TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antecedentes psicologicos da psicologia cognitiva

Por:   •  15/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Antecedentes Psicológicos da Psicologia Cognitiva

Estruturalismo

O estruturalismo foi a primeira grande escola de pensamento na psicologia, acaba por tentar entender a mente e suas percepções pela análise das mesmas e os componentes constitutivos.

Funcionalismo

O funcionalismo tenta entender o que as pessoas fazem e por que Faz. Este problema principal está relacionado com Estruturalistas que querem saber qual é o conteúdo (Estrutura) Pensamentos humanos.

Associacionismo

O Associacionismo investiga como eventos e ideias estão conectados e fornecem aprendizado na mente.

Por exemplo, a associação pode ser por meio de continuidade (tende a seguir ao mesmo tempo ou quase simultaneamente), semelhança (tópicos semelhantes ou quase) ou contraste (associar assuntos que parecem apresentar o oposto um do outro exemplo: Luz/Escuridão, Amor/Ódio, alegria/tristeza).

Do Associacionismo ao behaviorismo

Outros pesquisadores contemporâneos de Thorndike conduziram experimentos para estudar a relação com estímulos animais. Diferente daqueles usados ​​por Thorndike e seus membros.

 Alguns desses pesquisadores, como Thorndike e outros associacionistas, estudaram as respostas voluntárias. Outros estudaram respostas de gatilho que reagem involuntariamente a eventos aparentemente externamente relevantes.

Críticas ao behaviorismo

Alguns psicólogos rejeitam o behaviorismo radical. Eles são curiosos sobre a mente que está naquela misteriosa caixa preta(mente).

Aprender não é apenas por causa de recompensas diretas pelo comportamento. Também pode ser social, derivado da observação de recompensas ou punições dadas. Nós lideramos pelo exemplo. Este tipo de aprendizagem social é considerado aberto Um método para verificar o que está acontecendo na mente do indivíduo.

Critica infundada

Psicologia da Gestald

Afirma compreender melhor os fenômenos psicológicos durante a observação. Eles gostam de tudo organizado e estruturado. De acordo com esta visão, não se pode decompor fenômenos em menores partes e compreender totalmente.

De acordo com a perspectiva gestaltista “o todo e diferente da soma de suas partes”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com