TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Terra é dividida internamente?

Por:   •  1/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

GEOGRAFIA

                   

Disciplina:

Geologia

Tutor:

Luiz Ricardo Meneghelli Fernandes

RA:

Aluno(a):   

Turma:

Unidade:

Atividade... 

1) Como a Terra é dividida internamente?

2) O que são minerais?

3) Como podemos conceituar rochas e quais são os principais tipos existentes?

4) Identifique os conceitos chave do ciclo das rochas e elabore um mapa conceitual.

5) O que são dobras e falhas? Quais os tipos e como essas estruturas podem influenciar as formas de relevo?

1-Não é possível atingir o centro do planeta para ter informações exatas no que diz respeito a sua composição e estrutura. Seus dados e teorias estão em princípios geofísicos, os quais as aplicações e analise das ondas nos revela a dedução das suas características da estrutura interna da terra. Os principais mecanismos envolvidos na sua dinâmica são: a composição interna das camadas que compõem o planeta, o curso do calor interno, magnetismo terrestre e força gravitacional, formas, dimensões, entre outros.

  Em sua estrutura geral, o planeta terra é composto por domínios heterogêneos: crosta terrestre, manto e núcleo. A crosta é a camada solida mais externa do planeta, a qual se divide em duas: a crosta continental e oceânica. A crosta continental tem espessura de 30 km (crátons) a 70 km (cadeias montanhosas) e se divide em três grupos de rochas: ígneas, metamórficas e sedimentares. A crosta oceânica tem espessura de 8 km, e sua composição é de rochas vulcânicas e tem ocorrências de delgadas camadas na sua porção superior.

O manto terrestre é sua estrutura intermediaria do planeta, que apresenta duas subdivisões: manto superior e inferior. Entre a crosta e o manto ocorre a descontinuidade de mohorovicic. O manto inferior é responsável pelo comportamento plástico dos materiais, enquanto o manto superior apresenta rochas negras, do qual sua composição é total de ferro-magnesianos. Unindo porções solidas da crosta terrestre com a porção superior do manto podemos denominar essa junção de Litosfera, que significa a esfera rochosa ou solida presente na terra.

O núcleo terrestre pode ser dividido em duas porções: externo e interno. O núcleo externo é feito por uma liga metálica de ferro e níquel em fusão. O núcleo interno apresenta material solido e é composto pelo mesmo material. Dessa forma, o aumento da consolidação do núcleo externo, a tendência é que o interno possa aumentar.

2- Minerais pode ser definido em compostos ou substâncias químicas de origem inorgânica, formadas na natureza extraterrestre ou terrestre no seu estado sólido. Suas espécies tem arranjo geométrico de átomos na sua estrutura interna, os quais são responsáveis pela definição das classes mineralógicas. O ramo da geologia que estuda os tipos de minerais é definido por Mineralogia.

É através dos minerais que é extraída toda a matéria necessária para as funções vitais. A espécie humana usou os minerais para construir seus bens de consumo, cidades, indústrias químicas e farmacêuticas.

3- Podemos conceituar rochas como um elemento constituinte da crosta terrestre, sua consolidação vem de forma natural, por meio de agregados minerais. Pode ser dividida em três grupos: rochas ígneas ou magmáticas, rochas sedimentares e metamórficas.

A rocha ígnea abrange um total de 70% da crosta, seu nascimento é pela direta consolidação, em condições de alta temperatura, do magma e lavas vulcânica, agindo na mais profunda superfície da crosta terrestre quanto nas suas porções. Por causa do resfriamento rápido ou lento do magma, fica distinta suas composições.

As rochas sedimentares são geradas a partir de processos erosivos de rochas com preexistência ígnea. Por muitos e muitos anos, há um desgaste e a rocha começa a se partir em pedaços e cada vez diminui seu tamanho e é arrastada para outros lugares. Esses pequenos pedaços vão se juntando e acaba assim formando uma nova rocha, a qual é feita de sedimentos acumulado e torna-se assim e recebe o nome de sedimentares. São divididas em três grupos: siliciclásticas, químicas e biogênicas.

Rochas siliciclásticas é formada por fragmentos de caráter continental de rochas preexistentes. As rochas sedimentares químicas são formadas pela precipitação de soluções ionizadas e pelas altas taxas de evaporação de água salinizada. As biogênicas são geradas por restos de seres vivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (271.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com