TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUBO MÁGICO E APRENDIZAGEM: Uma ludicidade que desenvolve de crescimento e aprendizagem

Por:   •  19/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.447 Palavras (10 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 10

CUBO MÁGICO E APRENDIZAGEM: uma ludicidade que desenvolve

de crescimento e aprendizagem

Maria Andréia Alves Feitoza

Universidade de Pernambuco

E-mail: andreia_knova@hotmail.com

Resumo: Por meio deste artigo pretende-se apresentar como a utilização do formam uma conexão de crescimento e aprendizagem no meio educacional. Tendo como objetivos expor a grande importância da tecnologia para o ensino. Com os avanços das novas Tecnologias, os conhecimentos são captados, transmitidos e distribuídos com mais rapidez e precisão. Destaca-se a importância do uso de programas educativos e ferramentas, enfatizando a importância para o aprendizado com qualidade. Em suma, será feita uma reflexão sobre a inserção de recursos tecnológicos nas escolas com fins educativos e a reação no ambiente escolar, bem como seu uso e como a tecnologia influência na mudança e nas práticas do professor.

Palavras-chave: Educação. Tecnologias. Aprendizagem.

Introdução

O impacto das Novas Tecnologias tem instigado mudanças na Educação que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto capacitação. Entretanto, faz-se necessário relacionar teoria e prática para que possamos observar, nos mais diversos meios das tecnologias, a importância de avançarmos enquanto educadores e educandos.

O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, a coleta das informações foi realizada através do levantamento e análise de pensamentos diferentes trazidos por outros artigos e livros que focam na temática apresentada. Para Gil (2002) a pesquisa bibliográfica é a elaboração a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. A revisão da literatura utilizou-se como fonte de busca de dados a ferramenta Google Acadêmico.Ao realizarmos as buscas utilizamos como palavras-chave: Educação, Tecnologias e Aprendizagem. De acordo com as descrições das palavras foram encontrados diversos trabalhos com a temática em estudo, onde se comprova que educação e tecnologia são temas relevantes no processo de ensino- aprendizagem. E o quanto é importante aprofundar os conhecimentos na área de Educação e Tecnologia. Entre os trabalhos encontrados, destacamos três pesquisas que explora o assunto educação e tecnologia. O trabalho de Maria Elizabeth B. de Almeida (2003), que aborda o uso das TIC para o desenvolvimento de um processo educacional interativo propiciando a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem. O trabalho de Seabra, Carlos (2010), Apresenta de forma sucinta a importância das tecnologias na sala de aula e instrui como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem. Já o trabalho de Flavia Rezende (2002), Tem como foco apresentar os encaminhamentos que têm sido dados a essa discussão nas literaturas nacional e estrangeira, o que pode ser útil a quem deseja aproximar-se das tendências atuais da introdução das novas tecnologias na educação. Ambos os autores buscaram apresentar como a Tecnologia tem um papel fundamental na Educação e como ela deve ser encarada nos dias de hoje, focando sempre na sua utilização com responsabilidade.

Outras bases de pesquisas CAPES, ScientificElectronic Library Online – SCIELO e em livros.

Este artigo tem como objetivo geral refletir como a Educação e Tecnologias formam uma conexão de crescimento e aprendizagem no meio educacional.Para atingir esse objetivo geral, foram escolhidos os seguintes objetivos específicos: A) Identificar de que forma vem sendo abordada a temática: Educação e as Tecnologias no ensino aprendizagem. B) Compreender a importância do uso de programas educativos e ferramentas para o aprendizado com qualidade. C) Refletir a respeito como os educadores encaram as Tecnologias dentro do ambiente escolar.

Atualmente, vivemos num mundo cercado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, aonde as máquinas digitais vieram de forma prática auxiliar o processo ensino-aprendizagem contornando assim diversas questões do cotidiano trazidas à sala de aula. É perceptível como isso tem ajudado nos processos de formação tanto de educando quanto de educadores

É importante que educador e educando aprendam com isso e aproveite para selecionar as informações apropriadas, verificando e identificando suas proveniências, quem as criou, divulgou-as e qual a intenção das mesmas. Que busque informação e não consumismo. Não só na área da Educação, mas em todos os segmentos da sociedade, a informação passou a ser fundamental e sua disponibilidade tem aumentado de maneira extraordinária. O uso da internet é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas hoje em dia, principalmente no meio jovem, e cabe ao professor se adequar a esta nova tendência que auxilia na comunicação, educação e aprendizado individual. Moraes (1997) afirma que:

Para educar na Era da Informação ou na Sociedade do Conhecimento é necessário extrapolar as questões de didática, dos métodos de ensino, dos conteúdos curriculares, para poder encontrar caminhos mais adequados e congruentes com o momento histórico em que estamos vivendo. (p.27)

É certo que em meio a este crescimento tecnológico ocorreram muitas mudanças, inclusive a comunicação, a forma de expressão, e o educador têm que buscar a melhor maneira de adequar essas tecnologias na sala de aula sem perder o foco da aprendizagem.

Desenvolvimento

A educação vem se beneficiando com a utilização da informática no desenvolvimento do trabalho escolar, pois em todo departamento de ensino hoje necessita o manuseio das ferramentas tecnológicas, para que possam ter armazenamento, processamento e comunicação das informações que são transmitidas e recebidas pela escola de forma mais prática sem a utilização de tanto acervo de papeis. Buscar a qualidade de vida, também através da educação, com auxílio das tecnologias é, nesse sentido, orientá-las para o compromisso com o bem-estar social e com o bem-estar cultural das populações dos diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com