TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Letras Trabalho

Por:   •  27/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Observe a expressão facial e o que é possível ver nos mímicos que apresentam a canção de Adriana Calcanhoto. Depois, peça a amigo não participante do curso para ler pelo menos um verso da canção e lhe pergunte o que é possível perceber sobre como os sons correspondentes às palavras do verso são pronunciados: em que partes do aparelho fonador são produzidas, como acontece a pronúncia, o que pode ser facilmente observado e o que não pode.

No trecho “Buchecha sem Claudinho”, minha colega conseguiu observar que os protagonistas ao interpretarem a música, utilizam bastante à boca, língua e lábios.  Nota-se também, que há uma vibração com a passagem do ar, fato que acontece quando as pregas vocais estão aproximadas, e os sons que são produzidos, neste caso, são chamados de sonoros. Minha colega pode perceber ainda, que neste trecho, os sons saem exclusivamente pela boca, desta forma podemos dizer que estes sons são de chamados de “orais”. Fazendo uma análise mais detalhada, podemos observar que a maioria das palavras utilizadas no trecho possuem vogais orais, (como na palavra B-U-C-H-E-C-H-A), que são criadas quando o ar sai pela boca sem barreiras. As vogais E e O, que apresentam-se em grande maioria, simbolizam fonemas abertos e fechados. Neste trecho da canção, a pronuncia ocorre através do sistema da articulação, que é responsável por diversas funções primarias. O que minha colega pode perceber com maior facilidade é que, ao cantar este trecho há uma entonação maior da voz.

Relate suas observações sobre a correspondência e a falta de correspondência entre os fonemas do português e as unidades (letras e sinais) que utilizamos em nossa escrita. Você deve discutir com professor de sua cidade que não participa do Curso de Letras, relatar e comentar o que ela ou ele diz.

Há uma grande diferença entre fonema e letra, pois o fonema é a reprodução sonora da fala, já a letra é a gráfica do fonema, porém a falta de correspondência entre som grafemas, tem como resultado a escrita uma representação da fala.

A mesma palavra tem uma quantidade de fonemas e letras diferentes. Tomemos como exemplo as palavras TÁXI e HORA, onde a primeira possui quatro letras e cinco fonemas, já na segunda palavra percebemos que existem quatro letras e apenas três fonemas.
A ortografia não tem nenhuma regra de correspondência entre sons e grafemas que explique porque razão deve-se utilizar essa letra e não a outra. Como por exemplo, a palavra sino, que é necessário saber, ou seja, guardar na memória que se escreve com S e não com C.

Conversando com professores sobre o assunto, os mesmos relataram que é imprescindível saber escrever ortograficamente correto, porém dizer que a escrita está totalmente errada é muito relativo, por causa da fonologia, um dos professores repassou- me a seguinte situação:

Quando uma criança está aprendendo a escrever é totalmente compreensivo ela trocar as letras ao acrescentar na escrita, isso porque quando a palavra é falada conseguir-se escutar o som da letra, como na palavra “casa” ou “muito”, é comum e até mesmo explicável entender porque uma criança escreve” caza” ou “muinto”.

Isso ocorre porque em nossa língua temos letras que emitem vários sons, como C (letra)- K (som), S (som). E várias letras que emitem um som, como SS (letra) - S (som), QU (letra)- K (som).

Letras e Fonemas

Letras e fonemas apresentam conceitos distintos, letra é representação gráfica do fonema; já o fonema é a representação sonora.

Fonologia é a parte da Gramática que estuda o fonema.

Fonema é a unidade mínima sonora que é capaz de estabelecer diferenciação entre um vocábulo e outro.


Ex: bola / bota.

Como se vê a diferenciação entre as duas palavras acima é marcada pelos fonemas /l/ e /t/.

Fonemas e letras apresentam conceitos distintos:

- fonema é a representação sonora;

- letra é a representação gráfica do fonema;

sílaba é um conjunto de fonemas transmitidos num só impulso.

Numa palavra, nem sempre há o mesmo número de letras e fonemas.

A palavra táxi, por exemplo, possui:

- quatro letras (t-á-x-i)
- cinco fonemas (t-á-k-s-i)

A palavra hora possui:

- quatro letras (h-o-r-a)
- três fonemas (o-r-a)

Na palavra canta temos:

-cinco letras (c-a-n-t-a)
-quatro fonemas (c-ã-t-a)

FONEMAA palavra fonologia é formada pelos elementos gregos fono ( "som, voz") e loglogia ( "estudo", "conhecimento") . Significa literalmente " estudo dos sons" ou "estudo dos sons da voz".  O homem, ao falar, emite sons. Cada indivíduo tem uma maneira própria de realizar esses sons no ato da fala. Essas particularidades na pronúncia de cada falante são estudadas pela Fonética.

   Dá-se o nome de fonema ao menor elemento sonoro capaz de estabelecer uma distinção de significado entre as palavras. Observe, nos exemplos a seguir, os fonemas que marcam a distinção entre os pares de palavras:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (216.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com