TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Letramento E Alfabetização

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Letramento E Alfabetização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 1

Aula-tema: O que é alfabetização: método. Alfabetização, língua e preconceito. As muitas facetas da alfabetização. Língua escrita, sociedade e cultura.

PASSOS

Passo 1: Ler o capítulo: ‘As muitas facetas da alfabetização’ do PLT e discutir sobre os marcos históricos e características educacionais de cada época relativas à escolarização e alfabetização.

Passo 2: Preencher o quadro

Ano /época Marco histórico Escolarização Alfabetização

Década de 40 - século XX. Democratização da educação. A escola passou a receber uma quantidade maior de alunos. Praticamente metade dos alunos na 1º serie não estavam alfabetizados.

Até os anos 80 do século XX. É marcada por uma nova concepção teórica o construtivismo. Organização por ciclo escolar e o EAD começou a ser introduzido no Brasil. A 1º serie correspondia à alfabetização, se o aluno era alfabetizado o aluno era promovido a 2º série.

Anos 90 do século XX até inicio do século XXI. Inauguração da creche da Companhia de Fiação e Tecidos Corcovado no Rio de Janeiro, a primeira creche brasileira para filhos de operários. A educação pré-escolar foi instituída oficialmente. As cartilhas foram substituídas por novos materiais didáticos, denominados livros de alfabetização.

Século XXI até dias atuais. A educação de jovens e adultos no primeiro ano do século XXI. Aumento de mais 1 ano no ensino fundamental. Fazendo que as crianças iniciem a escola com 6 anos. Um processo de aquisição da escrita por uma sociedade, e que os alunos sejam alfabetizados e letrados.

Passo 3: processo de alfabetização levando em conta os seguintes aspectos :

Se foi alfabetizado na 1ª série com cartilha.

Se foi alfabetizado antes de entrar na escola.

Alfabetizou-se na Educação Infantil, ou antes, dos 5 anos.

Não se alfabetizou no primeiro ano de sua escolaridade.

Alfabetizou-se observando algum adulto ou criança mais velha.

Tem boas recordações de seu processo de alfabetização.

Tem recordações ruins de seu processo de alfabetização.

Compartilhe suas experiências com a equipe e escreva alguns detalhes com objetivo de perceber como é marcante essa fase na vida de uma criança

Meu processo de alfabetização iniciou-se no pré de uma escola particular no meu bairro. Aos 6 anos de idade. A escola trabalhava com apostilas elaboradas para cada série. Fui alfabetizada na época com livro didático (apostila) da escola. Havia somente uma professora, chamava Maristela, muito carinhosa, porém muito rígida também. Lembro-me sentávamos sempre em 4 crianças, as mesas eram adaptadas para nosso tamanho , e sempre sentávamos em grupo para o aprendizado. Além de aprender os vogais, o alfabeto, tínhamos momentos de ludicidade também. Apesar de lembrar que chorava muito porque não queria ficar na escola, eu gostava dos meus coleguinhas e da minha professora. Lembro-me de aprender a ler somente na 1° série do ensino fundamental, onde era outra professora, muito mais rígida que a do pré. Meus pais não exigiam muito nessa época, tinha total liberdade para sempre brincar, fora da escola. Não tenho muitas lembranças dessa época, apenas que foi bom, pois me lembro até hoje dos meus professores das primeiras séries.

Passo 4: Entregar o quadro produzido no Passo 2 e o texto produzido no Passo 3 para o professor em data agendada por ele.

ETAPA 2

Aula-tema: Língua escrita, sociedade e cultura. Qualidade em alfabetização. Alfabetização e cidadania.

PASSOS

Passo 1: Registrar os conceitos/definições dos termos a seguir, pautando-se nos estudos efetivados na Parte 1- Concepções ( PLT nº 263 - pp. 13-60).

Termo Conceito/Significado/Características

Analfabeto

Alfabetizado

Alfabetização p. 29

Alfabetismo/letramento p. 29

Aquisição da língua (oral e escrita)p. 32

Processo de desenvolvimento da língua (oral e escrita) p. 32

Contexto cultural do aluno

Áreas do conhecimento que favorecem a compreensão sobre o processo de alfabetização p. 14

Alfabetização funcional p. 17

Habilidades e conhecimentos de escrita p. 31

Habilidades e conhecimentos de leitura p. 31

Passo 2: Pesquisar sobre as diferentes concepções de alfabetização e letramento no século XXI fazendo anotações pessoais sobre o significado dos termos alfabetização e letramento.

Passo 3: Produzir um texto dissertativo-argumentativo, completando a frase: Estar alfabetizado é.....

Estar incluso ao um processo permanente que se estende para toda a vida, é entender o código da língua escrita, é ter domínio das habilidades ler e escrever e como se não bastasse é saber interpretar e problematizar de maneira críticas ambas as partes, ou seja, o individual deve saber o que esta escrevendo e entender o que esta lendo. Não é tão fácil assim, entendo que não se alcança com facilidade e nem em curto prazo. Esse processo se alcança ao longo do tempo e ao longo da escolaridade e quanto mais cedo começar o processo de alfabetização, melhor. Estar alfabetizado é poder dominar a estrutura silábica e saber decodificar. É dominar a letra cursiva, é ter domínio sobre a leitura e a escrita. É conseguir criar uma ligação entre o que fala e o que escreve, é ter organização em seus pensamentos e conseguir colocar suas ideias tanto na oralidade quanto na escrita. Estar alfabetizado é saber ler e escrever sílabas simples. Quando o aluno estiver decodificando, já está alfabetizado. Estar alfabetizado é ser capaz de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimentos.

Passo 4: Entregar para o professor da disciplina as atividades, os registros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com