TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS EXCEPCIONAIS

Por:   •  12/12/2019  •  Artigo  •  4.049 Palavras (17 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS EXCEPCIONAIS[1]

Carliene Pereira Gomes

Fabiana Braga de Souza

Magnólia de Oliveira Purificação

Sandra Ferreira Caitano Medeiros

Valquíria Ribeiro Beltrão [2]

Sandra Thomaz de Aquino[3]

RESUMO

O presente artigo é resultado da experiência obtida na vivência do estágio Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bom Jesus da Lapa, teve como objetivo ‘compreender como os jogos e brincadeiras podem contribuir no processo de aprendizagem de pessoas com necessidades especiais da APAE em Bom Jesus da Lapa/BA. Buscou-se ainda investigar ‘como o lúdico pode contribuir no processo de aprendizagem de pessoas com necessidades especiais da APAE em Bom Jesus da Lapa/BA’? As reflexões aqui apresentadas foram construídas a partir de uma abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e observação participante. Os dados foram coletados por meio de observação, entrevista semiestruturada com a administradora da instituição e com os professores os quais relataram as árduas lutas em relação a quebra de paradigmas em detrimento das dificuldades e limitações encontradas. Para fundamentar as reflexões aqui tecidas foram utilizados os seguintes autores: Libâneo (1994), Minayo (2001), Ressurreição (2002), Severino (2007), dentre outros. Os dados coletados e analisados através das atividades realizadas despontou que o estágio realizado na APAE nos proporcionou uma aprendizagem satisfatória e gratificante, pois interagimos com sujeitos diferentes pais, amigos, sujeitos com deficiência, voluntários e profissionais. Contudo, o trabalhado com o lúdico proporcionou aulas dinâmicas e diferenciadas que influenciaram na aprendizagem dos alunos, nos levou a compreender como o pedagogo pode intervir no ensino utilizando a ludicidade, além de nos fazer refletir na nossa formação, na qual, devemos buscar preparação para futuras e possíveis atuações em contextos tão desafiadores.

Palavras-chave: Educação não Formal. Ludicidade. Vivência.

INTRODUÇÃO

Este artigo traz uma breve abordagem sobre a Educação em espaços não escolares e apresenta os relatos da vivência no estágio realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bom Jesus da Lapa, que pautou-se no desenvolvimento de atividades práticas com jogos e brincadeiras com crianças jovens e adultos com necessidades especiais com o objetivo de identificar as formas de participação destes nas atividades que envolvem o lúdico.  No momento do estágio considerando a relação entre a observação e a regência nos foi proporcionado o contato com pessoas de diferentes idades, comportamentos, necessidades especiais, culturas e histórias, onde percebemos que cada espaço independente de ser dentro ou fora de uma sala de aula, é um lugar de construção de conhecimentos e de produção de saberes, pois é a partir da vivência nos espaços de estágio que o docente constrói e fortalece sua identidade.  

Ao se falar em práticas de jogos e brincadeiras com crianças jovens e adultos com necessidades especiais é necessário entendermos a sua importância para o desenvolvimento dos mesmos. Neste sentido, este estudo surgiu contíguo à curiosidade de conhecer a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e assistir quais são as atividades exercidas nesse espaço, haja vista que, esta é uma associação em que, além de pais e amigos dos excepcionais, toda a comunidade se une para prevenir e tratar a deficiência e promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência. 

Logo, notamos que seria de grande importância que os jogos e brincadeiras naquele meio ocorressem num processo de maior entrosamento entre os mesmos e, a partir daí surgiu a seguinte temática: “A importância da ludicidade no processo de aprendizagem de pessoas excepcionais”. Neste ínterim, ao desenvolver este estudo tivemos como objetivo geral ‘compreender como os jogos e brincadeiras podem contribuir no processo de aprendizagem de pessoas com necessidades especiais da APAE em Bom Jesus da Lapa /BA. A questão que norteou este trabalho foi: Como o lúdico pode contribuir no processo de aprendizagem de pessoas com necessidades especiais da APAE em Bom Jesus da Lapa/BA?

No primeiro momento foi pensado em trabalhar com atividades que transcorressem por dinâmicas de integração, trabalhos de recorte e colagem, cantigas de músicas, entre outras possibilidades, haja vista que, todas tinham o intuito de promover momentos de diversão e interação entre os sujeitos. 

A priori, para a realização deste artigo, tivemos um período de observação de duas semanas no turno vespertino. Nesse tempo, buscamos conhecer o espaço, os sujeitos alunos/professores e planejarmos propostas que pudessem contribuir com desenvolvimento dos alunos e fomentar o trabalho do professor. Tivemos também o apoio da disciplina de Pesquisa e Estágio I Espaço não Escolares, a qual nos forneceu aporte teórico para realização desta pesquisa. Desse modo, temos como principais referencias os seguintes autores: Dhome (2003), Libâneo(1994), Minayo (2001), Ressureição (2002), Severino (2007), dentre outros.

Este estudo esta estruturada em quatro capítulos, no qual o primeiro apresenta as abordagens metodológicas utilizada nesta pesquisa; o segundo trás um breve panorama da educação não formal; o terceiro apresenta algumas discussões e resultados; por fim teceremos algumas considerações.

Portanto, com base nos temas levantados e, sobretudo, por acreditar na relevância e necessidade da pesquisa para a formação dos profissionais da educação, acredita-se que este trabalho, possa fomentar discussões de forma incisiva, na compreensão da atuação do pedagogo em espaços não formais utilizando a ludicidade.

METODOLOGIA

Os procedimentos metodológicos utilizados neste artigo levam em conta o tipo de pesquisa, os cenários, os sujeitos, os instrumentos utilizados para captação de dados, o registro e análise da pesquisa. Este artigo será norteado por uma pesquisa de campo a qual nos aproximará dos participantes da pesquisa permitindo trabalhar o lúdico com os mesmos.

Esta pesquisa está pautada nos princípios da abordagem qualitativa que utiliza como instrumentos de produção de informações, a observação, a entrevista, o questionário e a análise documental. Vale ressaltar ainda, que a escolha da abordagem supracitada, transcorre por questões do comportamento humano e social, visto tratar-se de aspectos sociais presentes nas escritas e fala dos sujeitos desta pesquisa. A pesquisa de abordagem qualitativa “[...] aprofunda-se no mundo dos significados das ações e relações humanas, um lado não perceptível e não captável em equações, médias e estatística’’ (MINAYO, 2001 p. 22). Destarte, para a realização desta pesquisa, foi preciso, conforme destaca o autor, um estudo bibliográfico do tema com a finalidade de embasamento teórico  e interpretação do que foi observado em campo sem levar em consideração todas as ações e/ou relações estabelecidas entre os sujeitos pesquisados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com