TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Regulamentadora do Processo Ensino Aprendizagem

Por:   •  4/7/2018  •  Dissertação  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

A AVALIAÇÃO REGULAMENTADORA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

A avaliação no processo ensino e aprendizagem, é colocada em torno do trabalho pedagógico realizado pelo professor. O modo de avaliação difundido hoje, é um modo centralizador, e está estreitamente ligado à aspectos regulamentadores, quantificando a aprendizagem, sendo está expressa em uma nota, na maioria das vezes desconsiderando, o prévio conhecimento, o grau de saber e a trajetória construída dia a dia pelos quais foram submetidos os aprendizes.  

Segundo Werneck, a Avaliação é coisa muito importante e séria. Seus contornos emolduram injustiças sociais graves através de uma ação pedagógica enfeitada pela sabedoria de filósofos desligados da realidade. O avaliador não está fora do contexto social, pior, muitas vezes é o maior reprodutor desse mesmo contexto fazendo com que no amanhã permaneçam a miséria, a injustiça, a ignorância e toda sorte de desigualdades. E tudo acontecendo dentro das paredes de salas de aula onde a proposta é o resgate da cidadania e a libertação dos seres humanos das cavernas desprovidas do saber. (WERNECK, 1997, p.48)

A ação desenvolvida pelo educador dentro da sala de aula, é o que motiva o aluno para a construção do seu conhecimento. A metodologia tradicional é um instrumento de centralização, no qual a nota é utilizada para a auto avaliação, criando um problema cognitivo relacionado ao paradigma ensino-aprendizagem, pois a avaliação é elaborada em torno de se gerar nota e não conhecimento, criando um grande déficit desenvolvido pelo educador uma vez que o aluno se preocupa com a nota e aprovação, deixando de lado a aprendizagem.

Há diversas estratégias de se avaliar voltadas para a valorização do conhecimento, mas inicialmente o educador deve reavaliar sua prática e pontuar os principais problemas cognitivos relacionados ao seu processo de ensino-aprendizagem. Dentre os processos alternativos de avaliação tem-se, a auto-avaliação que analisa o comportamento do aluno dentro da sala de aula, o trabalho coletivo que incentiva os aprendizes a trocar conhecimentos formando novos olhares e novas ideias, e a avaliação continua que avalia o aluno por completo e ocorre ao durante todo ano.

Diante da concepção abordada do ensino-aprendizagem, tem-se que a intervenção pedagógica se faz necessária para a sistematização continua da qualidade do conhecimento, sendo um desafio quebrar os paradigmas que consideram como principal questão o método de avaliação baseado em aprovações e notas, mas para isso, é necessário uma ampla visão, é necessário expandir os horizontes afim de modificar o olhar do educador, tornando necessária uma nova forma de avaliação.  

Referencias Bibliográficas

PERALTA, Bruna Manjão, MARTINS, Vanderleia, SANTOS, Suzana Thomasi da Silva, SILVA, Jessica Neves dos Santos, A AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI. Disponível em:< http://cac-php.unioeste.br/eventos/serprof/anais/trabalhos/artigo/artigo/1.pdf> Acesso em: 20 de maio de 2018.

WANESSA, Karla, AVALIAÇÃO: COMO SE AVALIA NO SÉCULO XXI?, 2010. Disponível em:< https://www.webartigos.com/artigos/avaliacao-como-se-avalia-no-seculo-xxi/38077> Acesso em: 20 de maio de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com