TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA E OS PAPEIS DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES AO LONGO DA VIDA

Por:   •  9/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 8
  • A IMPORTÂNCIA E OS PAPEIS DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES AO LONGO DA VIDA[pic 1]
  • Glauciele Gonçalves[1]
  • Italo Gonçalves Sandis[2]

LucianaBernado de Brito[3]

  • Ricardo Junio de Souza[4]
  • Vagna Aparecida Gomes Amorim[5]
  • Wallison Fernando Oliveira Bezerra[6]

RESUMO        

Esta pesquisa ressalta a importância das bibliotecas no ambiente escolar, incentivando o hábito de leitura, desenvolvendo a capacidade de conhecimento. Neste artigo, analisamos a importância e o papel desempenhado pelos profissionais da educação que incentivam seus alunos a se interessarem na leitura e na formação de crianças e jovens leitores. Foram feitas perguntas e uma entrevista com o bibliotecário a respeito do uso da biblioteca, os resultados revelam que a biblioteca escolar é ainda um ambiente muito frequentado pelos alunos, que se interessam muito por livros atuais, e leitura não está muito presente na vida escolar. Por fim, propõe a reflexão e o desenvolvimento de projetos culturais de incentivo à leitura entre alunos e a comunidade, proporcionando à biblioteca, condições apropriadas para firmar seu papel e promover a cultura na sociedade.

Palavras-Chave: Biblioteca escolar. Hábito de leitura. Pesquisas.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre, a importância e os papeis da biblioteca escolar, os objetivos principais da biblioteca para motivar o aluno para o gosto da leitura, para aumentar o gosto é o hábito de leitura é necessário que a escola tenha uma biblioteca para se formar bons leitores, voltado a construção de saberes, não somente os alunos, mas também a sociedade, ou seja um espaço que todos tenham o hábito de frequentar.

Neste artigo, pretendemos lançar um olhar sobre vários estudos, que nos permitem perspectivar de diversos ângulos a importância e os papéis que a biblioteca escolar assume na formação de crianças leitoras, ao longo da escolaridade.

No contexto da sociedade da aprendizagem, em que os indivíduos estão expostos diariamente a muitas informações, escolas da educação básica têm como função desenvolver competências e habilidades para que os indivíduos saibam gerenciar a informação e transformá-la em conhecimento. As escolas buscam quebrar o paradigma tradicional dos métodos de ensino e inovar, centrando cada vez mais as atividades no indivíduo e no contexto histórico-social em que ele está inserido. Para tanto, incorpora novas concepções e recursos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. “Acompanhar as mudanças do processo de ensino é tarefa da biblioteca escolar, antes vista apenas como espaço estático e pouco utilizada. Busca-se nesse novo paradigma entender a concepção de um ambiente de aprendizagem, acolhedor e prazeroso, capaz de promover o diálogo e interação com professores, estudantes e demais membros do ambiente escolar” (COSTA, FERNANDES, 2013,p15).

A pesquisa partiu de um pedido de trabalho do professor Sergio José Both que ministra aulas de sociologia na universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), práticas pedagógicas, trabalho prático em bibliotecas de escolas públicas ou particulares. Na sala de aula foram propostos os trabalhos a serem feitos, formar grupos de até cinco acadêmicos, fazer visita na escola escolhida, filmar as dependências da escola e a biblioteca, dialogar com a direção, coordenação, administração, vigias, merendeiras e bibliotecário, sobre o uso da biblioteca, colher todos os tipos de informações possíveis, conversar sobre empréstimos dos livros, projetos de leituras, trabalho dos professores com os livros da biblioteca, quais são os livros mais lidos, funcionamento, quem pode ter acesso, quem frequenta, quem cuida, horário de funcionamento, livros disponíveis, prazo para entrega, espaço físico e o ambiente de uma biblioteca. Os grupos tiveram a liberdade de escolher a escola desejada para fazer a pesquisa.

Esse artigo além de descrever as atividades desenvolvidas pelo Projeto de Intervenção voltados ao incentivo à leitura, realizadas na biblioteca/sala de leitura da Escola Estadual Ramon Sanches Marques, discute a importância da leitura e da biblioteca escolar no processo de ensino e aprendizagem. A referida escola é situada à Rua Alziro Zarur, 378-S – Vila Alta – Tangará da Serra - MT e atende atualmente 745 alunos no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

O presente artigo discute a importância da leitura e a formação de leitores para o desenvolvimento critico diante de situações e perspectivas sociais, também os problemas encontrados por professores para inserir a leitura na vida escolar do aluno, nesse sentido a escola deve fazer da biblioteca escolar um ambiente organizado, prazeroso, com atividades diversificadas.

1.1 Procedimentos Metodológicos

A ideia desse artigo surgiu do professor de sociologia Sergio José Both, para que os alunos do primeiro semestre do curso de Letras, trabalha-se em conjunto para fazer um trabalho a respeito das bibliotecas das escolas estaduais, municipais e particulares, para entender seu funcionamento e também se familiarizar com o ambiente escolar. As Divisões dos grupos ficaram a critério dos alunos, por exemplo alunos de outras cidades trabalhariam juntos pela facilidade de pesquisar escolas de sua região, os outros alunos por aproximação e afinidades dentro do ambiente escolar. Depois da divisão dos grupos e a escolha da escola, os grupos se reuniram para discutir as perguntas e tirar dúvidas, para o procedimento de fazer o primeiro contato. A escolha da escola, depois de discutir entre os participantes ficou escolhida a Escola Estadual Vereador Ramon Sanches Marques, por razão que a aluna Glauciele Gonçalves, estudou nessa escola e manter vínculos de amizade, entramos em acordo e decidimos então fazer a pesquisa nesta instituição. Marcamos então o dia para fazer o primeiro contato e iniciar o trabalho de entrevistas e filmagens, a primeira visita não deu certo, porque no dia marcado a escola estava sendo visitada pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), não fomos atendidos em razão desse fato. Na segunda tentativa, marcamos de novo o horário e a data, por motivos que os participantes trabalharem durante o dia e não ter tempo disponível no período matutino, marcamos para ir na escola no período noturno, encontramos no dia e data combinados para assim iniciar a pesquisa, fomos atendidos muito bem pelo vigia, que nos levou até a supervisão da escola, falamos sobre o assunto e pedimos autorização para fazer as pesquisas e filmagens, as alunas Vagna, Glauciele e Luciana, começaram os trabalhos de pesquisa direto na biblioteca, Wallison, Ítalo e Ricardo ficaram responsáveis pela filmagem das dependências da escola. Por ser no período noturno tivemos algumas dificuldades para a realização da pesquisa, a Diretora estava de licença, a Coordenadora não estava presente e os professores e alunos estavam em sala de aula, mas conseguimos filmar as dependências da escola, fazer as perguntas e entrevistar o bibliotecário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (267.6 Kb)   docx (141 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com