TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIFERENÇA ENTRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  25/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]FACULDADE ANCHIETA

PÓS GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

ECILEIDE LUIZA BEZERRA

LILIANE NUNES CALADO

A DIFERENÇA ENTRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

 

COLONIA LEOPOLDINA- AL

2017

Quando pensamos em uma sala de aula, o que nos vem à mente é um professor e vários alunos, e cada um com a sua singularidade, e ao mesmo tempo com as suas diversas diferenças, tais como idade, sexo, tamanho, cor de pele, etc. e como não poderia deixar de ser com suas particularidades em relação à aprendizagem.

Em uma turma o que se vê é que cada aluno tem um tempo e uma forma de aprender, alguns tem mais facilidade, já outros encontram dificuldades. E é de suma importância para o pedagogo intervir para poder sanar essa dificuldade, mas até chegar na resolução, ele terá que saber discernir se o que a criança tem é uma dificuldade ou um transtorno na aprendizagem.

Dificuldade na aprendizagem está relacionada com crianças em fase escolar, por apresentar problemas de ordem pedagógica e/ou sócio culturais, ou seja, a causa não esta centrado apenas no aluno, é quando o mesmo tem um processo mais lento na absolvição do que lhe é proposto, existe alterações na fala, na escrita, no raciocínio, mas com intervenções adequadas é possível sanar o problema e o aluno consegue alcançar os objetivos propostos.

Porém no transtorno ele vem desde a concepção do individuo é uma característica genética, não tendo como sanar essa dificuldade, e sim possibilitar ao individuo formas de conviver com ele, fazendo com que consiga chegar o mais próximo possível do que poderia fazer.

Como podemos ver há uma grande diferença entre dificuldades e transtorno na aprendizagem, o que fica característico é que na dificuldade pode-se ser trabalhada com a ajuda de um profissional especializado, para que o aluno consiga dar continuidade sem maiores problemas na sua vida acadêmica, porém no transtorno, não há “cura” por ser um problema de origem genética, com a ajuda de um profissional especializado, pode-se introduzir métodos que auxiliem a criança a ter uma vida acadêmica mais normal possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com