TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Multidisciplinar

Exames: Atps Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 9

Etapas de um projeto educativo

1. IDENTIFICAÇÃO:

E.M. “PROFESSOR JOSÉ MARTINS DA SILVA”

PROJETO: “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E REDUÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS”

TURMA QUE SERÁ DESENVOLVIDO O PROJETO: SALA DE INFANTIL II

2. JUSTIFICATIVA:

A alimentação saudável e equilibrada é um grande desafio atualmente.

Partindo das refeições servidas na escola, e da variedade de alimentos oferecidos, o incentivo e informação sobre aquilo que estamos comendo torna-se uma ferramenta importante para a formação de hábitos saudáveis de alimentação, bem como o cultivo de alguns alimentos em horta, o qual trará significação ao estilo de vida aqui proposto.

Por ser o chorume a causa maior da contaminação dos lençóis freáticos, enfatizar a redução dos tais resíduos (orgânicos ou inorgânicos), presentes no lixo doméstico escolar.

O importante é que a alimentação das crianças seja completa, equilibrada e variada, diversificando-se os alimentos e os nutrientes em cada refeição.

Os hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida, por isso, é muito importante o estabelecimento de regras e de comportamentos alimentares saudáveis desde cedo, já que muitos dos erros alimentares do adulto se adquirem na infância. Por isso, é importante desde tenra idade:

- Criar atitudes positivas face aos alimentos e à alimentação;

- Encorajar a aceitação da necessidade de uma alimentação saudável e diversificada;

- Promover a compreensão da relação entre a alimentação e a saúde;

- Fomentar o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.

Enfatizaremos também a conscientização de que nas mínimas atitudes podemos colaborar com nosso planeta, um exemplo é reduzindo os resíduos que muitas das vezes são gerados pelo nosso desperdício, abaixo estão alguns exemplos que podemos passar para nossas crianças:

- Aproveitar tudo o que pudermos dos alimentos, economizando também nas quantidades. Por exemplo: talos, cascas e folhas de frutas, verduras e legumes são altamente nutritivos e, com um pouco de criatividade, podem ser transformados em pratos saborosos.

- Pensar bem antes de jogar fora os restos dos alimentos. Será melhor colocá-los em uma embalagem e dar aos que têm fome do que alimentar os ratos que vivem nos lixões.

- Reutilizar diversos produtos antes de jogá-los fora, usando-os para a mesma função original ou criando novas formas de utilização.

A importância da Alimentação

Além de reforçarmos a importância de uma alimentação mais saudável no ambiente escolar, e a se conscientizarem-se, através da informação do cardápio diário, a importância da boa alimentação sem desperdício, incluiremos nas disciplinas da grade curricular a importância desses hábitos, e também capacitação dos profissionais envolvidos na alimentação escolar. Ampliaremos o repertório de informações sobre os alimentos consumidos durante as refeições na escola, apreciando e conhecendo suas propriedades. Fazendo os alunos refletirem sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene, conhecendo a necessidade de higienização dos alimentos e das mãos. E a valorizarem atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.

O Projeto envolve aulas práticas e teóricas, incluindo a elaboração de receitas, dicas de higiene e consumo de leite, frutas e verduras, e a reutilização de resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos.

Como a desnutrição é um problema econômico social do nosso país, ela atinge diretamente a população infantil, é importante conscientizar as crianças dos benefícios de uma alimentação balanceada. A criança que se alimenta de maneira inadequada, com falta de nutrientes, terá suas funções prejudicadas resultando num indivíduo menos produtivo na vida adulta.

É comum também existir o mau hábito alimentar, não somente com as classes menos favorecidas, mas sim com crianças em geral que vão à escola, e o resultado é a diminuição do seu aproveitamento escolar.

A falta de higiene antes de ingerir a alimentação também é causadora de várias doenças.

Projeto: Educação Ambiental

No projeto analisado, a educação ambiental é um processo contínuo no qual todos devem tomar consciência do ambiente em que vivem e adquirirem conhecimento e valores. As habilidades, as experiências e a determinação, que os tornam aptos a agir e resolver problemas ambientais presentes e futuros.

Querer um mundo diferente com cidadania, paz, alegria, comida para todos, educação, emprego, liberdade, é buscar ações de transformações para uma vida melhor no presente e no futuro.

Apesar de sabermos que a educação ambiental engloba todos estes conceitos, passando a ser vista de forma holística, a realidade apresentada na educação formal é bastante diferente. O que se vê são poucas escolas, se preocupando na criação de espaços e na criação de ações de educação ambiental, ou até mesmo, achando que estas questões são preocupações de biólogos ou ambientalistas. Ao falarmos nesse assunto reconhecemos que a educação formal ou tradicional não tem sido ambiental. Isto deveria ser parte inseparavel à educação, e não modalidade, ou uma de suas dimensões no contexto escolar. Outra dificuldade constitui-se na falta de estrutra curricular, pois, para os educadores também é dificil manter o entusiasmo, uma vez que estão trabalhando com uma estrutura curricular utrapassada, com aulas, conteúdos divididos em disciplinas isoladas, falta de tempo para o planejamento.

Apesar dessa realidade, escolas que buscam desenvolver projetos ou atividades multidisciplinares envolvendo a tematica ambiental, em sua maioria, têm vivido boas experiências.

Dentro destas perspectivas, as atividades de artes desenvolvidas com alunos durante a execuçãao do projeto, envolvem análises de autores contemporâneos que trazem em suas composições a temática ambiental. A partir das análises, se fazem discussões sobre o tema em questão, e também se dá oportunidades aos alunos criarem suas obras de artes, de pinturas, colagens e esculturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com