TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Crescimento E Aprendizagem

Monografias: Atividades Crescimento E Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade no Portfólio

1) Por que a motivação é um fator relevante para o processo de aprendizagem humana?

Quando estamos, por exemplo, em uma sala de aula vamos ter alunos que em uma atividade física ou desportiva desempenharão a atividade corretamente com muita facilidade para realizar cada umas delas. Mais teremos também aqueles alunos que não vão conseguir fazer nenhuma dessas atividades por conta de vários motivos. Cabe ao professor montar um plano de aula onde consiga desenvolver uma atividade onde tanto os alunos que tem facilidade, quanto o aluno com dificuldade possa desempenhar sem se desmotivar por conta de ser muito fácil ou de ser muito difícil, este e um exemplo simples da importância da motivação.

2) Cite e explique duas vantagens e duas desvantagens da apresentação de um feedback

sumário dado pelo professor a um grupo de iniciantes.

Vantagens: Poder pontuar com exatidão algo que se pode melhorar em um aluno, motivar o aluno durante a atividade mostrando pontos importantes para melhorar o seu desempenho.

Desvantagens: O aluno entender o FB como uma critica e com isso se desmotivar na atividade. Colocar os defeitos do seu aluno em destaque isso pode trazer consequências graves.

3) Procure informações, na internet, sobre esses pontos e os relacione com as suas

respostas.

O feedback como motivação

Segundo MOTA a manifestação de caráter positiva por parte dos docentes tem um papel estimulador de atividade dos seus alunos. Salientar os procedimentos corretos, os êxitos, os sucessos de seus alunos e o encorajamento pós-erro, pode ser muito importante (BRUNELLO, citado por MOTA, 1989).

Experimentos revelaram que o feedback no qual o aluno era motivado, tinha um papel muito importante na performance, chegando a melhorá-la em situações desgastantes, entediantes e até desmotivantes (SCHMIDT, 1993).

O longo período sem feedback pode desmotivar o praticante. Manter os alunos informados de suas performances pode motivá-los e levá-los a exercer mais esforço na tarefa, o que pode beneficiá-los em termos da aprendizagem aumentada (SCHMIDT, 1993).

O feedback pode prejudicar o aluno em algumas situações, pois pode embaraça-lo em relação aos outros devido a sua performance não ser ideal, com isso em vez de motivá-lo, o professor acabará desmotivando-o (SCHMIDT, 1993).

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BARRETO, S. M. G. Aprendizagem e Controle Motor. Batatais: Claretiano, 2014. Unidade 2

http://www.efdeportes.com/efd66/feedb.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com