TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenciar de Modo Argumentado “Distúrbios de Aprendizagem” e “Dificuldades de Aprendizagem”

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ALUNA:  Karoline Almeida Betti Turma: 1000

1)        Diferenciar de modo argumentado, “Distúrbios de Aprendizagem” e

“Dificuldades de Aprendizagem”.


De acordo com os textos e o entendimento sobre o tema apresentado em sala, a dificuldade de aprendizagem é um obstáculo que pode ter diversas origens, como cognitiva, emocional, cultural, social, etc. Como exemplos, podemos mencionar a desmotivação, fatores econômicos, conflitos familiares, alimentação inadequada, sono insuficiente, espaço inapropriado, problemas com os educadores, ou seja se refere-se a um aluno que possui uma maneira diferente de aprender.  Se trata de um obstáculo, uma barreira, um sintoma, que pode ser de origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional.

As dificuldades de aprendizagem muitas vezes são superadas com ajustes familiares, escolares e psicopedagógicos. Já os distúrbios de aprendizagem passa a ser uma disfunção no processo natural na aquisição da aprendizagem que gera os transtornos de aprendizagem, desta forma os portadores do distúrbio de aprendizagem demonstram dificuldade em adquirir o conhecimento da teoria de determinadas matérias.  O aluno manifesta déficits nas habilidades de linguagem: fala, leitura e escrita e/ou com números.
Portanto, os distúrbios de aprendizagem seriam uma perturbação no ato de aprender, isto é, uma modificação dos padrões de aquisição, assimilação e transformação, sejam por vias internas ou externas ao indivíduo".

Diferentemente de dificuldade escolar "que está relacionada especificamente a um problema de ordem e origem pedagógica", um distúrbio de aprendizagem envolve situações orgânicas que impedem o indivíduo de aprender,


2)        Analisar a situação da escola pública brasileira quanto à incidência de problemas para aprender.

Com relação  ao texto  entende-se que as escolas públicas estão cada vez mais despreparadas ao receber e de diagnosticar alunos com problemas para aprender, porém  mesmo que nas escolas encontrem um grande número de crianças   com dificuldades de aprender, o papel da escola  não seria separar esses alunos, ou seja, é  papel  da  escola propor estratégias na maneira de ministrar as  aulas e suas atividades de forma que possa inserir  todos os alunos, isso inclui os que possuem dificuldades em aprender, podendo garantir que todos eles possam se desenvolver na aprendizagem e na aquisição de conhecimentos.

Seria necessário, que a escola propusesse uma aproximação entre ela e a família, pois propor aos alunos um maior incentivo por parte da família, professores bem preparados para lidar com essas dificuldades, para que os mesmos se sintam confortáveis e possam aprender mesmo com suas dificuldades. Conclui-se que seria dever da escola obter melhorias tanto nos métodos de ensino quanto na parte psicológica de seus alunos, para que eles saibam onde e com quem buscar ajuda neste processo.

3)        Destacar 5 aspectos que considerem importante no modo como os professores conceituam “Distúrbios de Aprendizagem” e argumentar. Não se trata de destacar as falas, mas pontos de discussão que consideram importante a partir da compreensão dos professores.

Há um desconhecimento do professor quanto ao assunto distúrbio e dificuldade de aprendizagem. E de acordo com o texto foi encontrado 5 aspectos sobre os distúrbios de aprendizagem são eles:


1- alunos que apresentam distúrbios de aprendizagem; como mostra no texto encontra-se uma forma de generalização aos alunos que não conseguem entender alguns assuntos que são utilizados na escola.

2- falta de diferencialmente por alguns professores sobre o entendimento da ordem cognitiva e dos fatores ambientais do aluno, de acordo com o texto diante das pesquisas realizadas sobre o entendimento dos professores para diferenciar distúrbios de aprendizagem r dificuldade de aprendizagem, mostrou que muitos deles não sabe diferenciar, porem apenas 22% sabem a diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com