TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Drogas nas Escolas

Por:   •  24/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A escola, nitidamente, é um ambiente de interação social, portanto, atua na construção de valores e atitudes, que se desenvolvem na construção da personalidade de cada indivíduo que a frequenta, consequentemente, tem papel crucial na formação de cidadãos, constituintes de uma República democrática, conscientes de seus direitos e deveres. O consumo de drogas é apontado como uma das principais preocupações da sociedade, e a escola tem sido considerada um espaço privilegiado para o desenvolvimento da prevenção e a promoção da saúde. É fundamental a participação de todos nesse processo de conscientização, para que possam, em conjunto, buscar medidas de prevenção significativas. Muitos jovens curiosos, problemáticos ou aventureiros são assolados pela propaganda enganosa e acaba mergulhando no mundo das drogas.

Baseado no filme, “O diário de um adolescente”, que enquadra a história de quatro adolescentes que iniciam o uso de drogas como forma de diversão e aparente fuga das severas regras de uma escola religiosa. Começam usando drogas lícitas, cigarro e álcool, então experimentam outros tipos, buscando sempre algo que aumentasse e prolongasse as sensações de bem estar, onde despercebidamente se encontravam em estado de vício irreversível, que os levou a agressividade, furto e prostituição em busca de dinheiro para manter o vício. Contudo, trouxe perdas irreparáveis (família, estudos, amigos, dentre outros). Um amigo tenta resgatar sua sanidade, cuidando dele e o levando pra longe das drogas, porem mesmo após a tentativa de desintoxicação, na primeira oportunidade ele volta para seu vício. Sem dinheiro, desesperado, procura a mãe que, por medo, o entrega para polícia. Na cadeia, inicia-se sua recuperação, o mesmo passa então, a conscientizar outras pessoas através de sua história.

Embasado nessa história, a educação precisa mudar sua postura em relação as drogas, abandonando o preconceito e passando a adotar uma atitude realista de prevenção, assumido o problema como também seu, contribuindo, assim, para o enfrentamento e, quem sabe, mudar essa realidade ou reduzir o uso dessas substâncias que causam vicio. Nessa perspectiva, a flexibilização da gestão escolar torna-se um elemento fundamental, por concentrar em seu bojo as ferramentas necessárias para as mudanças mais urgentes. A escola deve buscar instrumentos de planejamento e métodos criativos, evitando o constrangimento do aluno, levando-o a buscar ajuda.

Objetivo Geral

Informar e sensibilizar os estudantes, para fornecer subsídios que auxiliem a formação bem definida, da consciência crítica sobre o uso das drogas e suas consequências para o usuário, sua família e sociedade.

Objetivo Específico

Identificar as causas facilitadoras do primeiro contanto do jovem com as drogas;

Desenvolver um programa de orientação e prevenção de drogas;

Ressaltar a importância da família na recuperação dos dependentes.

Metodologia

Através de questionários, roda de conversa e dinâmicas;

O PROERD com suas palestras traz aos alunos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com