TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do texto: Quem matau aparecida.

Por:   •  20/6/2015  •  Resenha  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

O texto de Ferreira Gular começa introduzindo o leitor no universo de Aparecida, uma menina que morava em uma favela e avistava de longe o mundo dos ricos. Com o decorrer da história, fica mais claro e aparente o grande contraste social que rodeia a menina. Quando moça, aparecida desejava uma criança, sem nem mesmo saber as consequências que isso traria. E seduzida pela ideia, ela é molestada pelo Dr. Vinha. A partir daí, a sua infância é tomada e sua vida desmorona, pois devido ao ódio de dona Rosa, Aparecida perde o emprego e é presa pela polícia, acusada por algo que não tinha feito.

Depois de sair da cadeia, por estar grávida, Aparecia não encontrava emprego algum, e não tendo outra alternativa, acabou entrando na prostituição e, para sobreviver, ficava noites inteiras rodando pelo Leblon. Nessa vida de dor e luta, Aparecida conhece Simão, mostrando a ela que a vida poderia ser bela, mesmo sendo ambos favelados. Os dois se uniram e se ajudaram, construindo uma vida melhor.

Mas houve um trágico dia que pôs fim à felicidade de Aparecida. Foi quando Simão, após participar de uma greve, não retornou por ter sido detido pela polícia, e ninguém sabia o que ocorreu com ele. Então Aparecida e seu filho ficaram dias e noites sem o sustento de Simão, que era operário de uma usina e ganhava muito pouco, menos que um salário mínimo, mal dava para comer e era a única fonte de sobrevivência para a família. Logo o filho de Aparecida morreu faminto e ela ficou muito tão triste e desesperada com o ocorrido que, sem pensar, Aparecida derramou álcool em suas vestes e ateou fogo em si mesmo, colocando um fim na vida de sofrimento e miséria que por 15 anos ela passou.

Fazendo-se uma análise da situação retratada no texto de Ferreira Gular, percebe-se as mazelas que afligem meninas como Aparecida que sofrem por não terem melhores condições de vida e acabam perdendo um pouco da sua inocência a cada dia, sendo obrigadas a amadurecer antes do tempo. No universo do texto, Ferreira Gular mostra um mundo impiedoso que trata o pobre como um ninguém, e expõe crianças a situações que nem mesmo adultos deveriam passar, como exemplo temos o momento em que Aparecida entra no mundo da prostituição onde a vemos lutando pela sua vida e a do filho. No decorrer da história vê-se um momento em que a vida melhora para Aparecida, mas como dito antes, o pobre no mundo não tem felicidade perpétua, e de repente somos apresentados a imagem do desespero e ao fim da esperança, pois após uma série de desventuras, a morte pareceu uma amiga melhor que a vida aos olhos de Aparecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com