TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicabilidade na Educação Matemática: tendência no processo ensino aprendizagem

Por:   •  27/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

Aplicabilidade na Educação Matemática: tendência no processo ensino aprendizagem

Larissa Da Silva Fernandes De Borba¹

RESUMO

A didática é o termo na qual o procedimento cujo objeto é instruir pelo ensino, desta forma tende a finalidade desenvolver no individuo as habilidades cognitivas para torna-las criticas e reflexivas. E sua finalidade apela pela memória e principalmente pelas exposições que o professor exerce,e é dever do professor garantir uma boa relação no processo educativo de ensino e aprendizagem. A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos, com isso a um grande avanço para Educação Matemática, trazendo novas tendências tanto para didática no ensino e na formação de novos professores facilitando a metodologia para os discentes.

Palavras- chave: Didática. Tendência. Ensino e Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

        Didática é considerada como arte de ensinar, de transmitir conhecimentos por meio do ensino, o objetivo deste trabalho é apresentar as tendências e didáticas na Educação Matemática auxiliando na formação do professor de matemática.

        Para melhor situar as tendências matemáticas, faz-se necessário contextualiza-los, pois toda proposta surge de situações, de exigências e necessidades que circundam determinado contexto histórico. Através do ensino podemos compreender o ato de aprender que é o ato no qual assimilamos mentalmente os fatos e as relações da natureza e da sociedade. Esse processo de assimilação de conhecimentos é o resultado da reflexão proporcionada pela percepção pratica sensorial e pelas ações mentais que caracterizam o pensamento (Libâneo,1994).

        Educadores matemáticos deram novos passos para a criação de tendências (metodologias) forma a motivar o ensino da Ciência em Matemática, uma vez que a metodologias tradicionalistas não respondia mais o interesses dos acadêmicos. Algumas dessas tendências são: a Etnomatemática, a Modelagem Matemática, a Resolução de Problemas e a Historia da Matemática.

2 FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

        A matemática tem sido uma grande vilã no processo ensino aprendizagem dos alunos, e de estar constantemente presente conosco desde quando abrirmos os olhos ao acordar até fecha-los quando dormimos, a matemática está presente em tudo e em qualquer lugar. Quando deparamos com essa ciência nas escolas, muitas das vezes já conseguimos diagnosticar os números, as proporções e a sua utilização no dia a dia, ou seja, tem uma linguagem própria e é fundamenta em conceitos que foram surgindo a partir das necessidades sociais do próprio homem.

        O ensino é o principal meio de progresso intelectual dos alunos, através dele é possível adquirir conhecimentos e habilidades individuais e coletivas, por meio do ensino, o professor transmite os conteúdos de forma que os alunos assimilem esse conhecimento, auxiliando no desenvolvimento intelectual, reflexivo e critico. Pois ser uma ciência exata, a matemática é objetiva, devendo ser vista como uma matéria simples, sem grandes segredos.

        Nesse processo o professor deve criar situações que estimule o aluno a pensar, analisar e relacionar os aspectos estudados com a realidade que vive, realizando analises e reflexões de suas práxis. Essa realização consciente das tarefas de ensino aprendizagem é uma fonte de convicções, princípios e ações que irão relacionar as praticas educativas dos alunos, propondo situações reais que faça com que os individuo reflita e analise de acordo com sua realidade e de acordo com o momento de vida (TAVARES, 2011).

 [...] de trabalhar segundo metodologias de ensino e de aprendizagem diversificadas, de modo a desenvolver uma variedade de conhecimentos, de capacidades, de atitudes e de valores. Esta exposição a diferentes métodos também funciona como um mecanismo de aprendizagem (PONTE, 2000, p. 15).

        A história da matemática é apontada por alguns pesquisadores como um recurso didático que pode trazer importantes contribuições à Educação Matemática e à formação de professores de Matemática. Dentre esses pesquisadores podemos citar D´Ambrosio (1996, 1999), Miguel e Miorim (2004), Miguel (2005), Miguel e Brito (1996), Nobre (1996), Baroni e Nobre (1999), Fauvel (1997), Struik (1997) e Swetz (1997).

        Contudo buscar alternativas na didática no ensino aprendizagem para o ensino de matemática e formação de professores de Matemática verificou que existe possibilidades e caminhos que buscam eficácia do conteúdo dessa ciência abordando as tendências a Educação de Matemática.

        A Educação Matemática surge ampliando o cenário educacional para que a metodologia aplicada pelos professores torne mais acessíveis aos alunos, buscando uma renovação no ensino a Matemática. Esta mudança traz práticas inovadoras no processo aprendizagem à matemática, estes caminhos passam a se consolidar como uma tendência, a partir do momento em que sua prática produz resultados positivos em sala de aula.

        Conforme (Carvalho, 1994, p.81) “A Educação Matemática é uma atividade essencialmente pluri e interdisciplinar. Constitui um grande arco, onde há lugar para pesquisar e trabalhos dos mais diferentes tipos”.

        A seguir algumas tendências:

  • ETNOMATEMÁTICA

Segundo D’Ambrosio, para compor a palavra etnomatemática utilizei as raízes tica, matema e etno para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (tica) de explicar, de entender, de lidar e deconviver (matema) com distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etno).

 Esta tendência representa para matemática uma educação renovada podendo proporcionar questionamentos sobre situações reais vivenciadas pela sociedade. Este método este diretamente ligado ao processo ensino aprendizagem da matemática, que vai da realidade à ação, por exemplo: imagine uma situação pratica em que você, um professor de matemática, propõe aos seus alunos o calculo da área de uma casa ou se você estiver dando aula para profissionais da construção, como pedreiros provavelmente trarão à tona conceitos intuitivos usados no dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com