossível conseguir objetivos ou terminar um projeto serio que envolve muitos passos que tem que ser detalhados, com planejamento prévio, o que dá um nível elevado de garantia para que um projeto ou trabalho tenha êxito ou sucesso.

Quando se usa o planejamento, temos que saber que deve funcionar exatamente como foi planejado e organizado dentro processo que envolve o mesmo. Quando se planeja, deve-se ter paciência e tranquilidade para poder executar todos os passos do processo e não inventar coisas que fujam do processo ou que não forma parte do planejamento. Se deve planejar antes sobre papel; relacionar tudo o que se quer fazer de antemão, quando e como se vai realizar cada passo. Não improvisar e antecipar todas as probabilidades que podem gerar o planejamento.

Se usarmos o planejamento nesses termos, as possibilidades de que um projeto funcione são de uma grande porcentagem. Se usarmos conscientemente o sentido mais amplo desse termo e aplicamos na hora de realizar um projeto e finaliza-lo, nossas oportunidades de êxito crescem e nos dão a segurança de que as coisas só poderão sair da melhor maneira possível. Um bom começo, meio e fim.

4. A EMPRESA

Gerente operacional: José Faustino de Aquino

Ótica Boa Visão Ltda.

Rua General Osório 1039, Campinas – São Paulo

4.1. Sobre a Empresa.

A Ótica Boa Visão é uma empresa que atua na confecção de óculos. Interpreta receitas médicas e as prepara fielmente, orientando na escolha correta das armações, óculos de sol e lentes, observando as características faciais. Dominando o uso de instrumentos ópticos para tomadas de medida e confecção das lentes, considerando ainda as especificações técnicas fornecidas pela indústria e/ou laboratório.

Fornecemos ainda a manutenção em perfeitas condições do uso de óculos corretivos e solares, mantendo-se sempre atualizada no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com