TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção de drogas na escola

Por:   •  7/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.151 Palavras (21 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 21
  1. CONTEXTUALIZAÇÃO[pic 1]

A escola sendo um espaço privilegiado que reúne diariamente crianças, adolescentes e adultos deve promover um ambiente seguro e confiável, contribuindo ativamente na prevenção  do uso de drogas lícitas ou ilícitas as quais rondam nossas famílias e onde nossos adolescentes são os mais vulneráveis, pois muitos encontram-se em crise, em fase à descoberta da própria identidade e identificação de seus pares.

Portanto cabe a família a responsabilidade primeira de educar e através de um diálogo franco e transparente criar espaços e abordar o assunto das drogas de forma tranquila com uma conversa esclarecedora, sem tabus, ameaças, proibições ou punições.

O ambiente família contribui na promoção de valores como o respeito do próprio corpo, liberdade com responsabilidade, o cuidado com si mesmo e dos demais, possibilitando assim a ampliação da autoestima, do equilíbrio e do afeto entre os membros de sua família.

Quando a família não exerce esse papel os amigos ou outras pessoas poderão influenciar estes adolescentes levando os por caminhos ilusórios.

Este projeto tem como tema principal o resgate da autoridade na família e na escola onde as relações encontram-se fragilizadas, o que poderá transformar-se em fator de risco na vida dos sujeitos em desenvolvimento, e é aí que surge o grande desafio das instituições no resgate à proteção e valorização do ser humano, pois percebemos um processo de perda constante da qualidade dos vínculos afetivos tanto nas famílias, quanto nas escolas.

Através deste projeto almejamos reforçar laços afetivos propiciando novas formas de interação das crianças e adolescentes com a família e a escola e através de parcerias reforçar o potencial dos adolescentes para que avancem em suas várias dimensões (intelectual, social, mental, emocional, profissional, entre outros), de maneira saudável, contribuindo para a formação global do jovem e da sociedade.

O projeto sobre prevenção das drogas e resgate da autoridade na família e na escola está sendo desenvolvido através de estratégias diversificadas como: palestras, pesquisas com levantamento de dados da comunidade escolar, debates, textos e apresentação de vídeos informativos e instrutivos, peça teatral.

Onde se desenvolverá a sensibilização e a participação da comunidade escolar, afim de promover uma conscientização de todos em relação aos perigos causados pelas drogas, as quais afetam o ser humano, a família e a sociedade.

O sucesso deste projeto acontecerá com o envolvimento de todos numa rede de parcerias onde os laços se fortalecem as vulnerabilidades se reduzem e os adolescentes ficarão mais informados e poderão argumentar e resistir ao uso e envolvimento das drogas de forma consciente.

1.1 CONHECENDO A ESCOLA

        

        A Escola Municipal Leonor de Moura Carvalho está situada na Rua 14 de Novembro, nº 280, no Bairro Jardim esplanada, cidade de Contenda, estado do Paraná.

Atende 282 alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais na faixa etária de 05 a 10 anos, porém alguns alunos estão com distorção idade/série.

A clientela é bem diversificada, há uma grande parcela de pais com pouco grau de escolaridade, ou seja com ensino fundamental incompleto, e até pais analfabetos; as profissões são variadas tendo como destaque: funcionários públicos, operários, domesticas, auxiliares de serviços gerais e de produção, pedreiros e do lar.

Há uma diferença visível quanto à realidade socioeconômica e cultural entre as famílias dos turnos da manha e da tarde. No período da manha a renda familiar varia entre 3 a 5 salários mínimos e o grau de escolaridade dos pais é predominante o Ensino Médio. Já no período da tarde, a renda familiar varia entre 1 a 2 salários e a escolaridade dos pais é predominante o Ensino Fundamental incompleto.

A Escola Leonor já teve uma grande proporção de pais que atuavam na agricultura, hoje a realidade é diferente no município, Contenda faz parte da   região metropolitana de Curitiba, e há alguns anos vieram muitas famílias de invasões e se instalaram num bairro próximo à escola, onde não havia saneamento básico e luz adequados, muito menos casa, armaram barracas e construíram barracos para morar. Essas famílias faziam “gatos” de luz e pegavam água dos vizinhos mais próximos. Com o tempo foram construindo casas um pouco melhores, se adaptando a nova realidade e as necessidades e saiam a procura de emprego fora do município, pois aqui quase não tem industrias, e um município agrícola, ou saem em busca de outros empregos, ou trabalham nas lavouras e barracões de batata.

A escola teve também que se adaptar a essa nova clientela.

A escola funciona nos períodos da manhã ( das 8 horas as 12 horas ) e no período da tarde ( 13:20 horas as 17:20 horas ). possui 7 salas de aula, atende alunos do 1º ano ao 5º ano e Sala de Recursos Multifuncional. Os estudantes dispõe de muitos recursos pedagógicos, tais como: data show, vídeo, TV, radio, computadores, além dos jogos e materiais pedagógicos diversos.

Os alunos residem em sua maioria em torno da escola e num bairro próximo, temos uma clientela de pais que estão sempre presentes e preocupados com o desempenho escolar dos filhos, e um outro grupo em que estamos sempre entrando em contato para que venham até a escola, utilizando até mesmo o auxilio do Conselho Tutelar para chamar esses pais à responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento das crianças que necessitam mais de atenção e de ajuda. Nossa clientela é de pais simples, e muitos precisam deixar os filhos em contra-turno na Casa Lar, em Projetos, etc, pois precisam sair o dia todo para o trabalho.

Quanto ao desenvolvimento escolar e desempenho acadêmico dos alunos, são de médias boas e temos alunos que as superam, porém é muito importante frisar que: a maioria dos alunos que possuem dificuldades de aprendizagem estão no 3º ano do ensino fundamental no período da tarde; alunos que geralmente não tem apoio da família; pais negligentes quanto a educação e aos cuidados em geral e que possuem um numero elevado de faltas.

O relacionamento entre professores, alunos e funcionários são de amizade, cordialidade, respeito e muitas vezes de cumplicidade, pois geralmente os acontecimentos do dia a dia em casa os alunos conferem aos professores e aos funcionários, há casos de alunos que enfrentam os professores com desrespeito e as vezes são agressivos, nunca tivemos casos de agressões de alunos com os professores e funcionários, mas sim entre alunos/alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (353.3 Kb)   docx (107.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com