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As Gerações Modernistas

Por:   •  27/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

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Mapa Conceitual - As gerações modernistas no século XX

Modernismo – 1º Geração

Fase heroica (1922-1930)

Contexto histórico:

  • Fundação do Partido Comunista
  • Crise econômica
  • Período “entre guerras”
  • 1º fase da República Velha

Características:

  • Experimentalismo
  • Liberdade de expressão
  • Linguagem coloquial
  • Assuntos cotidianos
  • Nacionalismo
  • Resgate das raízes culturais brasileiras

Autores:

Poesia

Manuel Bandeira:

  • Influência europeia
  • Verso livre
  • Linguagem coloquial
  • Liberdade de criação
  • Lirismo poético e liberdade
  • Aproximação entre a fala e a escrita

Obra: “A cinza das horas” (1917) – Relação com a realidade: séc. XXI – Agruras da condição humana

Mario de Andrade:

  • Verso livre
  • Neologismo
  • Poesia regionalista: modo de falar do sertão, lendas e costumes regionais
  • Linguagem agressiva
  • Temas sociais brasileiros

Obra: “Macunaíma” (1928) – Relação com a realidade: séc. XXI – Desvalorização das raízes culturais brasileiras por conta da influência da globalização

Oswald de Andrade:

  • Deboche, ironia e humor
  • Crítica ao academicismo e burguesia
  • Nacionalismo
  • Valorização das origens

Obra: “Os condenados” (1922) – Relação com a realidade: séc. XXI – Prostituição

Pintura

Tarsila do Amaral:

  • Antropofagia
  • Cores fortes
  • Temas cotidianos e sociais do país

Obra: “Morro da Favela” (1924) – Relação com a realidade: séc. XXI – Condições precárias e favelização

Anita Malfatti:

  • Cores puras e vibrantes
  • Temas do cotidiano
  • Quebra de padrões
  • Perturbação de figuras

Obra: “O homem amarelo” (1922) – Relação com a realidade: séc. XXI –Imigração  

2º Geração

“Geração de 30” – amadurecimento do Modernismo (1930-1945)

Contexto histórico:

  • Era Vargas
  • Após a Crise de 1929
  • Inauguração da USP em 1934
  • Estado Novo (1937-1945)
  • Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Características:

  • Linguagem coloquial
  • Versos livres e brancos
  • Retorno ao lirismo
  • Poesia de questionamento
  • Liberdade temática
  • Influência da psicanalise de Freud

Prosa:

Jorge Amado:

  • Prosa regionalista e urbana
  • Linguagem simples, direta e popular
  • Representação da cultura popular da Bahia
  • Erotismo

Obra: “Capitães de areia” (1937) – Relação com a realidade: séc. XXI – Crianças abandonadas

Graciliano Ramos:

  • Prosa regionalista
  • Reflexiva
  • Escrita direta e objetiva
  • Representação do sertão nordestino

Obra: “Vidas Secas” (1938) – Relação com a realidade: séc. XXI – Miséria e a seca no Nordeste

Raquel de Queiroz:

  • Prosa regionalista
  • Representação do sertão nordestino
  • Preocupação com os traços psicológicos do homem sertanejo

Obra: “Caminho de Pedras” (1937) – Relação com a realidade: séc. XXI – Desigualdade de gênero

Poesia

Carlos Drummond de Andrade:

  • Tom de humor, paródia
  • Temas variados como: amor, amizade, família, cotidiano etc.
  • Poesia concreta, objetiva
  • Linguagem popular

Obra: “A rosa do povo” (1945) – Relação com a realidade: séc. XXI – Violência no mundo e ideologias

Vinicius de Moraes:

  • Temas como: sensualidade, mulheres
  • Temas sociais e dramas sociais
  • Linguagem mais objetiva e coloquial

Obra: “Ariana, a mulher” (1936) – Relação com a realidade: séc. XXI – Idealização da mulher e a relação com os padrões de beleza

Murilo Mendes:

  • Linguagem coloquial
  • Neologismos
  • Reflexões sobre o mundo contemporâneo
  • Questionamentos existenciais e sociais

Obra: “Janela do caos” (1949) – Relação com a realidade: séc. XXI – Violência

Cecília Meireles:

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