TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato de experiência sobre drogas na escola

Por:   •  29/8/2017  •  Artigo  •  5.754 Palavras (24 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 24

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA SANTINA RIOLI: um diálogo sobre drogas no ensino fundamental II – refletindo o uso e suas consequências.

Eliana da Silva Costa

Elisângela Pires Alves[1]

RESUMO: Este artigo tem como finalidade relatar a experiência das acadêmicas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Irmã Santina Rioli, localizada na capital de Macapá-AP, através de intervenções nas turmas do 6º, 7º e 8º anos e 8ª série, em um diálogo sobre drogas, refletindo seu uso e consequências. A escolha do tema das drogas está diretamente relacionada com os temas transversais no ambiente escolar, como necessidade de se abordar como intervenção nestas turmas para conscientizar os alunos ainda mais sobre a compreensão do debate atual sobre a liberação e descriminalização da maconha e suas consequências sociais. A metodologia da pesquisa foi uma pesquisa qualitativa, com elaboração de questionário com perguntas fechadas, elaboração do Projeto de Intervenção, com intervenções executadas pelos acadêmicos bolsistas do PIBID/UEAP na atuação de coordenadoras pedagógicas durante todo o processo, da construção à execução. Este artigo tem sua relevância significativa como forma incentivadora de se fomentar os temas transversais nas escolas gradativamente, dando oportunidade aos educandos de debater e expor suas opiniões acerca da realidade social, suas problemáticas, levando em consideração suas vivências e realidade social, colaborando assim, com o seu desenvolvimento crítico, autonomia e democracia.

Palavras-chave: Temas transversais. Projeto de intervenção. Drogas. Descriminalização da maconha.

ABSTRACT: The purpose of this article is to report the experience of scholarship recipients of the Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) at the Sister Santina Rioli State School, located in the capital of Macapá-AP, through interventions in the 6th, 7th and 8th grade classes And 8th grade, in a drug dialogue, reflecting its use and consequences. The choice of the drug theme is directly related to cross-cutting issues in the school environment as a need to address intervention in these classes to further educate students about understanding the current debate about the release and decriminalization of marijuana and its social consequences. The methodology of the research was a qualitative research, with elaboration of questionnaire with closed questions, elaboration of the Project of Intervention, with interventions executed by scholars scholars of the PIBID / UEAP in the performance of pedagogical coordinators throughout the process, from construction to execution. This article has its significant relevance as an incentive to foster transverse themes in schools gradually, giving students the opportunity to debate and expose their opinions about social reality, their problems, taking into account their experiences and social reality, thus collaborating with Its critical development, autonomy and democracy.

Keywords: Cross-cutting themes. Intervention project. Drugs. Decriminalization of marijuana.

1 INTRODUÇÃO

A construção da cidadania acontece no ambiente escolar pelo compromisso de uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva, foi elaborado um Projeto de Intervenção com o tema: Projeto de intervenção Escola Estadual Irmã Santina Rioli: Transversalidade: o diálogo e reflexão como mecanismo de motivação na construção do conhecimento no Ensino Fundamental.

O Projeto supracitado teve como objetivo: proporcionar aos alunos da escola-campo ações educativas que fomentem o diálogo e a reflexão sobre as problemáticas políticas e sociais conflituosas que estejam diretamente relacionadas com a vida do aluno por meio de aulas interdisciplinares e dinâmicas que desperte o interesse e participação do aluno nas atividades desenvolvidas.

A construção do projeto foi baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), sobre os temas transversais de acordo com a realidade dos alunos da escola-campo, visando discutir as problemáticas sociais no ambiente escolar, expondo questões relevantes para o desenvolvimento do senso crítico e da cidadania.

Assim, a compreensão da cidadania considera o produto de histórias vividas pelos grupos sociais, sendo, nesse processo, constituída por diferentes tipos de direitos e instituições (BRASIL, 1997, p. 19). Debater sobre a questão da cidadania está diretamente relacionado com a democracia, a discussão sobre seu significado e conteúdo, suas perspectivas e possibilidades de construção de uma sociedade democrática.

A escolha do tema das drogas está diretamente relacionada com os temas transversais no ambiente escolar, pois as turmas do 6º, 7º, 8º anos e 8ª série foram contempladas para as intervenções e, são compostas por jovens entre 11 a 15 anos. A coordenação pedagógica da escola-campo sugeriu este tema como necessidade de se abordar como intervenção nestas turmas para conscientizá-los ainda mais sobre a compreensão do debate atual sobre a liberação e descriminalização da maconha e suas consequências sociais. Nesse contexto, destaca-se a urgência de um projeto que viabilize ações concretas que desperte no alunado o interesse pelo aprendizado dos conteúdos sistematizado relacionando-os com os problemas vivenciados fora dos muros da escola.

Este artigo tem como finalidade relatar a experiência das acadêmicas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Irmã Santina Rioli, através de intervenções nas turmas do 6º, 7º, 8º anos e 8ª série, em um diálogo sobre drogas, refletindo seu uso e consequências. Aprofundou-se sobre este tema transversal a respeito da legalização da maconha no Brasil, no qual os jovens puderam expor suas opiniões e relatar experiências de pessoas próximas conhecidas que utilizam a maconha não como uso medicinal, mas para sentir prazer, alívio ou para saciar o vício.

O artigo aborda sobre a importância dos temas transversais nas escolas, seu papel na formação do educando, sua utilização como estratégia aos alunos da Escola Estadual Irmã Santina Rioli como ferramenta pedagógica eficaz no processo de desenvolvimento do senso crítico, autonomia e democracia do educando.

2 TEMAS TRANSVERSAIS NAS ESCOLAS

2.1 O PAPEL DOS TEMAS TRANSVERSAIS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO

A educação para a cidadania é desenvolvida na vida dos educandos à medida que questões sociais lhes sejam apresentadas como oportunidades facilitadoras para a sua aprendizagem e reflexão, quando lhes são proporcionados momentos de debate sobre temas transversais de inclusão para a cidadania. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) enfatizam sua importância e incorporam essa tendência, incluindo no currículo escolar, de forma a compor novos temas que possam ser tratados de forma didática, levando em conta a complexidade das temáticas de forma dinâmica com flexibilidade e abertura para os temas serem priorizados e adaptados de acordo com a realidade local e regional, incluindo outros temas quando julgar necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (494.2 Kb)   docx (269.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com