TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agentes Extintores

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Agentes Extintores

Os agentes extintores são instrumentos de primeiros socorros portadores de substâncias que, ao contato com o fogo, o extinguem. Estas são, como por exemplo: a água, o gás carbônico, o pó químico seco(PQS) ou espumas mecânicas ou químicas. Porém, os diversos tipos são eficazes apenas para restritos tipos de incêndio.

Esses instrumentos podem ser classificados quanto ao gênero, sendo portáteis ou sobre rodas, ou como dito anteriormente, quanto ao agente extintor. Em seu interior, são compostos por dois agentes: Um deles, extintor e outro que funcione como propulsor.

Extintores de água são recomendados em casos de incêndio classe A, onde extinguem devido ao resfriamento e abafamento. O pó químico seco(PQS) é indicado para casos do tipo B e C, onde agentes como bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio, ureia-bicarbonato de potássio e fosfato de amônia, misturados a outros aditivos ocasionam no abafamento da chama. O pó químico especial (PQE) é utilizado em incêndios de classe D e composto por cloreto de sódio, grafite seco, cloreto de bário ou monofosfato de amônia. No extintor de Espuma Mecânica, a espuma é gerada pelo batimento da água com o líquido gerador de espuma e ar, sendo expelida ao acionamento do gatilho, exclusivamente em casos de classes A e B. Os de gás carbônico são eficientes tanto em casos de classe B e C quanto em materiais que contém oxigênio.

Todos estes devem ser instalados e mantidos sobre o piso ou na parede, tendo suas devidas sinalizações (1m² de área da cor vermelha, além da placa indicando sua finalidade), possuírem rotulação, identificação quanto a data de manutenção e regularização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com